[ENTREVISTA + SORTEIO] Eliana Sicsu - autora nacional - Encerrada




25 julho 2012

Eliana Sicsú é Psicanalista Clínica desde 2002, já realizou mais de 10.000 atendimentos clínicos dentre crianças, adolescentes, jovens, adultos e casais.

Palestrante desde 1985, realiza cursos, seminários, workshops, programas customizados e consultoria nas áreas de Desenvolvimento Humano (Relações Interpessoais, Resolução de Conflitos, Automotivação, Superação, dentre outros) e Liderança (Trabalho em equipe, Autoliderança e Liderança Consciente) em empresas, escolas e igrejas. Também é educadora cristã e pedagoga.



1 – Quem é a escritora Eliana Sicsú?
Um ser humano apaixonado por gente.  Fazer desabrochar o melhor das pessoas é a minha missão.

2 – Onde a mulher e escritora se encontram?
Em todos os capítulos do livro. A mulher pariu cada conceito exposto pela  escritora. As histórias são reflexos também da menina, adolescente e mulher Eliana. Acredito que a relação tão intensa  da minha vida e as personagens no livro gera e facilita a  empatia com a vida dos leitores.

3 – Como surgiu a ideia de escrever o livro Descubra quem é você?
Vem da adolescência a busca  insistente de querer saber sobre o que sentia e porque sentia. Sabia e não conseguia sentir como sabia. Fazia e não compreendia os motivos. Sofria e acreditava que era assim mesmo. A Psicanálise trouxe perguntas e respostas que aquietaram minha alma e me coloquei na perspectiva de continuar minha busca e ofertar minhas percepções aos que acessava.

Comumente ouvia as pessoas me pedirem o nome de um livro que falasse dessa proposta de compreender a si mesma, de ser mais e a interagir com seu mundo interno,  buscando saídas dentro de si. Finalmente, decidi acreditar que era possível fazer esse projeto e aconteceu.


4 – Seu livro é uma extensão do seu trabalho como psicanalista?
O livro expande a compreensão de uma pessoa exposta ao processo da Psicanálise. É muito visível a relação: quem ler o livro, acaba  desejando saber mais de si, às vezes  fazer uma análise; quem já faz análise potencializa muito fácil o conteúdo do livro e o resultado é fantástico.  

5– No livro você fala da autossabotagem como sendo um comportamento destrutivo. Você já o vivenciou?
A autossabotagem é um mecanismo de defesa e punição que está totalmente ligado à baixa autoestima. Sabotei o projeto do livro por muito tempo, foi preciso vasculhar as crenças acerca da minha capacidade, da possibilidade de conquistar um objetivo, o medo de lançar-me ao novo, ao olhar dos outros.  Só quando alinhei minhas crenças ao objetivo continuamente que o projeto foi sendo formatado.
6 – Como tem sido a receptividade dos leitores em relação ao livro?
Toda  resposta do público que chegou até a mim é positiva. Muitos testemunhos de compreensão, superação, mais qualidade de vida e melhores relacionamentos.
7 – Quais as suas impressões sobre o mercado editorial brasileiro e a literatura  nacional?
O mercado editorial, até aqui foi inacessível para mim. Quanto à  literatura nacional, há muitos livros bons editados. Falta uma política de valorização dos escritores nacionais, mais visibilidade e melhores negociações. A cultura de que “bons são os livros traduzidos” parece  ainda prevalecer.

8 – Já tem novos projetos a caminho?
Sim. Só estou aguardando um pouco mais. Acredito que o “Descubra Quem Você É” ainda tem muito mercado. Mesmo sem editora, trabalho para que ele chegue a todos os estados brasileiros. Há muitos leitores esperando a oportunidade de lê-lo.

9 – Quais livros, além do seu, você indica para os seus leitores?
Cito três que faz bem a qualquer pessoa: A Bíblia Sagrada, O Pequeno Príncipe – Antoine Saint-Exupéry e As Grandes Lições da Vida- Hal Hurban.

