O estilo emocinal do cérebro – Richard J. Davidson, Ph.D., com Sharon Begley




20 abril 2013

“Ao examinarem os indícios científicos de que a meditação e outras práticas cognitivas realmente produzem alterações no cérebro, os autores nos permitem modificar nossos hábitos emocionais mais nocivos e criar outros novos e benéficos. Aguçar a atenção, relacionar-se melhor com as pessoas e se conectar com a própria intuição, tudo isso é possível – e este livro mostra como.” - Deepak Chopra, autor de As sete leis espirituais do sucesso
Você já se perguntou por que as pessoas reagem de maneiras tão diferentes às adversidades e às alegrias da vida? Por que algumas logo dão a volta por cima após sofrer uma grande perda, ao passo que outras entram em depressão? Já notou que tem amigos que comemoram cada pequena vitória, enquanto outros só sabem reclamar?
Tudo isso está relacionado com O estilo emocional do cérebro. Após mais de 30 anos de pesquisas, o neurocientista Richard J. Davidson resolveu se dedicar ao estudo pioneiro dos mecanismos misteriosos que estão por trás das emoções e examinar o modo como elas influenciam as funções cerebrais.
Davidson descobriu que cada estilo emocional é formado por seis dimensões básicas – resiliência, atitude, intuição social, autopercepção, sensibilidade ao contexto e atenção – e que a identidade emocional única é determinada pela combinação dessas dimensões em maior ou menor grau.
Por meio de experimentos com monges budistas, ele constatou que, a longo prazo, a meditação tem o poder de alterar padrões de atividades cerebrais prejudiciais e de fortalecer a empatia, a compaixão, o otimismo e a sensação de bem-estar, estimulando qualidades mentais positivas.
Neste livro, o autor apresenta um novo modelo do cérebro emocional que pode mudar o tratamento de doenças como o autismo e a depressão. Também mostra de que maneira você pode ficar mais ciente de seu estilo emocional – seja para se aceitar como de fato é, seja para se transformar – e como lidar melhor com as pessoas com quem você convive.

4 comentários:

  1. achei bem interessante, gosto muito desse tipo de leitura mais profunda!

    ResponderExcluir
  2. legal legal. gostei muito , quero ler! post bombom!

    ResponderExcluir
  3. Esse mundo todo de emoção e cérebro me instigam muito! Quero ler o livro :D

    ResponderExcluir
  4. Acho que esse livro foi feito para mim, porque sou bem tímida sabe, eu quero muito não ser mas só quem tem sabe o como é difícil. Espero esse livro poder me ajudar.

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 

SKOOB

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Copyright © 2015 • Poesia na alma