Resenha – Preciosa, Sapphire




01 dezembro 2013

“Não sei por que tô contando isso”


Como não se emocionar com a trajetória de Claireece Precious Jones. Uma garota de 16 anos que vive em um ambiente hostil sofre violência e guarda dentro de si pequenas esperanças de uma vida melhor.

Com 12 anos ela já foi abusada pelo pai e fruto do incesto nasce uma criança com Síndrome de Down. “Mong” é a válvula de escape para a família pobre, cujo avô só aparece para trepar na própria filha e a avó aproveita para ganhar dinheiro da previdência. Precious não tem voz para se defender, não sabe ler nem escrever, envergonha-se pelo que é e tudo que poderia ser.

Aos 16 anos depois de se expulsa da escola normal, que cursava uma série muito abaixo de sua idade, passa a frequentar a Educação Alternativa/Cada Um Ensina a Um. Está grávida de novo e descobre todo um mundo novo ao lado da professora, Srta. Rain. É nas narrativas sobre a escola que convivemos com realidades que beiram o absurdo de tão cruéis, chocantes e possíveis que são. Uma garota estuprada pelo próprio irmão, uma lésbica e Precious que aprende onde mora a esperança.

A autora do livro, Sapphire, empreende a sua personagem principal uma narrativa crua e o leitor surpreende com o poder que essas páginas têm. As reviravoltas na vida de Precious aos poucos ganham os tons da poesia, pois sim, ela se torna uma poetisa, sonhadora. Pronta a mostrar para a burocracia governamental que ali nasce uma nova garota que quer alcançar boas notas na escola, ir para a faculdade, arrumar um namorado que não seja seu pai...

Ai mora a preciosidade do romance. Os sonhos chocando-se com a saúde infectada pelo vírus da AIDS, as realidades que nós conhecemos e o que nos diz Precious.

O romance foi adaptado pelo cinema por Lee Daniels e ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz coadjuvante para Mo’Nique. O elenco ainda traz Gabourey Sidibe, Paula Patton e Mariah Carey.




Ambos merecem a atenção dos leitores e amantes de cinema.

3 estrelas. 


Por R.S.Merces

7 comentários:

  1. Não sabia que Precious era um livro, já tinha ouvido falar, mas não sabia do que se tratava e fiquei com chocado com o plot da história. Fiquei morrendo de vontade de ler, mas acredito que eu preciso me preparar um pouco para este livro que parece ser muito forte.

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. não conhecia o livro, mas achei muito bacana , com uma tematica bem forte e marcante, parabéns

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha Renan, sem duvida um drama comovente, incomodo e porque não dizer inspirador.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse filme ainda, mas parece ser chocante!
    Desejo vê-lo!

    ResponderExcluir
  5. Esse deve ser daqueles filmes que ficam na mente quando acaba, daqueles tocantes de uma forma tão forte! Deve ser polêmico!

    ResponderExcluir
  6. não conhecia mas parece ser um filme bem forte e tocante, interessante

    ResponderExcluir
  7. Com certeza vou assistir esse filme! Aposto que vai me proporcionar diversos sentimentos e ficar na memória!

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 

SKOOB

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Copyright © 2015 • Poesia na alma