Resenha – O momento mágico




27 dezembro 2013




Uma loja de vestidos de noivas não é só uma loja de vestidos de noivas; é a loja onde se inicia um ritual, um ritual mágico e sublime tão desejado e esperado por muitas mulheres e homens. É isso que o livro O momento mágico de Jeffrey Zaslow, Novo Conceito, 320 páginas, vem retratar.
Com uma escrita mansa e suave, o autor nos leva a um espaço mágico e sublime, capaz de nos fazer aflorar a leitura sensorial, onde podemos sentir cheiros, sons etc.

Em uma cidadezinha, a 100 quilômetros de Detroit, há uma loja antiga com mais de 78 anos que se tornou um ícone em roupas para casamento e vestidos de noiva. Por ali já passaram mais de cem mil moças: noivas, mães e madrinhas. Seus vestidos vão além de roupas elegantes para mais uma cerimônia: eles representam, no imaginário das noivas e de seus pais, a garantia de uma noite de princesa, um símbolo do “felizes para sempre”.Para estas moças, este lugar é, certamente, uma linha divisória: de um lado está a fé no amor e no romance e, do outro, a ingenuidade e o medo.Da substância desses sentimentos contraditórios, Jeffrey Zaslow selecionou histórias que às vezes nos fazem rir, às vezes nos partem o coração, mas que oferecem um panorama do que é o casamento e do que as famílias ensinam às suas filhas sobre amor e compromisso.

Muitas noivas são retratadas nesse livro; cada uma com seu distinto momento mágico e impar. São, na verdade, vários relatos de muitas histórias que por caminhos diferentes sempre esperam pelo mesmo momento. O espaço é o mesmo há anos, porém as gerações renovam o casamento com o próprio ritual do casamento.
“-Como vou saber se é o vestido certo? - ela pergunta para Mona, a vendedora que está lhe atendendo.-Você vai saber - assegura-lhe Mona.-Normalmente, quando você entra na Sala Mágica e começa a chorar... é o vestido certo.”
Esta é a famosa sala, que outrora fora o cofre de um banco e que foi pensada especialmente para a culminância do grande momento: decidir o vestido certo!
O livro também conta a história das criadoras da loja, de como esta foi passando de gerações e a magia permanecendo. Parece que estamos num filme, pois o autor foi tão sensível em retratar um ambiente tão intimo e impar ao mesmo tempo.

A Editora também leva o bônus pela capa e diagramação, pois ficaram perfeitas! O triste mesmo é que o autor faleceu em 2012, pouco depois de escrever este livro. Pode parecer louco, mas talvez ele já soubesse, pois derramou tanto sentimento e emoções nessas histórias que comovem até às entranhas. 

8 comentários:

  1. Estou a tanto tempo pra ler esse livro, mas sempre acabo dando preferências a outros =/
    A história das noivas parecem ser emocionantes!

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hey, tudo bem?
    Esse é um livro que não me atraí muito, mas que sabe um dia eu dê uma chance? Os quotes que você colocou são bem legais, mas ainda assim não me chamaram tanta atenção a ponto de querer ler o livro.
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog! c:

    ResponderExcluir
  3. "Escrita mansa e suave" é uma boa forma de descrever a forma como o Jeffrey Zaslow nos leva nesse livro. Eu confesso que muitas vezes me emocionei nesse livro, foi uma das melhores leituras de 2013. Tenho um carinho enorme pelas histórias contadas nesse livro... elas me fizeram sonhar com casamento, uma raridade.

    ResponderExcluir
  4. é um livro belissimo, a sinopse é incrivel , capa perfeita

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda assim não tenho vontade de ler esse livro, sério...
    Eu não sei porque... :/

    ResponderExcluir
  6. Deve ser um livro mágico mesmo. Estou curiosa para conhecer todas essas histórias de noivas =)

    ResponderExcluir
  7. livro maravilhoso, gostei demais, achei lindo , magico e envolvente

    ResponderExcluir
  8. Um livro com certeza lindo e fofo. Tenho muita vontade de ler ele e já faz um tempão.

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 
Autora dos livros O Céu é Logo Ali, Mulheres Que Não Sabem Chorar e Desconectada. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, gênero, violência sexual, alcoolismo, etc. A escritora mantém um blog literário e trabalha com educação.

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Copyright © 2015 • Poesia na alma