Resenha - Jardim de Inverno




23 janeiro 2014
Música tema da resenha:




Olá leitores do Poesia na Alma!  ❤

Hoje trago para vocês a resenha deste belíssimo livro da Kristin Hannah, Jardim de Inverno.

Jardim de Inverno conta a história de Anya, uma mulher de muitos segredos e extremamente introspectiva. Ela é casada e possui duas filhas, a Meredith e a Nina. E uma é extremamente diferente da outra. Enquanto a Nina é uma mulher destemida, aventureira a Meredith é mais calma, caseira. Nina é uma viajante. Como fotógrafa viaja pelo mundo todo fazendo coberturas jornalísticas de eventos históricos importantes. Já Meredith é casada e tem duas filhas já crescidas.

Bom, o livro traça o mistério acerca da vida de Anya que é praticamente uma desconhecida para as filhas. Elas não conhecem, de fato, quem é sua mãe e sobre seu passado. Quando eram pequenas a mãe contava Contos de Fada e elas adoravam como a mãe fazia aquilo. Em uma noite, numa tentativa de homenagear a mãe suas filhas ainda pequenas encenam um trecho de um dos contos de fada contatos pela mãe. E depois daquele diz, tudo realmente se quebrou e jamais as três se aproximaram novamente.

Resultado, Meredith e Nina cresceram um tanto frustradas, se sentindo de certa forma culpadas pelo que ocorreu no passado e incapazes de fincar raízes, de se abrirem para alguém, de amar sem medo. Sempre existiram muitas apreensões e poréns na vida das duas.

Já adultas, as duas filhas se reúnem para cuidar do pai que está muito doente e idoso. Pouco tempo depois ele vem a falecer, mas no leito de morte pede para que suas filhas façam a mãe terminar de contar o conto de fadas começado anos antes quando eram ainda crianças.

Resistentes, elas achavam a princípio, bobagem; e praticamente impossível que sua mãe revelasse algo ou elas terem qualquer tipo de aproximação com ela. Mas o que as não imaginavam é que esse Conto de Fadas seria responsável por esclarecer lacunas na vida delas, justificar fatos e atitudes da mãe. E também, uma oportunidade de recomeçar.

Minhas impressões:

Jardim de Inverno foi, confesso, um livro surpreendente. Uma leitura que começou despretensiosa. Não esperava tanto assim do livro. Apesar de muitas pessoas falarem super bem dessa autora, que tem muitos livros de sucesso publicados.

Simplesmente amei o livro. O livro conta sobre o drama familiar, como famílias podem ser afetadas por um simples comportamento, como o passado e a infância pode ser determinante no adulto do futuro.

Além disso, somos inseridos no contexto da Segunda Guerra Mundial, entre as décadas de 40 e 60 mais precisamente na cidade de Stalingrado sob o Governo de Stalin. Conheçemos as atrocidades da Guerra, o desespero que o povo viveu nesta época e o que um ser humano é capaz de fazer por Amor.

Penso que o ponto chave do livro é como renascer em meio a dor, quando tudo parece perdido e sua vida perde o rumo. Quando aparentemente, nada mais faz sentido inclusive sua Vida.

A capa do livro é linda, me apaixonei de cara, e tem muito a ver com a história. Considero de extrema importância as editoras trabalharem na capa, pois assim como eu muitos são seduzidos por um livro primeiramente pela capa. Canso de ler livro pela capa, e depois olhando a sinopse termino comprando.

Nessa edição do livro, encontra-se poucos erros de digitação. As páginas são amarelas o que eu particularmente aprecio muito, pois cansa menos a visão. E o fato dos capítulos serem curtos, torna a leitura mais leve. A autora me ganhou nisso também.

Livro super recomendado para você que gosta de um bom romance, a temática de guerra e também uma história de superação.

Jardim de Inverno é incrível, cativante e te faz refletir sobre a Vida.

Avaliei no Skoob com 5 estrelinhas e favoritei ele também! ❤

Beijocas, espero que tenham curtido a resenha. Se você já leu, conte-me o que sentiu ao ler o livro.

Até a próxima!


 Resenha elaborada por Caroline Teixeira, administradora e resenhista do Blog Blogando Linhas


  • Você pode também estar assistindo a vídeo-resenha deste livro no Blogando Linhasaqui.

2 comentários:

  1. Parabéns pela resenha, muito interessante esse livro, capa maravilhosa e enredo fantastico

    ResponderExcluir
  2. Fiquei super interessada em ler esse livro, parece ser perfeito, q capa é linda. Parabens pela resenha ficou linda.

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 
Autora dos livros O Céu é Logo Ali, Mulheres Que Não Sabem Chorar e Desconectada. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, gênero, violência sexual, alcoolismo, etc. A escritora mantém um blog literário e trabalha com educação.

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Copyright © 2015 • Poesia na alma