Resenha – Escolhas, de Cristina Valori




21 abril 2015




Ousadia, segundo dicionário online de português, significa ‘Característica ou particularidade do que é ousado; que possui valentia ou coragem; arrojo ou coragem: tomava suas decisões com ousadia.’. A palavra se acopla perfeitamente o livro Escolhas, de Cristina Valori, 254 páginas, Qualis Editora.

Escolhas - Quem determina o que é certo ou errado? Como saber qual caminho seguir? O que nos garante a certeza de ter feito a escolha correta? Será que a razão deve prevalecer ou seguir o coração é sempre o melhor? Você conseguiria viver sabendo que as suas decisões podem mudar tudo? Por que o destino as vezes nos testa? Para Fabiana nada poderia mudar a sua história. Ela sempre teve esta certeza, até que a vida provou que nem sempre é fácil decidir qual rumo tomar. Que o seu coração é quem comanda e a guiará para a decisão correta. Em um sábado como outro qualquer, Fabiana se vê diante de uma situação que mudará a sua estrutura, deixando-a com dúvidas sobre a sua, perfeita, vida. Ela será obrigada a fazer a sua escolha, quando o destino exige uma decisão. Como não se entregar ao verdadeiro amor? Como viver sem se sentir culpada?
E por quê? Porque ela estava sendo testada daquela forma? Essas e outras perguntas começaram a fazer parte do seu dia a dia, desde o momento que resolveu seguir os seus sentimentos. E você? Faria o que? Seguiria o seu coração?

Primeiro, quero evidenciar que o livro não se trata de traição, ao menos sob minha ótica. Mas, não adentrarei no assunto, pois considero desnecessário. Escolhas, nas primeiras páginas, nos adverte a que veio. Mostrando que a vida real, muitas vezes, pode ser um infeliz clichê, sem rodeios. Porém, como se trata de vida, não de experiência em laboratório, não dá para ‘normatizar’ e o destino cria nuances que nos coloca sempre em encruzilhadas, a grande questão é: que caminho escolher?
Sabiamente, a narradora compreendendo a situação polêmica em que se encontra, adverte sobre os sentimentos que os leitores podem sentir: pena paixão, amor, raiva, desprezo etc. porém, Fabiana, protagonista, não se intimida e destrincha sua história. Isso é ousado, ela tem filhos, é casada, tem medo, mas não deixa de seguir em frente... ousadia é o que movimenta o mundo, gosto de mulheres assim.
Fabiana resolve fazer mais uma tatuagem e conhece Gustavo, o tatuador bonitão, é amor à primeira vista, e a química entre os dois é perceptível no primeiro instante. Por favor, românticos não tente normatizar a relação de Fabiana com ‘certo e errado’! 


Está vendo o motivo de eu ter ficado confusa? Tinha tudo. Família, amigos, casa, filhos, emprego e amor. Por isso me perguntei tanto naquela época o motivo do Gustavo ter aparecido na minha vida. Não queria mudar as coisas, e nem sabia se existia algo para ser mudado. Será?

Uma nova vida batia a porta de Fabiana, uma vida que ela desejava, mas como deixar o que construiu para traz? Mas, o destino continua aprontando, e muitas coisas vão acontecer fortalecendo e distanciando esse novo amor. Muitas outras pessoas, como num efeito borboleta, se envolverão mais que Fabiana gostaria e sofrerão, por acaso do destino, pelas escolhas dela, por imaturidade, por machismo... são reações e acontecimentos inusitados banhados pelo clichê que a vida de muitos se acomodam.

No geral, foi uma leitura rápida, li em menos de duas horas, o primeiro livro da parceria com a Qualis e espero conhecer mais da editora. 

15 comentários:

  1. Oi Li!
    Sabe que até ler sua opinião não tinha me interessado por esse livro em especial! Gosto de pegar algumas leituras rápidas, e essa história parece muito boa, vou admitir que esse tatuador bonitão ai que falou, me chamou atenção, e também gostei do enredo em geral! Linda resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Já tem post novinho esperando por você!! Estamos de casa nova, venha nos visitar!!
    Curta a nossa página no Facebook, é só clicar: https://www.facebook.com/blogrolamuito
    Muitos beijinhos..

    ♥ www.rolamuito.com

    ResponderExcluir
  3. Parece ótimo, o tema e a capa já chamam atenção...
    Deve ser ótimo para ler em duas horas...Imagino a empolgação com a chegada dos personagens.
    Parabéns! Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Aaaah como eu quero ler esse livro! Solicitei para a editora, mas até agora nada *-* A história parece ser muito emocionante e bonita, estou doida para conhecer.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dryh, se por acaso a editora não lhe responder, por favor, me chama inbox pelo face. Eu te ajudo.
      Obrigada
      Bjs

      Excluir
  5. Taí um liro que eu leria de boa, fiquei bem curiosa pra saber o desfecho dele, quais escolhas a protagonista toma e certamente a reviravolta que tais escolhas vão causar em sua vida...
    Achei a capa dele linda, bem poética...
    bjs, Lilian ^^

    ResponderExcluir
  6. Oláá
    Parece ser um livro bem legal e rápido, gostei bastante da premissa e leria sim se tivesse oportunidade para passar o tempo, que bom que gostou e espero que goste ainda mais dos outros da editora.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Estou doida para ler Escolhas desde que soube do lançamento. Tenho muita curiosidade para ver como a autora desenvolveu o tema. E me interessei mais ainda depois de saber que é uma leitura rápida, parece ser muito agradável!
    Vou solicitar para a Editora!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Lilian, tudo bem?
    Estou bem curiosa com o livro, principalmente para saber quais são as escolhas a Fabiana fará e as consequências que terá.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Hey, tudo bem?

    O que eu achei mais interessante é que o livro não faz da traição o principal assunto. Se o holofote ficasse sempre em cima dessa questão o livro, pra mim, não teria a miníma graça. Acho que de uma forma ou de outra eu ia acabar me irritando com a história e não conseguiria realmente apreciá-la. Isso e o fato de ser uma leitura rápida e fluída são o que mais levantaram minha curiosidade a cerca do livro, quem sabe eu não leia.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  10. Bom dia,

    Não conhecia o livro, parece bem interessante, bom saber o quanto a literatura nacional está crescendo...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oieee, tudo bem? Você leu o livro em menos de duas horas??? Nossa, então a leitura dele é bem rápida, adoro livros assim, que lemos em uma sentada kkkk, a capa é bem bonita e a história chamou bastante a minha atenção; E a pergunta que não quer calar é: O que acontecerá com a protagonista e o tatuador? e que mudanças as escolhas dela acarretará em sua vida. Fiquei super curioso para ler o livro rs, Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Confesso que o livro não me atraiu muito logo de início, mas como o livro não foca em traição, mas sim reconstrução de si mesma, eu já achei bastante positivo na obra e fez com que um pouco do desinteresse me abandonasse. Espero ler a obra em breve :D

    loucurasaovento.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Paula! Já tinha lido a sinopse e achado interessante e agora, depois de ler sua resenha, fiquei ainda mais curiosa. Parece ser um livro que desafia o leitor, provoca reflexão, e eu adoro quando isso acontece. Quero saber como a autora inseriu esses elementos no romance. Lerei em breve. Beijos!

    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 
Autora dos livros O Céu é Logo Ali, Mulheres Que Não Sabem Chorar e Desconectada. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, gênero, violência sexual, alcoolismo, etc. A escritora mantém um blog literário e trabalha com educação.

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Copyright © 2015 • Poesia na alma