Releituras de maio




06 maio 2015

Olá, poeteires!

O Releituras de abril foi magnífico para mim. A sensação era que colocava no blog um pouco da minha alma.  Os três livros que apresentei são obras que aprecio e têm valor sentimental. E a coluna, para mim, é a que me deixa ansiosa... a sensação que causa é que estou tirando um atraso. Afinal, são livros que li em algum momento da vida e nunca fiz resenha, nunca apresentei no blog. Para maio, selecionei obras que marcam a literatura mundial por diversos aspectos que que podem ser da arte literária, linguístico, social, etc. mas não vou discorrer sobre isso agora, deixemos para cada livro, seu espaço adequado.


Releituras de maio



O Quinze - Esta obra discorre sobre a grande seca de 1915, de que Rachel tanto ouviu falar. Ceição convence Mãe Nácia a partir. Vicente quer ficar, salvar o gado. Dona Maroca manda soltar o gado. Chico Bento vende as reses e parte com a família. Chegará à Amazônia? Não consegue as passagens e vai indo a pé. Um retirante em meio à seca. A fome e o cangaço. Este é um drama da terra.









Profissões Para Mulheres e Outros Artigos Feministas - Profissões para mulheres e outros artigos feministas reúne sete ensaios de Virginia Woolf nos quais ela questiona a visão tradicional da mulher como “anjo do lar” e expõe as dificuldades da inserção feminina no mundo profissional e intelectual da época. Numa era em que o papel da mulher modifica-se cada vez mais rapidamente, as críticas e reflexões de Virginia mostram que a autora estava à frente de seu tempo.Uma das romancistas mais inovadoras da literatura inglesa, Virginia Woolf (1882-1941) notabilizou-se também como uma das precursoras do feminismo contemporâneo. Além dos seus clássicos modernistas Mrs. Dalloway e Rumo ao farol, escreveu artigos nos quais explorou sem igual a questão da mulher e seu papel em uma sociedade dominada por homens, ideias que ajudaram a pavimentar o caminho do movimento feminista.






Inspiração Nordestina - O livro é uma reunião da obra poética de Antônio Gonçalves da Silva (1909-2002), o Patativa do Assaré, poeta cearense, cuja obra é totalmente voltada à cultura popular nordestina em suas formas e temas. 

20 comentários:

  1. Oi, Lilian! Obviamente não foi por coincidência que eu me apaixonei pelo seu blog justamente no mês de abril. Embora já o conhecesse, foi no mês passado que algo me cativou... Sua preocupação em apresentar conteúdos de qualidade é bem nítida, eu sinto que você cuida do Poesia na Alma com muito carinho. Isso faz com que cada visita minha seja um momento de prazer. :)
    Eu visito seu blog por conta própria, até quando não vejo nenhum link seu lá no grupo.
    Bem, precisava te dizer isso.
    Um abraço,
    Mona
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lilian! Obviamente não foi por coincidência que eu me apaixonei pelo seu blog justamente no mês de abril. Embora já o conhecesse, foi no mês passado que algo me cativou... Sua preocupação em apresentar conteúdos de qualidade é bem nítida, eu sinto que você cuida do Poesia na Alma com muito carinho. Isso faz com que cada visita minha seja um momento de prazer. :)
    Eu visito seu blog por conta própria, até quando não vejo nenhum link seu lá no grupo.
    Bem, precisava te dizer isso.
    Um abraço,
    Mona
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo, Monalisa!
      Obrigada por palavras tão belas! <3

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Achei bem bacana você ter feito releituras em abril! Tem vários livros que eu li a um bom tempo e que nem sequer resenhei no blog e eu adoraria fazer isso. Mas são tantos livros não lidos que acabo sempre adiando isso!

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Lilian!!

    Ótimas dicas, li o livro O Quinze e gostei demais, os outros eu não conhecia....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Lilian!
    Ótimas leituras.
    Eu quase nunca releio algo, mas é interessante.
    Gostei das suas escolhas. Já li O quinze, mas faz tempo!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Oi Lilian, acompanhei sua releituras de abril, e notei mesmo que você gostou disso, fico feliz. Espero que em maio com estes livros você fique ainda mais satisfeita.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Lilian, oieee! Menina que livros diferentes, bacana que você conseguiu fazer releituras e de livros que eu ainda não li. Fica a dica anotada aqui, beijos e obrigada!
    Mila
    http://scraplivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Lílian! Já tinha dito pra ti que achei esta ideia genial. E poder acompanhar de 'perto' este processo foi muito bacana. Espero poder ler todas as resenhas que ainda virão. Adorei as escolhas. Ah, e tenho que lhe dizer que estou aprendendo muito contigo!

