Resenha - Não Pare!




17 julho 2015


Não Pare! - Uma vida normal e tranquila seria tudo que uma adolescente odiaria ter, certo?
Não para Nina!
Por que tinha que viver como uma nômade (ou fugitiva!), mudando de cidade ou
país a cada piscar de olhos? Por que não podia saber nada sobre o paradeiro de seu
pai? Por que sua mãe era tão neurótica e supersticiosa?
Milhares de perguntas.
Nenhuma resposta.
O que significavam aqueles estranhos calafrios, acidentes e mortes que insistiam
em acontecer ao seu redor? Teriam eles alguma ligação com o seu defeito de nascença?
Ou seriam causados pelo selvagem bad boy de hipnotizantes olhos
azuis-turquesa que costumava aparecer nos momentos mais assustadores?
Nina jamais poderia imaginar que aquele garoto sombrio de corpo escultural e
fisionomia atormentada lhe abriria os olhos para um universo paralelo.
Só ele tinha as respostas para os seus mais íntimos questionamentos, mas cobraria
um preço muito alto para fornecê-las:
A vida dela!

Hi People, já faz um tempinho que eu não venho com resenhas para vocês, não é? Então, hoje vamos matar a saudade. A resenha de hoje é de um livro nacional que me deixava meio ansiosa e meio apreensiva sobre a sua leitura: Não Pare!, da Fml Pepper, 228 páginas, Editora Valentina

Eu comecei a ler não sem criar muitas expectativas, pois, às vezes, livros muito famosos me frustram e acabei achando que a leitura foi agradável, porém bem clichê em relação aos YAs de Fantasia que já li. Detalhe, achei a capa bonita!
Nina é uma jovem comum, porém tem uma diferença que para ela é uma ‘deficiência’, sua pupila é incomum e ao invés de ser arredondada como a nossa, ela é vertical como a de um réptil e por isso ela usa uma lente especial desenvolvida pela própria mãe, que se especializou nesse ramo para poder melhorar a vida da filha. Só que a relação entre elas é um tanto conturbada, devido as mudanças constantes de país. Segundo Stela (a mãe) por motivos de trabalho, mas para Nina o motivo é que ela é super protetora, já que as mudanças sempre acontecem após a garota ter se envolvido em algum acidente.
Após um novo acidente em Amsterdã, elas se mudam da Holanda para Nova York nos EUA. O que leva as duas a terem mais um atrito. Nina prevendo uma nova mudança em breve, tenta manter-se afastada dos colegas da escola, mas não teve muito êxito nesse intento e acaba deixando Melly se aproximar. Novos acidentes começam a acontecer e, num deles, ela é salva por um garoto do colégio chamado Kevin, por quem ela começa a se interessar. Na escola há também outro garoto chamado Richard e com esse o relacionamento de Nina é totalmente oposto ao dela com Kevin, eles se detestam.
Os acidentes passam então a acontecer com frequência e eles agora são precedidos por uma forte tortura, só que, dessa vez, Nina os mantém em segredo para evitar que Stela queira se mudar novamente. Ela então decide arrumar emprego e tentar levar uma vida normal, coisa que nunca teve, só que ela nem imagina que até mesmo essa vida incomum, a qual ela estava habituada, está prestes a acabar.

Eu li o livro rapidamente, em apenas uma noite, porque esse é um hábito que eu tenho e também porque a escrita da Pepper é bem fluida, assim como os acontecimentos do livro são bem rápidos e prendem a atenção.

Vocês devem estar pensando que eu ia dizer que não havia gostado da história, só que não, eu gostei da história, sim! E quero ler o segundo livro em breve. Só que eu falei que a leitura tinha muitos clichês presentes em YAs de Fantasia, e realmente achei isso. Desde de a Jovem anônima, que de uma hora para outra, vê o mundo que ela conhece abalado por algo sobrenatural, onde ela é sempre o centro das atenções ou pela mocinha desastrada (ou perseguida, nesse caso) que está sempre em constante perigo e precisando ser salva. Esse tipo de plot é em recorrente em livros do gênero, já vimos isso em Crepúsculo, na Saga Imortais e posso citar uma dezena de outras histórias. Isso, não é necessariamente ruim, mas acaba levando o leitor a comparação.

