[RESENHA] Nietzsche para estressados




27 setembro 2012

Ter Nietzsche na minha estante é sempre uma alegria.  A primeira vez que vi este livro foi na livraria e enlouqueci. Em seguida entrei em contato com minha superparceria, lógico, e solicitei para resenha. Vi como um livro de autoajuda. E confesso que ameiiii ver Nietzsche em ‘made in autoajuda’. Apesar de não fugir do cunho filosófico.

Sinopse:“Nietzsche para Estressados: 99 Doses de Filosofia para Despertar a Mente e Combater as Preocupações é um manual inteligente e estimulante que reúne 99 máximas do gênio alemão e sua aplicação a várias situações do dia a dia. A sabedoria de Nietzsche é de grande utilidade na busca de uma solução para uma série de problemas, tanto na vida pessoal quanto na profissional.
Este breve curso de filosofia cotidiana foi criado por Allan Percy para nos auxiliar nos momentos em que precisamos tomar decisões, recuperar o ânimo, encontrar o caminho certo e relativizar a importância dos fatos da vida. É indicado para quem procura inspiração no pensamento filosófico mais influente da era moderna para combater as angústias e os medos dos dias de hoje.
Cada capítulo é iniciado por um aforismo do mestre, seguido de uma interpretação atual. Muitas vezes, sua sabedoria é associada às ideias de outros autores renomados, enriquecendo ainda mais o assunto.
O legado de Nietzsche induz à reflexão e oferece uma forma mais inovadora de superar as dificuldades.”

O livro tem 99 frases, do grandioso filósofo de todos os tempos, comentadas de forma simples e acessível. Além de Nietzsche outros grandes nomes são avocados para dar ênfase às frases. Nomes tais como: Jung; Sun Tzu; Akira Kurosawa etc.
Frases que servem de consolo para nossa alma e de acalento para a realidade cruel e sem princípios que a sociedade atual se encontra.  Nietzsche para estressados -  de Allan Percy, Editora Sextante, 110 páginas -  foi um super presente que recebi esse ano.

Deveríamos considerar perdido o dia em que não dançamos nenhuma vez.
A mentira mais comum é a que um homem usa para enganar a si mesmo.
Todos os grandes pensamentos são concebidos ao se caminhar.

Para cada uma dessas frases um comentário fabuloso de Allan Percy. Que no leva do caos ao cosmo e do cosmo ao caos. Sem o mínimo pudor seremos desvelados ao mundo e expostos como verdadeiramente somos para nós mesmos. Livro que deve estar exposto e indicado, além de ser dado de presente para amigos e até para inimigos.
É uma leitura lenta e com uma bebida bem gostosa, pode ser chocolate quente, mas quem quiser um vinho ou um suco de maracujá... Além de refletir sobre o que exposto, também devemos delinear aos nossos atos, a nossas ideologias materializadas. Fica a dica de leitura...


Por Lilian Farias

2 comentários:

  1. Quem em sã consciência não se orgulharia de ter um Nietz na estante não é?
    Não conhecia esse livro em particular, mas admito que adorei a idéia.
    Quem nunca postou uma frase de Nietz no face, twitter, msn não é??
    Deve ser lido como um livro diário, pequenas gotas todos os dias!
    Esse eu vou procurar pra ler, com certeza!

    beijos meu bem!

    ResponderExcluir
  2. Nietzsche é mesmo muito legal. E esse livro deve ajudar a gente a compreendê-lo melhor, já que fala de 99 frases dele, tornando-o mais acessível ao grande público. Gostei!

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 
Autora dos livros O Céu é Logo Ali, Mulheres Que Não Sabem Chorar e Desconectada. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, gênero, violência sexual, alcoolismo, etc. A escritora mantém um blog literário e trabalha com educação.

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Copyright © 2015 • Poesia na alma