Uma rapidinha

Desejo... que as pessoas consigam perceber que têm em si mesmas todos os recursos para serem mais felizes todos os dias.

Eu sou... uma inquietante aprendiz.

É preciso dizer... Faça escolhas AGORA.

A vida é... plena de boas possibilidades!

Leitura... algo prazeroso e indispensável para o contínuo desenvolvimento.

O amor.... é Deus. É o motivo para todas as relações e realizações.

Ao escritor cabe... tocar na necessidade do leitor e oferecer uma perspectiva diferente para sua realidade.

Meu livro diz... Você pode amar e ser alvo de amor, tem valor e capacidade  para viver seus objetivos. Siga em frente!

Página da autora: http://www.elianasicsu.com.br/
A autora no Twitter: @elianasicsu

Gostaram?
A Eliana é uma pessoa maravilhosa!
E para comemorar o dia do escritor, Eliana, gentilmente, cedeu um exemplar do livro para sorteio.
Para participar é só deixar um comentário sobre a entrevista nesta postagem, ter endereço de entrega no Brasil, seguir o Twitter da @liligarota e @elianasicsu e dar RT na frase:

"Descobrindo o dia do escritor com o livro da @elianasicsu e a @liligarota no http://kingo.to/19sL #vaila"

Sorteio válido até o dia 10/08/2012. 

10 comentários:

  1. Adorei a entrevista e a proposta do livro. Sempre fugi da psicanálise, justamente por medo de encarar a mim mesma. Enfrentar meus medos e questionamentos. O livro tem um tema que me agrada muito. Provavelmente, seria mais fácil ler o livro do que encarar o divã.
    Desejo sucesso para Eliane e te parabenizo pela ótima entrevista.

    Bjs!
    Zilda
    @ZildaPeixoto
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus!Eis a questão!Meu conhecimento,meu querer saber quem sou pede muito pra ler esse livro!Vou participar da promoção agora mesmo!E espero que eu ganhe!
    Gostei da entrevista,foi fácil de se entender os objetivos da autora através da entrevista,e a rapidinha foi muito legal.Gostei muito!

    ResponderExcluir
  3. Uma parte da entrevista concordo com a Eliana, o mercado editorial brasileiro não dá oportunidade para autores nacionais, enquanto pagam um dinheiro considerável para obras de autores estrangeiros, os nacionais tem que pagarem e arcar com todas as despesas para publicarem os livros, além da divulgação que é bem inferior comparando com autores estrangeiros.

    Parabéns pela entrevista, gostei muito de conhecer a autora.

    ResponderExcluir
  4. Lili adorei a entrevista com a autora desse livro, adoro esse tema, sempre me perguntei como me tornar uma pessoa melhor a cada dia. E a autora parece que vive a história do livro, dá pra sentir isso na entrevista. Pode apostar que quero ler!

    ResponderExcluir
  5. Olá primeira vez no blog e gostei muito, estou seguindo e vou aparecer sempre! Adorei a entrevista tanto a autora quanto o livro são ótimos!
    beijos
    Fabi

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista, nao a conhecia nem o livro.,

    Bacio, Blanchard
    modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Bem legal aqui, parabéns!
    J.C.Hesse

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela entrevista e consequentemente a divulgação dos autores nacionais!
    Sucesso a autora!!!

    http://imaginemia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, primeira vez aqui.
    Parabéns pela entrevista gostei muito. Concordo plenamente quando ela diz que falta uma política de valorização para o autor nacional.
    Precisamos ter mais condições para publicar nossos livros.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Leila Gomes, este é o meu nome.
    Realmente concordo.
    Precisamos de valorização pra nossas escritas serem publicadas.
    leilakemiasemog@hotmail.com
    Abgraços
    Eu! Leilinha

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 

SKOOB

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Copyright © 2015 • Poesia na alma