Livro infantil conta a história de Malala, a menina que só queria estudar




23 maio 2015






O livro infantil "Malala: A menina que queria ir para a escola", escrito pela jornalista Adriana Carranca, mostra o drama, a luta e a representatividade de uma garota que foi impedida de fazer o que mais desejava na vida: estudar.
Em 2012, cinco anos após a chegada dos talibãs à região do vale do Swat, no Paquistão, onde Malala Yousafzai e família residiam até então, a blogueira de 15 anos sofreu um atentado terrorista que a deixou em coma durante dez dias. O motivo? Suas aparições em documentários internacionais e as manifestações acerca de maiores direitos educacionais para as mulheres paquistanesas.

Adriana Carranca visitou o vale do Swat pouco depois do atentado, e conta tudo o que viu e aprendeu por lá, apresentando a história dessa menina que, além de ser a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz, é um grande exemplo, no mundo todo, do poder do protesto pacífico.
Em entrevista a Rita Lisauskas do blog "Ser mãe é padecer na internet"  a autora afirma que a história de Malala é uma anti-Cinderela. “Ela não sonhava em encontrar um príncipe encantado, mas em ir para a escola; não queria se realizar por meio do casamento, mas por si própria com o mundo de possibilidades que a educação oferece. ”, justifica.
Fonte - Catraca Livre

12 comentários:

  1. Lilian! <3 você é demais!

    Cara, você já leu/ ja viu sobre outros livros da Adriana Carranca? Tem uma garota na minha antiga classe de jornalismo, no Brasil, que sempre me falava dos livros dela, abordando o que rola no oriente médio.. é bem interessante!..

    Aaaaaah, falando em Malala, vi em um post na página da BBC Brasil uma garota chamada Hadiqa, também paquistanesa, de 14 anos, que conversa com familias vizinhas e avisa do mal do casamento de crianças... da uma olhadaa

    Um beijo Lilian, <3
    SofiaPiassi.com

    ResponderExcluir
  2. a história dela é incrível. Sou doida pra ler o livro e gostaria de ler o quadrinho tbm. Vi um video dela discursando que me deixou em lágrimas... que força gigante essa menina tem...

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li o livro, mas conheço um pouco da história dela e acho admirável, porém nada como ler o livro né? Preciso toma vergonha na cara e me inteira mais sobre a história dela. http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olha eu desconhecia sobre a obra da autora, mas achei bastante interessante
    tudo que você falou sobre ele e acho que vou querer conhecer, porque é sempre bom
    saber sobre os clássicos da nossa literatura. Eu espero poder gostar =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-delirio.html

    ResponderExcluir
  5. Absolutamente perfeito! Eu sou professor e tenho ficado cada dia mais fascinado pelo que se tem produzido em termos de livros infantis/juvenis! A proposta desse então é interessantíssima da pra se discutir muita coisa em sala de aula trabalhando com ele.

    http://cabecasdeabobora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. A galera tá investindo pesado nela. Tem livro pra adulto, jovem, criança e agora essa nova versão infantil. Ainda não li nenhum livro sobre ela, mas conheço um pouco da história. Acho legal estarem "distribuindo" isso na mídia.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  7. Oláá
    Já escutei um monte sobre Malala e parece ser uma ótima história, com certeza pretendo ler em breve, tenho algumas amigas que leram e admiram, muito legal o post ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler o livro sobre Malala, a história dessa garota é incrível.
    Não sabia sobre o livro infantil, mas também fiquei com vontade de ler!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lilian!
    A Malala é um exemplo de força, ainda não li nenhum livro dela, mas quero muito. Deve ser um livro ao mesmo tempo impactante e também emocionante. Acho que esse livro infantil é uma excelente iniciativa, já que ela é um exemplo de determinação.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  10. Adorei a notícia, sempre tive curiosidade em conhecer a história da Malala, pois sempre via ela na Tv, soube do atentado sofrido e o livro que foi lançado sobre ela, o qual não tive a oportunidade de ler, mas adorei a notícia, sendo sua história, que traz muita superação e força, sendo retratado em um livro infantil!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. A história da Malala sempre me chama muito atenção e me emociona. Acho-a uma heroína, uma guerreira. Ainda não li nenhum livro sobre ela ou dela, mas quero muito! Esse livrinho lindo irá vir em ótima hora, achei lindo recontar essa história agora em uma linguagem infantil.
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, gostei bastante da notícia, eu quero ter a edição normal, mas essa edição aí será ótima para contar essa história para os pequenos em uma linguagem de fácil compreensão para eles. Se meus pequenos já soubessem ler compraria para eles.

    bjs

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 
Autora dos livros O Céu é Logo Ali, Mulheres Que Não Sabem Chorar e Desconectada. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, gênero, violência sexual, alcoolismo, etc. A escritora mantém um blog literário e trabalha com educação.

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Copyright © 2015 • Poesia na alma