Lançamento da Editora Alaúde ressalta os benefícios de viver com a prática da Atenção Plena




02 dezembro 2012
Segundo a autora, técnica auxilia no controle do estresse e modifica comportamentos prejudiciais à saúde, harmonizando pensamento e sentimento




Todos têm a tendência de nos agarrar às boas memórias e reprimir as ruins, seja para não reviver experiências infelizes, seja para nos proteger e evitar que elas ocorram novamente. No entanto, inúmeros estudos comprovam que nossas experiências se refletem não apenas na nossa mente, mas também no nosso corpo, causando dor e sofrimento. Exemplo disso é o que atesta, por exemplo, a pesquisa realizada por cientistas do Hospital Geral de Massachusetts que apontou que oito semanas de prática da Atenção Plena, um dos métodos de meditação que mais estimulam a mente, são suficientes para aumentar a nossa capacidade de lidar com situações difíceis de forma positiva e equilibrada.
Em Viver Agora – Um programa revolucionário de combate ao estresse, à ansiedade e à depressão, lançamento que chega ao Brasil pela Editora Alaúde, a terapeuta ocupacional Sarah Silverton explica o que vem a ser, exatamente, a Atenção Plena. A técnica, conforme esclarece o livro, consiste em prestar atenção no que está acontecendo no presente. “Quando estamos plenamente atentos, percebemos os detalhes das nossas experiências tal como elas são agora, sem julgá-las ou tenta mudá-las imediatamente”, explica Sarah.
Com texto de apresentação assinado por Jon Kabat-Zinn, um dos maiores pesquisadores de Atenção Plena no mundo, o livro orienta sobre como utilizar essa técnica para dominar os pensamentos negativos e não reagir a tudo de forma instintiva, por hábito. Conforme elucida a autora, a prática da Atenção Plena encoraja o leitor ver as coisas claramente e a desenvolver a habilidade de escolher uma resposta específica para cada situação enfrentada.

Dividido em duas partes, que explicam a técnica e sua aplicação nas situações do dia a dia, Viver Agora – Um programa revolucionário de combate ao estresse, à ansiedade e à depressão traz os princípios fundamentais da Atenção Plena, além de ilustrações, fotografias, gráficos e orientações para que o leitor possa realizar os exercícios práticos corretamente. Como fonte de inspiração, a obra apresenta histórias reais de pessoas que superaram conflitos e melhoraram a qualidade de seus relacionamentos com a ajuda da Atenção Plena.

Benefícios também para as crianças

Considerada como excelente ferramenta de desenvolvimento pessoal, a Atenção Plena pode trazer benefícios para as crianças. Mirando-se no exemplo dos pais praticantes da técnica, podem adotar, desde cedo, atitudes que as ajudarão a entender sentimentos como tristeza, raiva e felicidade.
O livro mostra ainda que a Atenção Plena pode contribuir para o tratamentos de doenças. Segundo a terapeuta, a prática regular ajuda a administrar a energia, o cansaço, além de aliviar o sofrimento mental e emocional, como o estresse, a ansiedade e a depressão.

Em Viver Agora – Um programa revolucionário de combate ao estresse, à ansiedade e à depressão o público perceberá que desligar-se do piloto automático traz benefícios que vão muito além de uma mente sã e descobrirá que o corpo também tem muito a ganhar.

Sobre a autora

Sarah Silverton é instrutora de meditação do Centro para a Investigação e a Prática da Atenção Plena da Faculdade de Psicologia da Universidade de Bangor. É terapeuta ocupacional e trabalha há 25 anos com portadores de transtornos psíquicos, deficiência física e doenças crônicas.

Sobre a Editora Alaúde

Pioneira no país na publicação de livros de automobilismo, a Alaúde vem ampliando e diversificando suas linhas editoriais com títulos na área de alimentação, saúde, filosofia prática, espiritualidade, desenvolvimento pessoal e profissional. Para mais informações, visite o site www.alaude.com.br.

5 comentários:

  1. Esse livro eu não leria... Já foi difícil ler a divulgação até o final, não teria a menor paciência de ler tudo. Realmente não é meu estilo.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não faz meu estilo literário!

    xoxo

    ResponderExcluir
  3. esse livro parece ser meio auto-ajuda, só vendo pela capa, mas acho que não leria!

    ResponderExcluir
  4. Recebi o livro da editora e adorei... Perfeito!

    ResponderExcluir
  5. É também tenho que dizer que não é meu estilo literário favorito, mas não descarto leitura. São sempre instrutivas.


    Att,
    R.S.Merces

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 
Autora dos livros O Céu é Logo Ali, Mulheres Que Não Sabem Chorar e Desconectada. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, gênero, violência sexual, alcoolismo, etc. A escritora mantém um blog literário e trabalha com educação.

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Copyright © 2015 • Poesia na alma