Resenha - Minha breve história, Stephen Hawking




09 novembro 2013


Quando se pensa em Stephen Hawking e sua recente biografia publicada no Brasil, “Minha breve história” (Intrínseca, 2013, 144 p.) é interessante notarmos a capa da edição. Aqui Hawking aparece na juventude, onde as marcas de sua doença não são nada aparentes. Talvez os editores preferissem acentuar sua deficiência logo na capa, seria mais uma jogada de marketing do meio editorial. O próprio autor cita a publicação do seu livro, “Uma breve história do tempo”, cuja capa traz uma fotografia digna da curiosidade humana. Um sentimento que nesse caso levou a venda da obra com objetivos nada acadêmicos.

“O que realmente fez a diferença foi que fiquei noivo de uma garota chamada Jane Wilde, que conheci na época em que fui diagnosticado como portador de ELA (esclerose lateral amiotrófica). Isto me deu um motivo para viver.”

O que não se deve esperar ao começar a leitura da biografia de Hawking é o relato das dificuldades dele no decorrer do avanço da doença. Não é pretensão do autor criar uma obra que demonstre a superação humana e como esta é possível na mais improvável das situações. Na verdade, Hawking tira é proveito de sua deficiência para focar nos seus trabalhos teóricos e corre do experimentalismo.

A vida cientifica começa cedo para Stephen, filho de pai médico, desde criança começa a demonstrar interesse pelos estudos. Não fora sempre o mais notável da sala de aula e viveu período de constantes mudanças com a família. A entrada para o meio acadêmico mostra novos caminhos e uma das áreas a qual vai dedicar parte do tempo é a cosmologia.



“Minhas habilidades práticas nunca corresponderam às minhas curiosidades teóricas.”

Como o próprio título sugere, o autor não faz um registro muito detalhista de sua vida e com breves memórias vai recriando os fatos marcantes, vezes ilustrado com fotografias pessoais. Os estudos ganham destaca na maior parte da obra e ao leitor não conhecedor das ciências teóricas, Stephen emprega uma linguagem compreensível. Ele discute teorias que foram bases para suas brilhantes pesquisas, por exemplo, as ondas gravitacionais, o Big Bang e os buracos negros.

Por ter se tornado um livro muito mais do que esperado na “biografia de Stephen Hawking”, trata-se de uma obra inteligente. Ao meio acadêmico talvez mais palpável e ao leitor comum vezes divertida.


“Minha deficiência não foi um obstáculo sério no meu trabalho científico. Inclusive, acho que de certa maneira foi uma vantagem: não tive de dar palestras ou aulas a estudantes de graduação, nem precisei participar de tediosos comitês que consomem muito tempo. Dessa forma, pude me dedicar completo à pesquisa.” 




Por R.S.Merces

7 comentários:

  1. Oiee

    Gostei d resenha mas já tinha imaginado uma história de superação mesmo, talvez não me agrade muito a leitura mas quem sabe um dia eu decida ler.

    Abraços e parabéns pela resenha ;)

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  2. goste ibastante da resenha, muito intrigante e forte, muito bacana mesmo

    ResponderExcluir
  3. Eu que não sou conhecedora das ciências teóricas fiquei feliz em saber que vou poder ler esse livro já que ele é compreensível para mim (:

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar da história do Stephen e estou muito curiosa para saber mais a fundo sobre ele nessa biografia que deve ser incrível.

    ResponderExcluir
  5. uma postagem bem interessante, achei uma historia bem chamativa e que me despertou curiosidade.

    ResponderExcluir
  6. n ão conhecia a historia, mas despertou minha curiosidade, muito interessante

    ResponderExcluir
  7. Deve ser um livro incrível! Já conheço um pouco do autor e vai ser ótimos conhecer sobre seus estudos e pensamentos.

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 

SKOOB

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Copyright © 2015 • Poesia na alma