Porém, a FML Pepper agregou na história vários diferenciais que acabaram tornando a sua narrativa bem mais original e esses clichês se tornaram detalhes. A Escolha dela por criar seres fantásticos diferentes, universos paralelos e toda uma nova mitologia para esses, foi uma jogada que agradou. O ritmo do livro é bem rápido, o que faz com que a leitura também seja, a história envolve tantos mistérios que faz com que seja impossível ao leitor não ficar curioso pelo livro II.


Os personagens são bem desenvolvidos, como eu falei, para explicar os seres míticos que criou a autora desenvolveu toda uma mitologia, bem elaborada e interessante. Eu me envolvi na leitura da história, mas não consegui me conectar muito bem com a Nina. Em vários momentos a achei muito burrinha, não enxergando e/ou percebendo várias coisas que eram mais claras que água. A começar pelo extremo cuidado de Stela, que estava claro que não era algo gratuito, entre outros que eu não posso citar para não dar Spoiler. Não vou falar de outros personagens, pelo mesmo motivo. Eu quero ler o segundo livro, pra matar a minha curiosidade.

Enfim, se você é o tipo de leitor que curte Young Adults no estilo Crepúsculo, você com certeza gostará de Não Pare!; se você é um leitor que faz parte da turma dos que odiaram a Saga, pode seguir em frente essa não é uma leitura para você! 

No final das contas, respeitar o gosto literário do coleguinha é essencial. Afinal o que seria do Azul se todos gostassem de amarelo? É a diversidade que faz a literatura nacional ser tão rica, nosso país tem alguns autores muito bons nos mais diversos seguimentos, o que faz com que essa qualidade atinja aos mais diversos públicos.
Espero que tenham curtido a resenha. Não deixem de deixar seus comentários, beijos. 


20 comentários:

  1. Apesar de não curtir muito esse estilo Young Adults, eu adorei a premissa desse livro, e a originalidade da autora.
    Sua resenha ficou ótima.
    Bjs
    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Huahauhahuhau, respeitar o coleguinha é essencial foi ótima, Kris. Tu sabe que eu não curto muito a temática, nem personagens "burrinhas". Mas acredita que eu tô ficando curiosa com esses livros da Pepper? Qualquer dia eu vou dar uma trela.

    ResponderExcluir
  3. Kris, eu gosto de YA, mas igual a Crepúsculo eu já não sei.
    Meio que enjoei da linha Crepúsculo, mas as resenhas sobre essa trilogia são tão positivas que eu acho que acabarei dando uma chance para a leitura.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu comprei esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Ando sem tempo =[
    Confesso que o livro foge da minha zona de conforto literária, mas espero que seja uma boa leitura.
    Eu gostava muito de Crepúsculo se serve de consolo hahahaha
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu comprei esse livro, mas ainda não tive tempo de ler. Ando sem tempo =[
    Confesso que o livro foge da minha zona de conforto literária, mas espero gostar da leitura.
    Eu gostava de Crepúsculo se serve de consolo hahaha!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Caramba.. A historia é tipo muito... FORTE, esses negócios de acidentes, são malas demais, eu gostei muito.. Porque tipo, parece que no livro pelo que vi tem muita aventura, eu amo livros com aventuras, também gosto quando tem um romance, drama.. Tudo isso junto.. a editora fez muito bem em lançar um livro tão eclético como esse. Eu amei esse lançamento já li o livro, e vou te falar, é muito bom mesmo. Parabéns pela resenha, ela esta totalmente maravilhosa.

    http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. então essa é uma leitura que eu passaria adiante, apesar dos pontos positivos que vc citou ao longo da resenha... Ele já não tinha me encantado mesmo, então...