    Um super beijo! :*

    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não li nenhum dos livros. Mas adorei essa coluna!
    Se eu fosse reler um clássico seria A moreninha, que eu adorei quando li!
    beijos
    http://www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Oie Lilian
    Raramente eu faço releituras. As suas estão maravilhosas. Desses títulos eu já li O Quinze, mas já faz um tempinho.
    Um grande beijo!
    Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  11. Oi Lilian, tudo bem?
    Mal posso esperar para ler as resenhas de maio no Releituras <3
    Não conheço nenhum dos livros e vou adorar conhecer.
    Vendo essa sua coluna me deu uma coceirinha para reler alguns livros que foram importantes em minha vida.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  12. Olha eu sinceramente desde do colégio não leio nenhum tipo de livro clássico, mas tinha vontade de ler O Primo Basilio, Dom Quixote e alguns outros, mas depois do trauma que eu tive por conta de provas e tudo mais, eu nunca mais peguei. Mas eu nunca li esses livros. Eu prefiro livros mais da atualidade, mas é sempre bom conhecer outras histórias. =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/lancamento-editora-butterfly.html

    ResponderExcluir
  13. Lilian-flor,
    EU ADORO a sua coluna Releituras! Suas resenhas são maravilhosamente bem estruturadas e avaliam amplamente a importância do livro em questão. Pretendo, um dia, apanhar todas as suas resenhas e ler cada um dos livros que você recomenda. Parabéns pela iniciativa!

    Boas leituras em maio, flor.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu sou apaixonada pelo seu gosto literário, sério. Eu nunca tive muito animo para ler clássicos, então sempre deixei essas leituras para quando eu era obrigada na faculdade ou na escola mesmo, mas acho muito legal vir aqui no seu blog e ver que você lê tantas autoras e autores clássicos bacanas.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi. Seu blog é muito bonito <3
    Eu não li nenhum dos três, mas gostei do propósito da postagem.
    Gostei muito do "Profissões Para Mulheres e Outros Artigos Feministas" então vou tirar um tempo para lê-lo.
    Parabéns pelo blog.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Lilian...
    Eu admiro demais o seu gênero literário, assim como as suas resenhas, sabia? Vou te explicar o porque: você me dá a chance de conhecer livros que são importantes e que eu de fato desconhecia.
    Adorei as suas releituras, meus sincros parabens

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  17. Hey, Lilian, tudo bem?

    Toda ideia dessa coluna me agrada muito. Acho muito legal que você leia novamente obras que possuem tanta importância e divida com os leitores do seu blog dessa forma, mostrando como eles te afetam agora. Espero que você aproveite essas três releituras no mês de marco e que sejam tão ou mais prazerosas que as de abril.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  18. Oi, Lilian!
    Que blog lindinho e bem organizado <3 Ainda não li nenhum desses livros, mas parecem bem interessantes. Eu amo clássicos, especialmente do realismo! Nesse período estou relendo alguns também, é sempre bom rever os livros favoritos, até porque em momentos diferentes temos interpretações diferentes e é bem gostoso ir lendo e se dando conta disso.

    Um beijo,

    ResponderExcluir
  19. Não li nenhum dos que voce citou e sinceramente não sei seu eu leria pois não é muito o meu gosto de leitura.

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 

Fanpage

Seguidores

Compre aqui

Compre aqui
Livro Mulheres que não sabem chorar

Link Me

Curta também:

Parcerias

De olho

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Google+ Followers

Autora dos livros O Céu é Logo Ali, Mulheres Que Não Sabem Chorar e Desconectada. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, homossexualidade, violência sexual e alcoolismo. A escritora mantém um blog literário e está sempre bem informada sobre questões sociais que acontecem em nosso país. É defensora da tese de que todos são diferentes e merecem ser tratados com equidade. Ela adora escrever sobre temas que incomodam e diz não ter medo do preconceito. Trabalha no movimento social e acredita que a educação é capaz de trazer mudanças significativas ao país.

Siga-nos por e-mail

Copyright © 2015 • Poesia na alma