Releituras de Julho




08 julho 2015


Olá, poeteirxs!


O Releituras deste mês será em homenagem as férias escolares, porém, com gosto de nostalgia. Apesar de eu estar trabalhando, resolvi escolher uns livros que fizeram parte do meu período colegial, tem pouco tempo isso... São livros que, naquela época, me tocaram, mostraram o que precisava enxergar.


Pra ser sincera, estou bastante empolgada, pois são obras que li há mais de quinze anos e não sei bem como será minha reação, as lembranças que poderão ocasionar. Na época, li os mesmos livros várias vezes, depois, os guardei numa caixa... e arrumá-los, tocá-los, deixaram-me melancólica... 

Deixando o papo de lado, vou apresentar as obras escolhidas. 


O Estudante é o grito desesperado de alerta para jovens, pais, professores, qualquer pessoa que pode, a qualquer momento, se tornar vítima das drogas. É o relato de um jovem que teve seu lar destruído pelo fantasma da droga, que não respeita idade, classe social, religião e raça. Muitos leitores poderão achar o conteúdo deste livro chocante e brutal, mas não devem se esquecer de que a realidade aqui escrita é muito mais. Um livro que não pode deixar de ser lido por todos que abominam o caminho da miséria e degradação para o qual os jovens são arrastados pelo vício das drogas. 



A fada que tinha idéias - No livro infantil A Fada que Tinha Idéias conta que as fadinhas aprendem que não se deve sair por aí inventando mágicas que não estejam no Livro das Fadas. Mas vai dizer isso a Clara Luz! Questionadora e criativa, ela quer ter idéias próprias, como transformar bule de café em passarinho, dar vida às nuvens e colorir a chuva. "Quando alguém inventa alguma coisa o mundo anda", é o que ela diz. Mas nem todos aprovam comportamento tão original e inovador. Principalmente a rabugenta Rainha... E agora? O que Clara Luz irá fazer? O livro A fada que tinha idéias é diversão garantida para toda a criançada. 


A hora da verdade - Depois de perder o namorado para uma amiga, Iara não volta a ser a mesma. Obcecada pela idéia de tê-lo de volta, está disposta a fazer qualquer coisa. Muitas pessoas são envolvidas numa trama diabólica e ela mesma acaba sendo vítima de seu ciúme doentio.


23 comentários:

  1. Lilian e suas releituras kkk os livros me parecem aqueles livros de infância, o único que já tinha ouvido falar era ' a hora da verdade'.

    ResponderExcluir
  2. Oie!!
    Não conhecia esses livros, acho que ninguém nunca indicou livros pra ler quando eu estava na escola '-' Mas, acho bem legal quem consegue tirar um tempo para fazer uma releitura!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  3. releituras são sempre um convite ao passado, pura nostalgia... vez ou outra enfio uma releitura no meio de tanta leitura pendente, é incrível a forma como a obra nos toca dependendo da época em que foi lida...
    Não sei, mas tenho a impressão de já ter lido A fada que tinha ideias. Tem muito livro que li quando era criança e não lembro... xD

    ResponderExcluir
  4. A Fada que Tinha Idéias é tão lindo! Os outros dois eu não conheço.
    Esperando pelas suas impressões de releituras.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Raramente consigo reler um livro, parabéns por isso. Não conhecia esses livros. Bjs

    ResponderExcluir
  6. oi ^^ acredita q eu não conhecia nenhum dos livros? e geralmente n costumo fazer releituras, a não ser que eu seja uma fissurada pela obra.
    fiquei interessada no livro A fada que tinha ideias :) parece ser fofo.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  7. Cara, "O Estudante" parece MUITO interessante pra mim, porque eu realmente curto ler sobre esses assuntos. Vou por na minha lista de leitura com certeza, obrigada pela referência. (:
    xx,
    Le Flamant Rosé

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar desses livros, mas eles parecem bem bacanas. Eu também adoro reler um livro de vez em quando é tão bom reviver histórias que nos marcaram ne.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia nenhum deles, mas eles me parecem bem interessantes! Reler livros da escola realmente trás essa sensação de nostalgia!
    Beijinhos, Vic (https://corujasdebiblioteca.wordpress.com/)

    ResponderExcluir
  10. Lili!!!! Chorei aqui! A fada que tinha idéias, meu deus, eu tinha aquele antigão da capa branca... Tão lindo! Ai, que saudade de ser criança. <3

    ResponderExcluir
  11. Olá
    adorie saber que você vai fazer isso, achei bem legal, mas infelizmente nunca li nenhuma dos títulos citados a cima, espero poder ver mais coisas sobre eles,
    Bjks
    Passa Lá no meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lilian.
    Adoro ver suas releituras, acabo conhecendo livros com histórias boas. Não tenho mais o hábito de releituras, mas acho que vou entrar na tua onda hahaha

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  13. Lilian eu só conheço O estudante e é uma das minhas leituras amorzinho.
    A história e os ensinamentos que a história traz são ótimas.
    Boa releitura!

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Não conhecia nenhum dos livros que você escolheu, mas espero que você faça ótimas releituras e que eles te tragam boas recordações!

    Beijo :*
    www.livrosesonhos.com

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Não conhecia nenhum dos livros *-* mas "O estudante" parece ser interessante e muito realista, gostei da sinopse dele."A hora da verdade" também parece ser legal.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Lilian! sinto suspiros nostálgicos vindo atona no decorrer dessas leituras de tão 'pouco' tempo atrás. ão conhecia nenhum dos títulos, e vou esperar a sua resenha para me familiarizar com eles. bju
    Amoras Com Pimenta ❤

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Não conhecia muito os livros, mas a edição deles me lembraram os livros que eu costumava ler na infância, o que me despertou nostalgia. Espero que você goste das suas releituras!

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Amo seus posts, e esse foi nostálgico para mim, me deu uma saudade gostosa de quando era criança, pq a fada que tinha ideias eu já li e desde pequena sempre gostei de ler.......
    Bjus

    ResponderExcluir
  19. Eu já tinha ouvido falar de A Hora da Verdade, mas confesso que eu nunca tinha li o livro. Também não conheço os outros títulos que mencionou, mas gostei das sinopses de alguns, me interessaram bastante.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Lilian
    Tudo bom?
    Não conheço os livros que você escolheu, mas estou curiosa com eles pelas sinopses.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá, achei os livros muito interessantes! É muito bom fazermos releituras para ver se nossa opinião mudou desde a última vez que lemos tal livro, Fiquei interessada em A Fada que tinha ideias, gosto muito de livros infantis :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  22. Eu acho que já li O Estudante na escola, mas me lembro de pouca coisa o.o boas releituras,achei a ideia de pegar livros "escolares" muito boa.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?

    Releituras é algo muito bacana, a gente costuma notar pontos para os quais não deu muita atenção na primeira leitura e ou, como no seu caso, que são livros lidos a muito tempo atrás, a visão sobre eles pode mudar, devido a mudança do tempo em você. Hehehe. Eu gostaria de fazer releituras mais vezes, porém, a lista de livros para ler aumenta, aumenta e, acaba que quase não as faço.

    Não conheço nenhum dos livros que apresentou e, vou esperar para ler as resenhas. XD

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 

SKOOB

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Copyright © 2015 • Poesia na alma