Literatura, Cinema e Autores - com Janaína Rico




11 março 2015


Sobre a autora
Eu sou a Janaina Rico. Uma escritora animada, alegre e que vive intensamente! Sou autora dos livros “Ser Clara”, “Cartas para um pai”, “Apimentando” e “100 dias de sensualidade”. Ganhadora os prêmios "Identidade literária" e "Codex de Ouro". Criou a campanha Eu leio Brasil. Logo, lançará pela Qualis Editora.



Indicação de um filme e/ou uma série

*Indicação de Filme
Indico o filme “Frida”, baseado na vida da pintora Frida Kahlo, com direção de Julie Taymor.
Frida Kahlo (Salma Hayek) foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ele teve um agitado casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush), além de várias outras mulheres.


*O motivo?
Tenho uma luta constante pela causa feminina, e trabalho com o desenvolvimento da autoestima e do amor-próprio das mulheres. Neste filme, conseguimos perceber como charme, sensualidade e inteligência não tem a menor ligação com os padrões de beleza ditados pela mídia. A pintora é um modelo de mulher forte e determinada, que venceu muitas barreiras e deixou um legado.

*Como essa indicação pode ajudar numa construção político ideológica?
Trazendo a biografia de uma mulher revolucionária, o filme permite a reflexão sobre diversos temas, passeando por política, sexualidade e valores. É uma maneira de incentivar uma análise sobre a nossa forma de pensar o mundo.



*Onde encontrar?

21 comentários:

  1. Nunca vi Frida, e só agora me dei conta disso! O máximo que vi foram cenas isoladas durante uma aula na faculdade, mas o filme inteiro... Nada! Seguirei a dica da Janaina o quanto antes, quem sabe nesse final de semana mesmo. :)
    Te espero no meu blog! www.literasutra.com
    Um abraço,
    Monalisa

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post e da indicação! Nunca assisti o filme mas conheço a história da Frida e já assisti a peças de teatro sobre o assunto, acredito que o filme seja ótimo também! Vou tentar assistir algum dia :D

    Beijosss
    Poison Books

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse filme e a autora também parece ser um amor de pessoa.. amei a indicação! Beijos

    Mutações Faíscantes da Porto89

    ResponderExcluir
  4. Já assisti o filme e eu adoroo, gosttei do post de hoje, vc sempre aborda assuntos interessantes,
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi Lilian!
    Esse filme é muito interessante! As atuações são impecáveis.
    Tenho muita curiosidade de conhecer o trabalho da autora Janaina Rico.

    Beijos
    Carolina
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nunca assisti ao filme e não conheço muito a respeito de Frida, mas o que sei a respeito dela me faz querer saber mais, só preciso tomar a iniciativa e procurar! Começarei com o filme! <3
    Obrigada por me lembrar do assunto!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei muito de conhecer a autora. Eu acho legal quando os autores nacionais ganham mais espaço dentro dos blogs, isso é muito importante para que a nossa literatura possa crescer.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Eu super admiro a Janaina! Estou louca para ler os livros dela...
    O filme eu nunca assisti...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  9. Adorei a indicação. Esse filme me deixa um pouco incomodada, sabe. A relação dela com Trotsky principalmente. Mas não é por puritanismo, eu acho que me enxergo em muitos momentos nas relações dela... negócio complicado... Estou adorando esses papos com os autores, é uma sacada genial, tá cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  10. Amei a postagem! Acho que todos deveriam ver esse filme, um grande exemplo

    ResponderExcluir
  11. Oláá
    Ótima indicação, nunca assisti ao filme mas me falam extremamente bem, o assunto abordado é muito interessante. Belo papo com a autora, os livros parecem ser bem legais e gostosos de ler, interessante.

    Beijos
    Catharina
    http://realityofbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, gostei da indicação, não conhecia a autora e nem o filme, beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Lilina, não assisti Frida e na verdade, conheço pouco de sua história. Uma boa opção esta indicada pela Janaina.
    Bjs, Rose - Fábrica dos Convites

    ResponderExcluir
  14. Nunca vi Frida, parece ser um filme bem legal. Eu adoro essas entrevistinhas com autores! Pra falar a verdade, eu sou apaixonada! Otima tacada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Não sei muito sobre a Frida. Mas não fiquei muito interessa em assistir ao filme. Não sou muito de filmes biográficos. Mas obrigada pela indicação, quem sabe um dia.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oii nao conhecia a autora somente as suas obras. Sobre a indicação... Frida é um filme intenso de ao mesmo tempo perfeito. Amei a indicação

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Já ouvi algo a respeito de Frida mas nunca fui a fundo na história para conhecer melhor, não é o estilo de filme ou livro que me atrai mas como ela foi uma mulher marcante na história seria interessante saber mais sobre em algum momento. Adorei seu post, me abriu novos horizontes. BJOS!

    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Conheço muito pouco sobre Frida, mas já havia lido em diversos lugares o quão determinada e forte foi (ou é) essa mulher. Creio que ela é um exemplo bravo de mulher, que reflete para nós na atualidade.

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu acho que sou a única pessoa do mundo que não vou este filme da Frida e me envergonho muito por isto. Aliás, não conheço muito sobre ela. =/

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Adorei a coluna, com dicas de filmes dos autores.
    Eu nunca vi Frida, mas sempre vejo comentários positivos, e é um que está na minha lista para assistir em breve
    Beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Uma vez eu fiz a sobrancelha de uma amiga igualzinha a da Frida.
    Rimos muuuito.
    Amei sua postagem e fez eu lembrar desse momento hilário da minha vida.

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 
Autora dos livros O Céu é Logo Ali, Mulheres Que Não Sabem Chorar e Desconectada. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, gênero, violência sexual, alcoolismo, etc. A escritora mantém um blog literário e trabalha com educação.

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Copyright © 2015 • Poesia na alma