Resenha – Quadrinhos de Gelo




10 fevereiro 2015


Não é a primeira HQ que resenho, mas é a primeira da Editora 42 e para o blog Poesia na alma. Por já conhecer o trabalho de excelência que a editora vem fazendo, esperei ansiosa pelo livro. A história da HQ no Brasil passou por processos polêmicos e preconceituosos, onde os críticos discorriam sobre sua ‘baixa qualidade literária’. Hoje, com força e uma grande aliada na motivação à leitura, cada dia, um leque de opções é explorado pela indústria literária. Já encontramos clássicos como Machado de Assis, Nietzsche e Cordéis, etc., nesse gênero. Confesso que fico maravilhada com a originalidade. A criação. Não me anima transformar um Cordel em HQ, mas criar com o gênero em questão...

"Quadrinhos de Gelo do Eremita do Iceberg" é um compilado das melhores tirinhas do Blog "O Eremita do Iceberg", criado pelo cartunista Diego Marinho.

No livro, Quadrinhos de Gelo do Eremita do Iceberg,  de Diego Marinho, 59 páginas, Editora 42, encontraremos três personagens: Depreção, um cachorrinho; Jimmy e Mago Hellmonte. Cada um com características únicas que representam bem a sociedade contemporânea.  
O cachorro solitário, a criança com dúvidas existenciais e do dia a dia, além de mais inteligente que os adultos e o Mago – sem comentário, mas dei altas risadas – que me cativou.
Dividido em seis partes, além dos personagens já citados, encontramos outros conhecidos, numa mescla divertida e apresentados pelo Eremita.
O livro é grande, não sei ao certo a dimensão, mas não é como o livro da Mafalda, por exemplo. As folhas são em papel couchê, diferentes das comuns encontradas por ai.

Sobre a imagética, visto que HQ vai além da linguagem verbal, o Diego foi feliz na construção, pois soube, com maestria, envolver os aspectos relevantes aos personagens, tempo e espaço capazes de nos situar num contexto sócio-histórico. Cumprindo, dessa maneira, sua característica de entretenimento e extrapolando a essa característica. 
Ai uma indicação para as professoras, pais e familiares. Quem já curte o gênero, mais um para coleção. quem ainda não se deliciou com esse e outros, o que acha de começar? 

6 comentários:

  1. Adoro HQs e só tenho uma coisa a dizer da sua resenha "falou pouco, mas falou bonito" AMEI e nem preciso falar que super me interessei nesse livro que você citou né? haha *__* principalmente por ele ser diferente dos outros mais comuns. Adorei e com certeza vou procurar por ele.. beijos!

    Mutações Faíscantes da Porto

    ResponderExcluir
  2. pra ser sincera, ainda não tinha ouvido falar dessas tirinhas, acho bacana saber que a ed. 42 vem fazendo esse trabalho maravilhoso. Os quadrinhos são uma boa pedida pra ler entre leituras mais pesadas... se bem que alguns conseguem ser tão densos ou mais que muitos livros por aí...
    É muito bom ver os artistas brasileiros tendo seu trabalho com quadrinhos reconhecido... ^^

    ResponderExcluir
  3. Adoro quadrinhos, mas só comecei a comprar e ler recentemente hahaha E anotei o nome desse, porque me pareceu super divertido e uma leitura bem leve *-*

    Beijos,
    Renata,
    psychoreader.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Falou pouco mais falou bonitooo, fiquei super interessada em ler tudin!!!
    rsrs adorei
    beijocas
    jeeh sena

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Lilian,

    Gosto muito de HQ's, mas confesso que tenho poucos, espero mudar isso, não conhecia esse mas fiquei super curioso, ótima dica....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Os Livros da 42 são fofos né?
    Nunca li nada deles, mas todas as resenhas que eu vejo aqui me matam de vontade Lili.
    Beijos

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 
Autora dos livros O Céu é Logo Ali, Mulheres Que Não Sabem Chorar e Desconectada. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, gênero, violência sexual, alcoolismo, etc. A escritora mantém um blog literário e trabalha com educação.

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Copyright © 2015 • Poesia na alma