Lançamento Alaúde - Ora bolas!




09 fevereiro 2013


Última figurinha, palavrão, machucados, o frangueiro, o fominha, a canhota, o gol que não sai, o chatíssimo banco de reservas. Ora bolas! E a final? Você saberá o resultado lendo algumas situações que meninos e meninas passam neste retângulo chamado campinho de futebol. 
Ora bolas! conta histórias sobre o universo do futebol pelo olhar da criança. Em uma prosa que poetisa o jargão futebolístico, a autora brinca com o sentido das palavras, criando para elas significados novos. O ponto de vista é sempre o da criança, do menino que joga bola no campinho esburacado com a cabeça na lua, da menina que sonha em ganhar uma bola no Natal, do menino que quer ser Mané no Maracanã. As ilustrações de Nina Anderson dão ao livro um caráter vibrante e marcadamente brasileiro.

Sobre o autor:


Selma Maria nasceu em São Paulo, em 1965, e estudou artes plásticas na FAAP. Desde 1986 trabalha como arte-educadora e tem viajado pelo Brasil observando como a criança se relaciona com o mundo, seus brinquedos, movimentos, pensamentos; como aprende as coisas, cria sua linguagem. Ela trabalha no Projeto Brincar do Cenpec e em outros projetos educacionais, ensinando poesia e brinquedos para os professores da rede pública. Já publicou três livros de poesia: Um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos, Isso Isso e Um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos da cidade, Superimã e o mar, A menina que nunca terminava nada. 
A Selma ama futebol e costumava frequentar os estádios junto com os pais e os irmãos. Para escrever este livro ela contou com a parceria preciosa das pessoas que mais ama na vida: a filha, Nina, que fez as ilustrações, e o filho, Camilo, que foi seu assessor técnico. Camilo tem no sangue o amor pelo esporte trazido pelo pai, o ciclista Cleber Anderson, que lhe ensinou os primeiros passes e os jogos de rebatida que disputavam na sala nos dias de chuva, quando não era possível jogar bola no campinho.


4 comentários:

  1. lançamento legal, meu sobrinho adorou !

    ResponderExcluir
  2. Hehehehe... queria ver a visão feminina desse universo tão masculino!
    Deve ser ótima leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, se for uma feminina como eu, seria bem interessante... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Gostei de sua colocação! ^^

      Excluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 
Autora dos livros O Céu é Logo Ali, Mulheres Que Não Sabem Chorar e Desconectada. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, gênero, violência sexual, alcoolismo, etc. A escritora mantém um blog literário e trabalha com educação.

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Copyright © 2015 • Poesia na alma