Resenha - As Piores Decisões da História e as Pessoas que as Tomaram




18 novembro 2015


As Piores Decisões da História e as Pessoas que as Tomaram, de Stephen Weir,  Editora Sextante, 256 páginas me enganou. Ao solicitar o livro, pensei que fosse uma obra ao estilo Saber Horrível, só que para adultos.


‘A história está repleta de erros memoráveis. Muitos foram cometidos por pessoas bem-intencionadas que simplesmente tomaram decisões equivocadas e acabaram sendo responsáveis por grandes tragédias. Outros, gerados por indivíduos motivados por ganância e poder, resultaram de escolhas egoístas e provocaram catástrofes igualmente terríveis.Desde o momento em que Eva resolveu que valeria a pena morder a maçã até a crença de que o Titanic jamais afundaria, do rapto de Helena de Troia ao suicídio em massa em Jonestown, você vai conhecer alguns dos maiores equívocos da humanidade.Partindo da antiguidade e chegando até os tempos modernos, Stephen Weir analisa esses e outros grandes desastres da história como o incêndio de Roma, o tsumani da Indonésia, o acidente de Chernobyl , mostrando os erros que estão por trás de cada um deles e o impacto que deixaram no mundo em que vivemos hoje.’

Pelo contrário, a obra é bastante séria, com extensa bibliografia, e narra grandes erros político-econômicos da história, categorizados pelas motivações: Ira, Caridade, Inveja, Fé, Gula (surpreendentemente), Ganância, Esperança, Luxúria, Orgulho e Preguiça
Stephen Weir esmiúça no livro os erros mais danosos à humanidade, desde Adão e Eva (com certa deliciosa ironia), passando por diversos desastres causados por Orgulho na Segunda Guerra, até terminar com milhares de mortes que não foram evitadas por Preguiça, nos Tsunamis no Sul da Ásia.
Um livro de leitura um tanto arrastada, mas totalmente necessário para estudiosos e entusiastas de história, que gostem de ir mais a fundo nos motivos que permeiam grandes acontecimentos históricos.



13 comentários:

  1. Oii, como vai?
    Eu fiquei realmente surpreendida por esse livro, principalmente porque faço faculdade de história, com certeza está na minha lista de compras <3 Adorei muito a indicação!
    Beijos
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oieee.
    Amo livros com títulos longos.
    E amo mais inda livros com conteúdo histórico. Apesar da leitura ser arrastada, como tu mencionou, eu iria ler pela curiosidade.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Oee, tudo bem?
    Não me interessei muito pelo livro não, pelo menos não por agora, quem sabe futuramente eu não de uma chance a ele?

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ola Amanda lindona dessa vez a premissa não me chamou atenção, ainda mais com uma leitura arrastada, o que dificulta e muito . Vou deixar passar a dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Caramba, jura que já houve e/ou há guerra por gula?!! O livro é muito interessante! Quando eu vi no catálogo nunca imaginei que ele trazia de temas assim.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Amanda, tudo bem?
    Confesso pra você que o livro não me interessa muito, mas ele sem dúvidas é uma boa pedida para quem gostar de conhecer um pouco mais sobre história.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Oie! Mal havia terminado de ler a resenha e já concluí que necessito dessa obra. A começar pelo título, que já chamou minha atenção. O fato de citar a ganância de Eva me deixou ainda mais curiosa, pois, quando pequenucha, sempre quis dar uma passeada pelo tempo e xingá-la por isso, hahah. Adorei a resenha e espero poder adquirir o livro em breve. ♥

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  8. oi ^^
    pow achei o livro bem interessante, apesar de não ser o que eu costumo ler eu acho que é sempre bom dar uma olhada nesse tipo de coisa.
    sem contar que sou bem curiosa sobre fatos históricos, mas nunca li um livro sobre.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu estou louca por esse livro, acredito que deva ser um pouco cansativo sim de ler e justamente por isso o livro, na minha opinião, já tem um público seleto, direcionado para o assunto. Apesar de não ser uma estudiosa da história eu me interesso muito pelo assunto, amo livros que abordem fatos assim e esse parece ser algo incrível.

    ResponderExcluir
  10. Bom, Amanda, como você mesma disse na sua resenha deve ser uma leitura muito boa para quem gosta de se aprofundar em fatos da história.
    Pra mim, não chamou atenção.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Meu lado historiador já quer correr pra comprar esse livro, lerei com certeza!

    ResponderExcluir
  12. Achei uma proposta bem diferente e apesar de ser um livro mais técnico, acredito que por isso a leitura arrastada, vala muito a pena! Dica anotada :D

    ResponderExcluir
  13. oi, tudo bem?
    que livro diferente e a proposta é super interessante. Fiquei curiosa. Mas para ler é bom está numa vibe mais histórica e menos ficcional, e não estou nesse momento, kkkk
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 

Fanpage

Seguidores

Compre aqui

Compre aqui
Livro Mulheres que não sabem chorar

Curta também:

De olho

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Google+ Followers

Autora dos livros O Céu é Logo Ali, Mulheres Que Não Sabem Chorar e Desconectada. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, homossexualidade, violência sexual, alcoolismo, etc. A escritora mantém um blog literário e trabalha com educação.

Siga-nos por e-mail

Copyright © 2015 • Poesia na alma