Literatura, cinema e autores, com Elaine Velasco




11 fevereiro 2015


Elaine Velasco nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Itapeva, em junho de 1981. Formada em Matemática, com especialização em Gestão e Supervisão de Ensino, lecionou por uma década em escolas públicas, particulares e também em Instituições de Ensino Superior. Atualmente, dedica-se integralmente à Literatura, além de escrever, trabalha na área de editoração na Madras Editora. 

Autora de Limiar (2012), Abismo (2013) e Refúgio (2014) e também de A Herança de Lilith, e Filhos de Lilith, a serem lançados este ano pela Madras Editora.  


Filme: Idiocracia

Sinopse:  Joe Bowers não é de modo algum o cara mais brilhante do pedaço. Mas quando uma experiência governamental com hibernação cai no esquecimento, Bowers acorda no ano 2505 e encontra uma sociedade tão emburrecida pelo comercialismo de massa e pela alienante programação de TV que ele acaba sendo o cara mais inteligente do planeta! Agora, cabe a um cara prá lá de mediano colocar a evolução da raça humana de volta nos trilhos! Escrito com sarcasmo incisivo e piadas visuais hilárias, Idiocracia vai fazer você gargalhar ruidosamente, quer você seja um gênio ou um não!

O motivo

Apesar de parecer um filme bobo, mais um “besteirol americano”, o filme é na verdade uma dura crítica à sociedade atual. Nos faz refletir sobre a corrupção das línguas, sobre a supervalorização do sexo, em detrimento da cultura e da educação, a violência policial desmedida, o sedentarismo, a falta de planejamento familiar, o poderio da propaganda e do consumismo desenfreado, dentre tantos outros malefícios que muitas vezes enxergamos como algo normal e corriqueiro.  Uma distopia “desprezada” e “esquecida” pela grande mídia (por que será?).

Como essa indicação pode ajudar numa construção político ideológica?


O filme mostra a importância de se valorizar a educação, a cultura, o ser humano como um todo. A importância do “ser” e não do “ter”, não apenas para o bem de cada um, mas para toda a sociedade.

Onde encontrar?

Como não é um filme “comercial” e também um pouco antigo, é difícil encontrá-lo, um dos únicos sites a disponibilizá-lo para compra, é a Amazon, clique aqui

Porém, esta não é uma versão em português, em nossa língua, você encontrará o filme apenas em sites de download. 

6 comentários:

  1. poxa, nunca nem tinha ouvido falar dele até vc postar aqui... :o
    parece ser mto bom, vou procurar pra assistir...

    ResponderExcluir
  2. Caraca, pela sua descrição realmente parece ser um ótimo filme.. pena que não seja fácil de encontrar, mas mesmo assim vou tentar assistir com certeza. Beijos

    Mutações Faíscantes da Porto

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar do filme, até agora. confesso que não sou mto de cinema e tv, mas a temática abordada parece ser interessante, mesmo em se tratando de um besteirol americano, como vc mesma disse. Quem sabe um dia assisto. bjs
    Eykler
    ww.amorascompimenta.com

    ResponderExcluir
  4. Gente, quero ver esse filme now! Parece ser muito bom e sarcástico. Adoro!!! Valeu pela indicação.

    ResponderExcluir
  5. Olá Lilian,

    O filem parece muito interessante, fiquei curioso, ótima dica.....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. É engraçado pensar numa professora de matemática escrevendo livros né? Pra mostrar que não tem essa de que só se consegue fazer isso ou aquilo.
    Sobre o filme eu não tenho certeza se já ouvi falar, mas parece bem interessante, gostaria de ver.
    Beijos.

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 
Autora dos livros O Céu é Logo Ali, Mulheres Que Não Sabem Chorar e Desconectada. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, gênero, violência sexual, alcoolismo, etc. A escritora mantém um blog literário e trabalha com educação.

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Copyright © 2015 • Poesia na alma