Concurso cultural “Bons textos, boas ideias”




23 agosto 2015


A primeira atividade do blog CULT Educação é o lançamento do concurso cultural “Bons textos, boas ideias”, destinado a alunos regularmente matriculados no terceiro ano do ensino médio de escolas públicas, orientados por professores que atuem em tais estabelecimentos de ensino.

Cada aluno poderá enviar para culteducacao@revistacult.com.br, até o dia 9 de outubro de 2015(09/10/2015), uma redação de sua própria autoria, escrita a partir do seguinte tema.
Proposta de redação
Tomando por base o texto “Gosto se discute” (clique aqui para ler), no qual a professora Maria da Graça Setton analisa a importância da obra do sociólogo francês Pierre Bourdieu para a cultura e a educação, escreva um texto dissertativo em prosa em que você discuta como a escola pode ajudar na formação do gosto cultural de um aluno.

Importante: Atenha-se ao gênero dissertativo. Portanto, não escreva uma crônica, uma narrativa, uma descrição ou qualquer outro tipo de texto que não permita a apresentação de boas ideias e argumentos.
Professor orientador
Cada texto deverá ser orientado por um professor que atua na escola em que o próprio aluno estuda, com quem ele poderá trocar algumas ideias a respeito de como a redação poderá ser desenvolvida. (É obrigatório que o nome deste docente e seu número de matrícula sejam indicados na folha de redação).

Regras de formatação:
·         O texto deverá ter, no mínimo, 2000, e, no máximo, 4000 caracteres, com espaço.
·         O nome completo do aluno deverá ser digitado no alto da página à esquerda. Nas três linhas posteriores deverão constar, respectivamente, o nome da escola em que o aluno estuda, o nome e o número da matrícula do professor orientador.
·         Os textos, em Word, deverão ser digitados em arial normal 10, com espaço 1,5 entre as linhas.
·         Dar título ao texto é opcional.
·         Toda e qualquer citação alheia utilizada na resposta direta ou indiretamente deverá ter sua fonte devidamente indicada.
Importante: Os textos que não seguirem estritamente tais regras não serão avaliados.
Premiação
A melhor redação será publicada na edição de novembro da CULT e também no site da revista. A escola em que o aluno estuda ganhará o valor equivalente a R$ 2.500,00 convertidos em livros de literatura publicados pela editora Record.
 O resultado será divulgado no site da revista CULT, no dia 15 de outubro de 2015(15/10/2015), data que comemora o Dia do Professor.
 Avaliação:
Todos os textos serão avaliados pela equipe editorial da CULT, de acordo com os seguintes critérios:
Correção gramatical (grau de formalidade; variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de interlocução; sintaxe de concordância, regência e colocação; pontuação; flexão; ortografia; acentuação), coerência (organização do texto quanto a sua lógica interna e externa) e coesão (encadeamento das partes do texto; progressão temática).
Marcas de autoria: expressividade no uso dos campos semântico e lexical; nível de cultura e de formalização dos conteúdos apresentados; indícios pessoais no desenvolvimento e na organização do texto, na condução do estilo e em seus efeitos de sentido.

Fonte - Portal Geledes

3 comentários:

  1. Muito importante esses concursos pois assim podemos descobrir novos talentos e quem sabe até um futuro escritor, em que possamos apaixonar por suas histórias?
    Adorei o tema sugerido para o texto dissertativo, em como a escola pode ajudar na formação do gosto cultural de um aluno, e claro o prêmio para o grande vencedor. R$2.500,00 convertidos em livros publicados pela editora Record? Que delicia!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Gostei muito dessa ideia e achei muito legal essa iniciativa e incetivo e como podemos ver um envolvimento maior do aluno com a escola, queria muito poder participar, e já alguns amigos meus vão adorar a ideia, sorte a todos que estão participando !!!

    ResponderExcluir
  3. Já ganhei um concurso parecido e realmente acho muito importante a realização dos mesmos! Eles contribuem muito para enriquecimento cultural, além da premiação ser bastante compensadora!

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 

Fanpage

Seguidores

Compre aqui

Compre aqui
Livro Mulheres que não sabem chorar

Link Me

Curta também:

Parcerias

De olho

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Google+ Followers

Autora dos livros O Céu é Logo Ali, Mulheres Que Não Sabem Chorar e Desconectada. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, homossexualidade, violência sexual e alcoolismo. A escritora mantém um blog literário e está sempre bem informada sobre questões sociais que acontecem em nosso país. É defensora da tese de que todos são diferentes e merecem ser tratados com equidade. Ela adora escrever sobre temas que incomodam e diz não ter medo do preconceito. Trabalha no movimento social e acredita que a educação é capaz de trazer mudanças significativas ao país.

Siga-nos por e-mail

Copyright © 2015 • Poesia na alma