Resenha – Amaldiçoadas




23 fevereiro 2015

Amaldiçoadas - As crônicas das irmãs bruxas, de Jessica Spotswood, Arqueiro, 288 páginas, é tão genial quanto Enfeitiçadas (ver resenha aqui). As irmãs Cahill cada vez mais se envolvem numa guerra inevitável contra a Fraternidade, mas enquanto a guerra não chega, seus poderes vão se aperfeiçoando e ainda resta dúvidas sobre qual das três é a bruxa da profecia, que irá salvar o mundo da crueldade da Fraternidade. Cada uma carrega consigo uma sina, uma é a bruxa da cura e da morte; a outra, da destruição e a terceira é a bruxa da paz. Muitas pessoas estão de olho nesses poderes. Mulheres e crianças morrem, são presas, condenadas ao sanatório, torturadas e violentadas todos os dias.

Cate Cahill tomou a decisão mais difícil de sua vida e resolveu largar tudo para proteger aqueles a quem amava, mas não poderia imaginar os obstáculos que ainda teria pela frente.
Agora, vivendo disfarçada entre as outras moças da Irmandade, ela precisa se manter a salvo dos implacáveis caçadores de bruxas e lidar com grandes dilemas pessoais, como a distância de seu grande amor e os conflitos que envolvem suas irmãs – Tess, uma menina doce e ingênua que guarda um grande segredo, e Maura, a jovem bela e ambiciosa que pretende fazer de tudo para se tornar o centro das atenções.Será que Cate está pronta para liderar as bruxas de sua geração e ganhar o respeito de uma sociedade que condena a feitiçaria? E seria ela a bruxa da profecia, a mulher mais poderosa já nascida em muitos séculos e capaz de revolucionar a história do mundo?Envolva-se ainda mais na história de Cate e de todas as mulheres fortes que a cercam e segure seu coração para torcer pelo amor de Cate e Finn neste volume que traz revelações imperdíveis antes da conclusão da saga das irmãs Cahill.


Enquanto isso, na França as mulheres conquistam o direito ao voto, deixando a Fraternidade enlouquecida. Cegos pelo fundamentalismo, machismo e permanecia do poder, eles criam novas leis que irão apimentar a história. A primeira é que todos os livros deverão ser queimados; a segunda é que mulheres não podem mais trabalhar. Essa última medida faz com que o povo se volte em protestos violentos pela cidade, algo que jamais aconteceu.


Laços políticos passam a ser construídos e há inimigos de todos os lados. Cate continua firme em sua missão de cuidar das irmãs, mais cautelosa, menos impulsiva. Fazendo alguns trabalhos sociais pela Irmandade, ela conhece outras realidades, inclusive as mais cruéis: de mulheres que foram condenadas ao Hospício de Harwood. Acaba compreendendo que o mais sensato é manter a irmãs próximo a ela, mesmo com a profecia. Maura, mimada e tempestuosa, com o coração ferido, quer uma disputa de poder com Cate. Capaz de atitudes baixas e mesquinhas, vai viver na irmandade com Cate e Tess e provocar situações desastrosas. Tess é pura. Apesar de sábia e sensata, ainda é uma criança, só tem doze anos. Um dos grandes problemas de Cate é não conseguir respeitar o espaço das irmãs, fato que ela já compreende em amaldiçoadas, mas, devemos considerar que ela é muito jovem, e a missão que lhe foi incumbida pela mãe no leito de morte, é complexa. Ainda ter que suportar a fúria de Maura, digamos que Cate merece um prêmio... Tem que amar muito a família...
A Fraternidade ainda não sabe que elas são as irmãs da profecia, mas conta com a ‘ajuda/tortura’ de um oráculo para descobrir. O oráculo prevê que uma das irmãs também é um oráculo, notícia inusitada, pois é uma bruxa muito poderosa. A essa altura, nem a Irmandade é um lugar seguro.

Mas, Finn, o grande amor de Cate, entra para Fraternidade e torna-se um espião, na tentativa de protege-la. Será que ele conseguirá proteger a amada? E Cate, terá o prazer de viver um grande amor? Maura conseguirá perdoar? Tess ainda será uma criança leve e sorridente? São muitos conflitos narrado por Cate. Mas a trama gira bastante em torno de Maura, impressionante como ela pode ser má até a última página.
O medo é o sentimento que mais atormenta Cate, o tempo inteiro ela lembra dos ensinamentos de sua mãe e ainda é perturbada com tudo o que ouviu da Fraternidade sobre bruxas. Anos de lavagem cerebral. Aprender a se amar como mulher e bruxa também é uma das lições que a obra traz. O medo começa a se desfazer quando ela vai a sua primeira visita ao hospício de Harwood e conhece sua madrinha.

'' Durante cinquenta anos, toda mulher suspeita de bruxaria era afogada, enforcada ou queimada viva.''

