Literatura, cinema e autores, com Danilo Barbosa




04 março 2015

Sobre o autor

Danilo Barbosa é escritor independente, leitor inveterado e autêntico cheirador de livros. Desde cedo apaixonado por literatura, via em cada aventura lida um recanto conhecido. Começou com contos, crônicas e poesias. Algumas premiadas como “Reino Solidão”. Seu primeiro romance publicado foi Arma de Vingança. Logo depois vieram as novelas A voz e Um toque desolidão. Participou também da antologia Contos de Carnaval: deixando o abadá de lado da Editora Novo Conceito.

Série: Glee

Sinopse: Glee é uma comédia musical que fala sobre um grupo de jovens ambiciosos e talentosos que fogem de uma dura realidade do ensino médio através de um grupo musical onde eles encontram força, aceitação e por fim, suas vozes.

O motivo?


Apesar de dividir opiniões, a série (que já se encaminha para sua sexta – e última temporada) é uma das minhas preferidas, e uma das poucas que acompanho desde o começo com a mesma alegria de antes. A transformação desses jovens em seres adultos, buscando não só as suas vozes, mas suas posições no mundo, é lindo. Além da música, é claro. Os criadores de Glee fizeram novas versões de músicas já conhecidas do público geral, dando o sentimento necessário e encaixe ideal com a cena que se desenrola. Mas o que mais diferencia Glee de outras séries é a mensagem positiva sobre as diferenças de cada um. Você pode ser gay, gordo, negro, trans ou até mesmo apenas um narcisista sem noção, sempre vão ter pessoas que irão criticá-lo... E outras que irão amá-lo pelo que você é.


Como essa indicação pode ajudar numa construção político-ideológica?

Os valores aplicados em Glee são essenciais não só para essa geração, mas para as que virão. Com delicadeza e humor, o combate ao bullying, a homofobia, utilização das drogas, o TOC e outros problemas sociais são expostos sem rodeios no texto, procurando valorizar a amizade e a união entre as pessoas, vendo nas diferenças uma forma de aprendizado. O apontar, o denegrir e o maltratar aquilo que é fora dos padrões não é um conceito arraigado em nós desde crianças. Infelizmente, isso é imposto pelos adultos. Está na hora das pessoas terem bons exemplos de que as diferenças agregam e não segregam.


27 comentários:

  1. Oi Lilian, nunca me interessei em assistir Glee, e apesar dos temas abordados pela série serem atuais e importantes como salientou Danilo, continuo não me interessando por ela.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Alerta de Guilty Pleasure, Hauhahuahuauhauha. Eu assisto Glee, mijulguem. Apesar de discordar do Danilo, pois não tenho gostado das últimas temporadas. Fazer o quê, né...

    ResponderExcluir
  3. Apesar de gostar dos temas que o seriado aborda, eu não consigo gostar de Glee. Sei lá.. chego a achar muito infantil, até mais do que High School Musical se querem saber, mas enfim, é um bom seriado para assistir com filhos e sobrinhos, mas se for pra ver sozinho, já não garanto que vai agradar tanto. Beijos

    Mutações Faíscantes da Porto

    ResponderExcluir
  4. Essa ideias que a serie trás são bem importantes no nosso cotidiano...Essa transformação de adolescente para adultos você sempre acaba levando algo dela. Eu particularmente não posso falar muito da serie pois assisti só alguns capítulos, mas acho otimo assisti com amigos dando risadas todos juntos.

    Abraços
    http://proximapagina-pp.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Nunca me interessei por Glee, mas lendo a sua publicação creio que darei uma chance. Tomara que eu goste. Bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem, olha eu aqui novamente rsrs,
    eu amo Glee, acompanho desde o inicio e acho super bacana
    a mensagem que eles passam, as músicas ajudam no processo de aceitação,
    eu queria ter assistido uma série tão bacana assim quando eu estava no colegial,
    isso teria me ajudado muito.
    beijos amei o post.

    ResponderExcluir
  7. Amada eu simplesmente amo o Glee, assisti várias temporadas e estou aguardando oportunidade de ver as demais. Como foi tão bem colocado na postagem o gostoso desta série e ver como os assuntos giram em torno de todos os personagens os envolvendo a todos sem distinção e isso deve ser até uma forma de nos dizer "olha ai estão todos inclusos, todos são importantes e imprescindíveis para o desenrolar da trama". Afora isso e também por isso já amaria apenas pelos musicais. Wow e viva a diversidade ..Club Glee. <3 rsrs

    ResponderExcluir
  8. AH, eu nunca cheguei a acompanhar realmente Glee, mas quando passava na tv eu cheguei a ver algumas temporadas. haha
    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi confesso que nunca senti interesse por Glee, minhas amigas gostam, mas eu não consigo sentir vontade de ver. Não sei o que acontece, Rs. mas gostei do post, pelo o que você coloca envolve vários temas e isso é legal.

    Beijos!

