Roda de Leitura - PNA




14 agosto 2015


Venho aqui hoje falar para vocês sobre a última roda de leitura realizada aqui em minha cidade. Dessa vez, a Roda foi diferenciada das anteriores, por se tratar da edição de um ano do evento. Conseguimos o espaço da Escola Herculano Bandeira de Melo, no centro de Paudalho, e houve uma confraternização após a discussão sobre a série Bruxos e Bruxas, de James Patterson...


Houve o Quiz, já familiar entre os participantes assíduos, depois fizemos um debate que rendeu muitas questões sobre política, mídia, maioridade penal, cotas raciais, homofobia, religiosidade, bem como vários assuntos que estão em pauta nos últimos meses... Fizemos uma analogia de como a censura é tratada pelo governo nos livros e de como no nosso cotidiano somos atingidos pela liberdade [ou falta dela] de expressão que culmina em várias discussões nas Redes Sociais. 

  
Essa Roda foi prestigiada por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, que estavam presentes a fim de registrar a atividade da roda de Leitura para um trabalho acadêmico sobre incentivo a leitura e 'contação de histórias'. Houve uma dinâmica bem divertida entre os presentes, que se encaixou de forma devida nessa pesquisa de campo dos dois estudantes. 

brindes sorteados/distribuídos na Roda de Leitura...
Volta e meia fazíamos alguns sorteios de brindes ao longo da tarde, e várias pessoas foram contempladas com livros, ecobag, revistas e afins. Glenda também confeccionou alguns mimos, como chaveiro e garrafinhas, bem como o diário de Bruxos e Bruxas.

Ao fim dos debates e brincadeiras, tivemos de fato nossa confraternização, foi bem divertido, prazeroso e instrutivo, em suma, uma tarde maravilhosa ao lado de pessoas legais, de várias faixas etárias... 



Uma surpresa no fim do evento foi o convite que nós, membros da organização, fizemos à Glenda, para que ela se juntasse ao time, devido ao apoio e dedicação que ela vem dando à roda de uns meses pra cá. Reconhecendo sua ajuda, claro que a convidamos para ingressar conosco nesse projeto, e ela aceitou surpresa, bem como os demais participantes, que ficaram felizes com a novidade... 



confraternização tem que ter comida, né? 
Gostaria de agradecer à diretora da Escola Herculano Bandeira, Linda - por ter cedido o espaço para nosso encontro, a Guilherme Filippone, da Editora Record, por ter cedido um kit com ecobag e marcadores para sortear no evento. Quero agradecer também à Lilian, do blog Poesia na Alma e a Editora Valentina, que enviou vários livretos e marcadores distribuídos aos participantes. À Carolina Valeriano, por ter doado quatro livros para serem sorteados. à equipe do Dose Literária, por sempre me ajudar com a divulgação nas Redes Sociais, à minha professora Kalina, que também cedeu vários exemplares para sorteio. Em suma, a todas as pessoas que acreditam nesse Projeto e colaboram da maneira que podem para que ele sempre aconteça todos os meses. E começamos assim uma segunda fase, rumo aos dois anos de Roda de Leitura. Em nome da organização, muito obrigada...



Glenda, Carlinhos, Danilo, Nathy e eu...




Para mais detalhes, visite o evento no Facebook ou a página da roda... Até mais, e que venha a próxima Roda de Leitura... 


13 comentários:

  1. Que delícia que deve ter sido! Acho ótimo este tipo de encontro, pois cada um pode perceber como uma mesma obra foi absorvida de formas diferentes por outras pessoas.
    Sem entrar nas questões abordadas por vocês, esta série me decepcionou, esperava bem mais dela, mas achei que depois do volume 1, houve uma queda nos enredos seguinte.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa roda de leitura, e de como tudo foi organizado. Os debates com assuntos muito importantes, os sorteios e brincadeiras, incentivando principalmente a leitura. E claro, a comidinha que me deu aguá na boca ;P
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Waaaa, que legal a iniciativa de se reunir com outros estudantes em uma escola para debater tantos temas importantes e instigantes. Admiro quem organizou o evento. Parece ter sido bem interativo. <3 Salgadinhooooos, mimooooos, gente feliz! Nossa, tem coisa melhor?

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Que iniciativa incrível! Infelizmente não conheço nenhum projeto como esse aqui onde moro, mas com certeza eu adoraria participar e discutir sobre os livros que gosto... Parece ser muito divertido!
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Adorei a ideia e a inciativa, e muito legal quando podemos encontrar pessoas que gostem das mesmas coisas que a gente e que podemos discutir e debater sobre varias ideia e assuntos diferente ainda mais em grupo !!!
    Parabéns !!

    ResponderExcluir
  6. Que Projeto legal, Kris!
    Nada melhor do que ler e discutir com pessoas sobre e além, tudo isso incentivando a leitura, que deve ser indispensável! Muito legal mesmo!

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que iniciativa legal!
    Muito importante estimular a leitura de jovens!
    E aqui em Paudalho! Sou de Recife!

    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eita, que bacana. Sinta-se convidada a participar qualquer dia desses ^^

      Excluir
  8. Nossa gente, que iniciativa maravilhosa. Deve ser incrível participar de uma roda dessa. Quer coisa melhor do que debater sobre livros? Ainda mais com direito a um lanche? kkkk Parabéns pela iniciativa mesmo e que aconteça muitos encontros como esse e até melhores.

    bju

    ResponderExcluir
  9. Oi Maria, sua linda, tudo bem
    Eu já conhecia esse projeto, eu vi um outro blog divulgando também. O que eu gosto mais, é que vocês aproveitam para discutir assuntos importantes da nossa sociedade, que nos afetam como um grupo, indo além de um evento literário. Como gostaria que tivesse algo assim por aqui, acho importante sermos pensadores além de leitores. Parabéns por um ano do evento e que continue sempre.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Não conhecia o projeto e achei ele maravilhoso, além de livros vocês abordam outros temas importantes na sociedade, isso dá o diferencial super bacana e positivo. Parabéns a organização desse evento.
    Bju
    Juh- Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    É tão bom esses eventos.
    Adorei saber que tem esse projeto na sua cidade.
    As fotos estavam maravilhosas. Que sempre tenha esses eventos, é muito bom para falarmos do que mais gostamos, livros!
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, boa noite!

    Acho super legais eventos e encontros literários, queria que tivesse esse tipo de encontro aqui. Quem sabe futuramente, né? Uma roda de leitura, a se pensar, será que conseguiria montar uma? XD

    Beijo!

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 
Autora dos livros O Céu é Logo Ali, Mulheres Que Não Sabem Chorar e Desconectada. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, gênero, violência sexual, alcoolismo, etc. A escritora mantém um blog literário e trabalha com educação.

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Copyright © 2015 • Poesia na alma