Revista Farpa recebe trabalhos




14 fevereiro 2015


A ideia da Farpa surgiu dentro do Zine XXX, grupo do Facebook de discussão de quadrinhos criado a partir da produção de um zine feito exclusivamente por mulheres. A proposta é fazer uma publicação com conteúdo feito por mulheres cis e trans, além de editada por mulheres. E essa é só uma das justificativas. Acompanhamos sempre muitas discussões a cerca do papel da mulher na produção dos quadrinhos, na produção cultural. Assistimos a uma gama de debates, além de blogs, sites e publicações, que volta e meia perguntam por onde anda a produção feminina. Alia-se a isso a quantidade de publicações que saem no país inteiramente compostas por homens autores, e concursos e prêmios, revistas e outros meios de veiculação que colocam o espaço da mulher na produção como algo reservado a temas femininos (vide competições, revistas etc que incluem temas batidos como femininos em seus títulos - batom, beleza, tpm etc). 
Não queremos um espaço sem representatividade, que preencha apenas uma cota num prêmio, muitas vezes inteiramente vencido por homens. Isso também não é uma competição. Faremos, então nossa própria publicação, e vamos incluir poetisas, articulistas, jornalistas, quadrinistas, ilustradoras, fotógrafas, ampliando o espectro das publicações produzidas por mulheres e com conteúdo feito por mulheres. 
A Farpa quer ser alguém presente, uma farpa na unha das publicações, dos prêmios e de todos os modos de divulgação que, predominantemente, acabam tendo maioria masculina nas produções. Não seremos mais uma sala reservada aos quadrinhos e à produção feminina.
Queremos mais ainda que um prédio inteiro.

ENVIO DE TRABALHOS

A Revista Farpa terá um total de 120 páginas e formato americano (17x26cm), miolo em uma cor, com conteúdos exclusivamente produzidos por mulheres (cis e trans). Para participar da publicação, basta enviar um email para revistafarpa@gmail.com com o título sendo o nome da editoria na qual se inclui o trabalho e o título do trabalho. No corpo do email, incluir contatos, site para divulgação e nome artístico.

Os trabalhos não precisam ser inéditos. Na primeira edição o tema é livre. 

Prazo para envio de trabalhos:

Fotografia, ilustração, quadrinhos: 03 de março
Entrevistas, Ensaios, Crônicas, Poesias, Artigos: 15 de março
O prazo para a divulgação das selecionadas é até 27 de março.
————
Os trabalhos deverão seguir as especificações dispostas a seguir. As editorias** são:
Fotografia - até quatro por autora. Fotografias em alta resolução (300dpi). Podem ou não integrar uma composição. O ideal é que as fotos possam ser impressas em PB (sendo fotos ou já feitas em PB ou transformadas em PB).
Ilustração - até três ilustrações por autora. As ilustrações não podem ultrapassar o tamanho de 17x26cm. Deve estar em até uma cor (ou PB). Alta resolução (300dpi).
Quadrinhos - até quatro páginas por autora. A autora pode enviar até mesmo quatro HQs curtas. As HQs não podem ultrapassar o tamanho de 17x26cm. Devem estar em até uma cor (ou PB). Alta resolução (300dpi).
Ensaios - até 10.000 caracteres (com espaço). Enviar em formato .doc ou similar.
Crônicas - até 10.000 caracteres (com espaço).  Enviar em formato .doc ou similar.
Poesia - até quatro poesias por autora.  Enviar em formato .doc ou similar.
Entrevistas - até 13.000 caracteres.  Enviar em formato .doc ou similar.
Artigos - até 16.000 caracteres. Enviar em formato .doc ou similar.

*** Autoras podem enviar para até duas editorias diferentes.

0 comentários:

Postar um comentário

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 

SKOOB

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Copyright © 2015 • Poesia na alma