    ResponderExcluir
  8. Oii tudo bem?
    Vejo muita gente lendo esse livro e só que eu não lia muitas resenhas, só que eu to meio cansada de clichês então vou deixar ele um pouco de canto e futuramente eu leia.

    Beijos!!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Que bom que também gostou, Acho que não vi ninguém que ainda não tenha gostado desse livro. Acho que só eu não li.
    Gosto do gênero, e além do mais gostei de Crepúsculo, então acho que não teria problemas em ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olaaa
    Ouvi muitos elogios da serie e do livro, que pena que nao funcionou tanto pra vc mas espero ler em breve e tirar minhas próprias conclusões.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não funcionou?
      Hauhauhauha Eu gostei muito do livro.
      Acho que você não leu a resenha. rsrsrs

      Excluir
  11. Muito animada com essa leitura. Estou finalizando e devo dizer que minhas impressões são bem parecidas com as suas. O clima de suspense ajuda muito a manter a tensão e a atenção do leitor. Nina também me irrita em alguns momentos.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Vi muita gente aclamando esse livro e fiquei muito curiosa para conhecer essa história!
    Agora lendo sua resenha acho que devo não criar tantas expectativas para não estragar minha leitura.
    De todo jeito achei a história interessante e quero ler!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  13. Apesar de não gostar muito dos livros tipo Young Adult e principalmente de histórias sobrenaturais, fiquei curiosa para saber o pq ela é perseguida.
    Bjs, Isabella
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Estou louca para ler este livro. Na verdade imaginava outra coisa, uma coisa mais distópica, e não tão adolescente e ainda sobrenatural. Pois coloquei esses romances deste tipo, um pouco de lado. Adorei ler sua resenha, e descobri mais sobre o livro. Pois ele vai ficar bem para o final da minha lista de compras.

    beijos

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Eu sou apaixonada pela FML Pepper! Além de gentil e simpática, ela escreve muito bem. Só tenho o primeiro livro, mas quero toda a trilogia. Gostei muito da sua resenha, expõe todos os aspectos da obra!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  16. Ola Kris eu amo esse livro, a escrita dela é envolvente demais, eu ia lendo até para a cozinha . Amo os personagens, sem contar que ela é uma linda e muito simpática. Preciso terminar de ler a trilogia, já comprei meu livro físico que está com uma capa linda. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Lembro que quando esse livro foi lançado em E-book todo mundo estava simplesmente fascinado por ele. Eu realmente me animei a ler, mas acabou que nunca tive chance de terminar a leitura. Espero muito comprar o livro físico pra poder ler.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Kris!!!
    Eu escutei apenas maravilhas sobre esse livro e acredito que ninguem em uma resenha abordou o livro como você. Não esperava que seria uma historia sobrenatural meio "infantil" como crepusculo. Mas eu ainda assim quero muito ler esse livro haha


    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bom?
    Gosto bastante dessa série porque a história é incrível, eletrizante e envolvente. A Pepper me conquistou com essa história em um gênero que não estou habituada a ler. Por mais que o primeiro livro seja clichê, para mima autora foi bastante criativa com sua narrativa. Os personagens não nem um pouco parecidos com Crepúsculo, mas sim personagens instigantes e dúbios.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 

Fanpage

Seguidores

Compre aqui

Compre aqui
Livro Mulheres que não sabem chorar

Link Me

Curta também:

Parcerias

De olho

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Google+ Followers

Autora dos livros O Céu é Logo Ali, Mulheres Que Não Sabem Chorar e Desconectada. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, homossexualidade, violência sexual e alcoolismo. A escritora mantém um blog literário e está sempre bem informada sobre questões sociais que acontecem em nosso país. É defensora da tese de que todos são diferentes e merecem ser tratados com equidade. Ela adora escrever sobre temas que incomodam e diz não ter medo do preconceito. Trabalha no movimento social e acredita que a educação é capaz de trazer mudanças significativas ao país.

Siga-nos por e-mail

Copyright © 2015 • Poesia na alma