Literatura, cinema e autores, com Ahtange Ferreira




19 março 2015


*Apresentação do(a) autor(a)
Ahtange Ferreira, escritora romancista imortalizada pela ACADEMIA DE LETRAS DE PAÇO DO LUMIAR, autora dos títulos: Marcas Indeléveis, Psicopatia, Clandestino Amor e Teu Olhar. Romântica incorrigível, um espírito irrequieto. A leitura e escrita são para mim vitais eu já não viveria sem. Sou mãe de um menino e duas meninas, meus inseparáveis companheiros e ouvintes de meus devaneios. Apaixonada pela Educação Infantil, pesquisadora e observadora desta fase tão importante para a criança. E venho travando uma luta para que tenhamos políticas públicas voltadas a família enquanto parceiro da escola.



*Indicação de filme:
Além da Sala de Aula

*O motivo:
Baseado em uma história real, "Além da Sala de Aula" (ou "Além do Quadro Negro") conta a história do primeiro emprego da jovem professora Stacey Bess (a atriz canadense Emily VanCampque) que aceita a vaga de professora temporária de uma escola de abrigo, uma sala de aula improvisada para crianças de famílias sem teto nos Estados Unidos, impedidas de se matricularem na escola regular...
Esse filme me tocou muito fundo, pois me vi na pele dela, muitas vezes eu chorei por alguns dos meus alunos, me sentindo impossibilitada de fazer mais. É realmente angustiante, pois nos envolvemos afetivamente com as crianças, e estas em especial eram crianças com histórias de vida triste, chorei em vários momentos de filme.

*Como essa indicação pode ajudar numa construção político ideológica.



A professora Stacey, se deparou com uma situação completamente desesperadora, mas não desistiu, ali não era uma escola era na verdade um depósito de crianças, um ambiente sujo, impróprio e esquecido, ela com sua doçura emprestou ao lugar vida, ela conseguiu entrar no mundo de cada uma daquelas crianças e juntos superaram as dificuldades, ela mostrou que todos juntos podem alcançar o objetivo. O amor, o compromisso e a empatia fazem toda a diferença quando queremos é possível tornar algo insólito em algo prazeroso e tão maravilhosamente lindo. A parceria com o marido também foi um ponto de impacto e a ajudou a seguir e não desistir a pesar das dificuldades e uma gestação. Neste filme podemos pontuar inúmeras dificuldades enfrentadas pelos professores diariamente no chão da escola.


*Outras informações
É um filme baseado em fatos reais.

 Os serviços prestados pela educadora Stacey Bess  foi reconhecido por diversos prêmios, incluindo o National Jefferson Award. Ela e seu marido estão casados há mais de 30 anos e são pais de 6 crianças.

14 comentários:

  1. Owww que lindo! Ficou fofof mesmo. Obrigada parceira pela oportunidade e aproveito para parabenizá-la pela beleza do cantinho e pela contribuição pedagógica aqui prestada. Esse é um filme que realmente vale a pena é de uma riqueza enorme para nossas práticas diárias no chão da escola. Obrigada de verdade. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. poxa, vou procurar esse filme. Amo histórias de professores que se entregam de corpo e alma à profissão... ^^ sobre a autora, ainda não conhecia seus títulos. vou procurar saber mais sobre :)

    ResponderExcluir
  3. Avemaria. Vou passar bem longe desse filme pra não cortar os pulsos. Eu não tenho mais psicológico pra educação, bastaram cinco anos numa escola pra me desestabilizar completamente. Educação é para os fortes, persistentes e abnegados.

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti esse filme por esses dias na Sessão da Tarde e confesso que também fiquei bastante emocionada.. é uma bela lição a dessa professora. Quanto a autora, não a conhecida mas com certeza vou procurar saber mais sobre ela. Beijos flor

    Mutações Faíscantes da Porto

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tinha escutado falar, confesso que ando muito desatualizada de absolutamente tudo, desde sei la, que eu nasci kkkkk, não conhecia a autora, mas ela tem publicações bem interessantes. E o filme, eu gostei da lição que ele parece passar.

    ResponderExcluir
  6. Ola eu não conhecia o filme , gostei muito da indicação. Creio que não existe prazer maior para um professor além de ensinar é transformar os alunos em alguém melhor e creio o filme vai falar sobre isso. Já anotada a super dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei do seu post e gostei da indicação de filme. No começo achei que passaria longe desse, mas no final já estava bem interessada! Vou tentar achar.
    Sobre seu comentário no meu blog a respeito de uma pesquisa da UNB, sobre como são escolhidos autores e autoras no Brasil, eu fiquei bem curiosa! Você pode deixar o link pra gente?? Ou então fazer um post a respeito?
    :***

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  8. Eii!
    Nossa n conhecia, deve ser mega tocante a história..
    É tipo de filme q eu choroo o tempo todo!
    Bjos
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Adorei a indicação e vou assistir! Acho que vou chorar muito, mas acredito que vai valer a pena!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  10. Oie! Eu tive o prazer de ver este filme e não faz muito tempo. A única coisa que não gostei, foi que não peguei do início...
    Assim como você o filme me emocionou em vários dos trechos.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  11. Ola
    Ouvi falar poucas vezes no filme, mas confesso que sou bem curiosa para ler, gosto muito desse tipo de história, o gênero é ótimo. Fiquei ainda mais curiosa e espero assistir e gostar bastante.
    Ótimo post.

    Catharina
    Reality of Books
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu sou fã de historias assim e todos que eu já vi me comove muito por ser a profissão que abracei.. eu tenho consciência que em algum momento de nossas vidas o encontro com aquele professor especial é que todos idealizamos que trará mudanças nas nossas vidas .. nos tirando da escuridão do esquecimento e nos introduzindo na luz das oportunidades..porem algo em mim também se retorce porque de certa forma deixa ao encargo do professor e apenas do professor toda a responsabilidade pelo sucesso de sua pratica e encaminhamento dos alunos ou educandos, o mito do professor herói e salvador da pátria acho bastante complicado.
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei a indicação de filme. Não sou muito de assistir a dramas e coisas do tipo mas gosto de filmes baseados na vida real e sempre que posso estou assistindo algum :) Esse parece ser bem bacana!
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Olá! Amei a sua indicação. Não conhecia esse filme ainda, mas a história parece ser extremamente emocionante e provocar diversas reflexões. Inclusive, gostei da que você fez, mostrando no que o filme pode contribuir para a realidade. Definitivamente irei assistir. Beijos e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 
Autora dos livros O Céu é Logo Ali, Mulheres Que Não Sabem Chorar e Desconectada. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, gênero, violência sexual, alcoolismo, etc. A escritora mantém um blog literário e trabalha com educação.

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Copyright © 2015 • Poesia na alma