Enquanto Maura deseja poder e reconhecimento; Tess quer estudar, numa sociedade onde mulheres não podem ler, e Cate quer uma vida normal para uma menina da idade dela. Complicado quando o mundo está cheio de ódio. Difícil quando mulheres pagam com a morte da alma por serem mulheres. Por serem consideradas uma ameaça à Fraternidade.


Até o momento, a história não decepcionou, ao contrário, já estou planejando como usar em sala de aula. Professoras de história, que são a salvação deste planeta, leiam esta obra e aproveitem... a grande problemática, agora, é que preciso da continuação. Como disse na resenha anterior, o livro foi para estante de clássicos. Se um dia for mãe, não mãe de gata, quero que as crianças leiam. Por falar em mãe, Hilda não me deixava concluir o livro. Tirando a parte que ela tentou comer o capítulo nove, sempre que eu deitava na cama para ler, a danada deitava no livro. Acho que minha gata é cult... rsrsrsrsrs 

27 comentários:

  1. Oi Lilian! Amora, eu sou louca nessa série, ainda não achei para comprar na livraria aqui da minha cidade, e parece meio loucura, mas não gosto de comprar livro pela net, não incomum eles vem amassados, sujos....... Eu já li muitas resenhas pela net a fora de Enfeitiçadas, e a sua resenha é a primeira que leio de Amaldiçoadas, e fiquei ainda mais doida para ler os dois. Como vc disse 'professoras de história leiam', apesar de não ser professora, e mesmo se tratando de uma obra de ficção, pelo visto ela retrata bem a perseguição as bruxas, eu sinto que essa série é uma leitura que eu não posso deixar de ler. bjus
    Eykler
    www.amorascompimenta.com

    ResponderExcluir
  2. Gente que história mais instigante e comovente destas mulheres incríveis principalmente quando pensamos na nossa trajetória, e o que dizer de Hilda, a gata? rssr muito fofa <3

    ResponderExcluir
  3. Bruxas! *-*
    Acho que nunca li um livro que falava somente delas. Já teve aparições em algumas histórias, mas nada exclusivo.
    Queria ter mais tempo para poder ler mais. Achei bem legal. Parabéns pela resenha e sua gata é uma fofa!
    Beijos | Pretty Things

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Nossa! quanta coisa, em uma história só. Adorei, protestos, lutas, mulheres atrás de suas convicções, achei romance também. Um prato cheio. Confesso que atiçou minha curiosidade. Não conhecia os livros. Muito interessante. parabéns!

    Beijos!

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Primeiro uma trama de bruxas, depois abordagem política envolvendo temas como feminismo, disputa de poder, revolta popular,...Quero esse livro. Sua resenha me deixou completamente curiosa e interessada. Já está adicionado à lista de desejados.

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Que bom que gostou da leitura, escuto falar bastante dos livros mas nunca tive tanta curiosidade para ler e saber mais, sua resenha me deixou curiosa mas mesmo assim, não se leria, não faz o meu gênero, ótima resenha ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-o-lado-bom-da-vida-matthew-quick.html

    ResponderExcluir
  7. Poxa, eu adoro histórias com Bruxa, e conheci essa saga agora no seu blog *-*
    a resenha tá ótima, e pelo que parece, voce se envolveu bastante com o livro, o que é um ótimo sinal. Amei o post e estou anotando pra já a indicação do livro.
    Beijos! | Zombie Effect

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li o primeiro livro, mas tenho bastante interesse pela história :) Pelo que você falou, gostou bastante do segundo também e isso é bem legal de saber porque conheço trilogias que começam ótimas e acabam se tornando cansativas no segundo livro... Vou tentar ler em breve pra ter minha própria opinião :)

    Ótima resenha!
    Beijosss
    bookspoison.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Lilian, não li o primeiro volume ainda, apenas estou acompanhando as resenhas que estão saindo. O que tem me deixado contente é saber que mesmo esta continuação a empolgação do leitor não diminuiu.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. Olá, Lilian.
    Confesso que o livro não me agradou muito não.
    Nunca tinha ouvido falar dele, e até curto um pouquinho do gênero, mas sei lá...
    Quem sabe numa próxima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. menina, essa trilogia deve ser maravilhosa mesmo. Tô cheia de empolgação aqui pra ler *--*
    e como professora de História, acredito que vou adorar.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  12. nossa que legal, me interessei por este livro, a cronica parece ser muito envolvente na leitura, é algo que te prende para ver o final, adorei
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei a história! Gosto muito de enredos que tragas o tema da bruxaria e tudo o que você escreveu apenas serviu para me fazer ansiar a leitura! Acho que essa é um história forte, à altura, finalmente, de um gênero tão bom. Ultimamente, os livros que tenho lido sobre isso só têm me decepcionado. Vou colocá-lo na minha wishlist! *-*

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem?
    Vendo na livraria a série não me interessou, mas sua resenha me deixou um tanto curiosa sobre a história, mas acho que vou deixar passar, pelo menos por enquanto...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lilian! Que legal saber que a história foge do comum e da superficialidade e pode servir também como uma bela aula. Não li nem o primeiro livro ainda, mas a série parece ser muito legal. Por tudo o que você falou, fiquei ainda com mais vontade de realizar a leitura =) Beijos!