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Vejo a série Glee desde que saiu, mas fui perdendo o interesse quando o "gang" principal se separou e com a infeliz e chocante morte do Corey Monteith... De alguma forma, deixou de fazer sentido para mim. Apesar de tudo isso é uma série com muito conteúdo e que retrata esse problemas falados no post (bullying, drogas, sexo, homofobia, etc) com um humor que me agrada mesmo muito. Espero um dia voltar à série, o que tenho a certeza de que vai acontecer! Beijinhos :)

    ResponderExcluir
  11. Ah, eu assisti pouco Glee, mas dos poucos EP.s que assisti adorei.
    Acho que para uma série da Disney, ela passa uma mensagem bem amadurecida.
    Um dos episódios que eu mais curti foi um sobre a violencia contra mulher, onde uma das professoras
    era agredida pelo marido, isso quando ela era enorme e bem assustadora. A mensagem passada foi linda
    e as meninas acabaram cantando Shake it out da Florence In The Machine *__*
    Foi mágico
    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
  12. Olá! Eu nunca vi Glee e nem sei direito do que se trata a serie rsrs
    Mesmo com os temas abordados, não vi nada ainda que me cativasse a parar e ver.
    Quem sabe num dia que eu esteja muito atoa, eu não de uma chance rs
    Beijos

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Eu vi poucas vezes e Glee e gostei bastante, é um seriado bem legal com temas interessantes e ótimos covers.
    Quem saber volte a assistir daqui um tempo.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Apenas dizendo que, eu amo glee!
    Adorei seu post... Conheci glee faz uns anos e nunca abandonei.
    Mas agora ta chato kkkk
    beijos anjo!
    Livreteando

    ResponderExcluir
  15. bem, confesso que não sou mt fã de musicais, apesar de gostar realmente de alguns.
    Eu assisti Glee algumas vezes com minha irmã, que é louca pela série, mas não curti a vibe... =T apesar das mensagens que a série passa e talz...

    não conhecia esse autor, mas lembro dessa antologia de carnaval da NC. xD
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oiii eu simplesmente amooo Glee!! Confesso que faz tempo que eu nao assisto (desde a morte de um dos meus atores preferidos da saga) eu perdi o interesse, mas pretendo um dia retomar e assistir os episodios que faltam

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oii, tido bem?
    Os temas abordados pela série são realmente interessantes, mas não consigo assistir, pois quando começam a cantar alguma música que gosto fico com raiva, rs, estranho né?
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  18. Olá =)

    Achei o post um pouco confuso, confesso. Não gosto muito do seriado, mas gosto das versões musicais dele. Alguns versões ficam melhores do que a original. Mas não é uma série que me atrai. Gostei de conhecer sobre o autor, mas ele ficou jogado de escanteio.

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ah, não gosto de Glee. =/ Mas enfim, vou tentar conhecer algo do autor antes de tirar minhas conclusões pelo gosto por seriados dele, rs... Beijos!

    ResponderExcluir
  20. ola tudo bem?

    a serie glee é uma das que mais gosto, em primeiro vem o supernatural e grimm, mas não perco um episodio e quero comprar o box para coleção ainda.

    ResponderExcluir
  21. Oiiii
    Nunca me interessei por Glee mas o pessoal gosta bastante!
    Gostei da sua empolgação pra falar sobre a série e eu Tb sou apaixonada por seriado,
    Bjus

    ResponderExcluir
  22. Oie, Lilian!
    Adoro essa coluna e adorei conhecer o Danilo. O que ele falou é verdade: os temas que Glee aborda são extremamente atuais e importantes. Um dia vou parar para ver todos os episódios, me sinto pecando por nunca ter visto nem um.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ❤

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem? Eu não perdia um episódio de Glee nas primeiras temporadas! Adorava!! Gostava muito das músicas e também de todo o contexto por trás das apresentações, a forma como os personagens evoluíam, a luta por respeito, por fazer o que gosta sem julgamentos. Mas depois passei a desanimar um pouco da série, os personagens foram mudando e eu acabei abandonando. Mas vendo esse post bateu saudade!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu já li o conto A Voz, do Danilo e amei! Me surpreendi demais, porque, pela capa e título, pensei que seria algo dramático e reflexivo, e foi uma tremenda comédia.
    Sobre Glee, eu acho legal os temas abordados, como você disse, são pertinentes não apenas para nossa geração, mas também a futura. Porém nunca tive paciência para a série. Vi poucos episódios da primeira temporada e só
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oiee, tudo bem?

    Não gosto de Glee, na verdade nunca assisti e nunca me interessei muito em ver. Além do mais, ultimamente ando totalmente sem tempo para séries, o que é uma droga =( Mas meu namorado adora as versões de Glee

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi oi!
    Não gosto da série em si, mas as versões que eles fazem das músicas são um luxo, tenho algumas no meu celular inclusive hahaahaha
    Beijos beijos!

    ResponderExcluir
  27. Nunca gostei de Glee, mas fiquei tão triste quando o Cory morreu, Mas, adoro algumas versões que eles fizeram de músicas que eu amo <3' É uma pena a série chegar ao fim, mas acho que não tem mais motivo ela está ali, a mensagem foi passada.

    Beijos, Ahri.
    dois-players.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 
Autora dos livros O Céu é Logo Ali, Mulheres Que Não Sabem Chorar e Desconectada. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, gênero, violência sexual, alcoolismo, etc. A escritora mantém um blog literário e trabalha com educação.

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Copyright © 2015 • Poesia na alma