    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  16. Nunca li essa série, não sei se aqui na minha cidade vou conseguir comprar ele. Adorei a resenha.

    Beijos, Ahri.
    http://dois-players.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Tomei conhecimento dessa série recentemente, já estava querendo ler e depois desta sua resenha eu estou MUITO mais curiosa para ler. Adorei!!! Você escreve muito bem. Beijos!!!
    www.prosasdemenina.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oii... ainda não tive a oportunidade de ler essa série, na verdade não a conhecia, mas adorei a sua resenha e estou ficando realmente curiosa sobre. Adoro livros voltados para bruxas e eles são bem raros, então a chance de que eu vá lê-lo é imensa.


    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Lilian, sou louca pra ler essa trilogia, fora que é a minha cara né?
    Toda bruxesca ♥
    Como sempre você e essas suas resenhas gostosas que matam a gente de vontade.
    Beijos
    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
  20. Eu ainda não tinha lido nada a respeito da série, vi a capa em alguns blogs mas nunca tinha lido nenhuma resenha.... Achei completamente diferente do que eu imagina, para melhor... Não curto muito livro de bruxas, mas vi que ele envolve um tema que não é assim tão comum em livros para jovens que é a política... Acredito que lerei o livro por esse motivo...
    Beijos
    Colecionando Livros

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Esse é o livro dois? Bom, eu confesso que não sou acostumada a ler histórias de bruxas, mas acho bacana, tanto que fiquei curiosa com essa série, grande parte por causa dos seus comentários. Os personagens parecem ser ótimos e essa coisa de fraternidade também. Enfim, adorei a sua resenha, espero um dia ler o livro e gostar tanto quanto você.

    Beijos ;*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi =)

    Tenho muita vontade de ler essa série, mas ainda não tive a oportunidade ($$$) de comprá-los. Mas só li resenhas positivas. Gosto de histórias de bruxas. Espero ler e gostar tanto quanto você!!! Parabéns pela resenha, só me deixou ainda mais curiosa para lê-los *o*

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá!! Tudo bem? Nossa, eu gostei demais da resenha!! Fiquei super curiosa para conhecer a série e já vou procurar o primeiro volume para comprar. Gosto de livros que envolvem história e achei muito legal você utiliza-los em sala de aula! Eu sempre amei aula de história e acredito que pode chamar mesmo a atenção dos alunos! Por fim, sua gata cult é super fofa!!!


    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Hey.
    Eu não li o primeiro livro então fiquei um pouco perdida, mas de qualquer forma suas observações me deixaram um pouco curiosa sobre a série. Achei muio legal a premissa e olha que normalmente livros sobre bruxas não me chamam tão atenção assim, mas é realmente interessante, ainda mais que amo História e a problemática da mulher então... Entrou pra lista, com certeza.
    Beijos.
    doisdedos-deprosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Essa série parece ser ótima mesmo, e as capas são super lindas. Bom saber que você curtiu a leitura, e está ansiosa pelo próximo.
    Acho que eu iria gostar também, e morrer de ódio dessa Fraternidade machista, rs
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oie, Amei seu Blog, lindo de viver!!

    Estou louca pra conhecer essa história, amo sobrenatural, só q minha lista imensa não tem fim! :/ Mas ainda rrumo um tempo pra conhecer essas Bruxas.

    Beijos e obrigada pela visita!

    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi, Lilian!
    Adorei a sua resenha e fiquei com muita vontade de ler esta série.
    Não fazia ideia do que se tratava o enredo. Agora vejo, que os livros retratam e muito bem, um importante período da história mundial.
    Já li O Livro Secreto das Bruxas de Salém e fiquei encantada.
    As Crônicas das Irmãs Bruxas, acabam de entrar para a minha lista de leituras.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 

Fanpage

Seguidores

Compre aqui

Compre aqui
Livro Mulheres que não sabem chorar

Link Me

Curta também:

Parcerias

De olho

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Google+ Followers

Autora dos livros O Céu é Logo Ali, Mulheres Que Não Sabem Chorar e Desconectada. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, homossexualidade, violência sexual e alcoolismo. A escritora mantém um blog literário e está sempre bem informada sobre questões sociais que acontecem em nosso país. É defensora da tese de que todos são diferentes e merecem ser tratados com equidade. Ela adora escrever sobre temas que incomodam e diz não ter medo do preconceito. Trabalha no movimento social e acredita que a educação é capaz de trazer mudanças significativas ao país.

Siga-nos por e-mail

Copyright © 2015 • Poesia na alma