Resenha - O Coração do Leão




23 dezembro 2015


O Coração do Leão, da autora Mia Sheridan, 208 páginas, editora Arqueiro, é o segundo volume publicado da coleção Signos do Amor. Vocês ainda não encontraram a resenha do primeiro livro por aqui, pois eu fiz um caminho inverso e solicitei o segundo antes do primeiro, já que cada livro traz uma história isolada e não ler um, não interfere na leitura do próximo.

O Coração do Leão nos apresenta Evie, uma jovem que cresceu como tutelada do sistema e por isso passou a parte da infância e adolescência sendo mandada de um lar adotivo para outro. Num desses Lares, quando ela tinha 10 anos, ela conhece Leo, um garoto que assim como ela também está no sistema e eles se tornam melhores amigos e mesmo quando passam a morar em casas separadas dão um jeito para se encontrar.
Nesse meio tempo, a relação dos dois vai amadurecendo e o que era antes uma forte amizade acaba se tornando amor. Só que a vida acaba reservando uma surpresa para eles e Leo é adotado permanentemente por uma família que vai se mudar para o outro lado do país.
Ele se vai, jurando que mandará notícias constantemente e que voltará para buscar Evie, assim que ela fizer 18 anos. Só que Leo nunca manda notícias e nem volta.
Oito anos se anos passam e Evie agora é uma adulta, não vive numa das melhores condições do mundo, mas é batalhadora o suficiente pra ter conseguido se dar bem depois de tudo o que passou. Hoje, ela tem um emprego, amigos e consegue dizer que é feliz. Até que, de repente, um homem misterioso começa a segui-la e quando Evelyn o confronta, ele se apresenta como Jake Madsen e diz que foi enviado por Leo.  O que Evie não esperava era acabar se envolvendo por esse lindo estranho.


O Coração do Leão foi uma leitura que muito me agradou, tanto pela maneira que a autora escreve, que fez com que a leitura fosse agradável e fluísse muito bem, quanto pela história em si. A Mia desenvolveu seus personagens com graciosidade e os fez realistas e interessantes. É Fácil se conectar e sentir empatia pela Evie, principalmente pelo fato de ela ser uma pessoa boa e caridosa, mesmo depois de tudo o que ela passou, essa é uma personagem que reflete esperança na humanidade. Jake inicialmente nos encanta devido ao seu mistério, a gente meio que fica com o pé atrás com ele, por não saber ao certo quais as reais intenções dele com a Evie e ao mesmo tempo, nos sentimos como ela, somos impelidos a confiar nele.
Porém, o fator diferencial da obra é a crítica social. Para quem não sabe o sistema tutelar dos EUA é diferente do nosso, lá não se usam orfanatos, mas há famílias que recebem uma verba do governo para tutelar temporariamente um ou mais órfãos na sua própria casa, junto a sua própria família. Esse sistema deveria ser algo bom, porém tem suas falhas, muitas famílias que recebem as crianças só estão interessadas no dinheiro e acabam negligenciando as crianças, as explorando e muitas vezes abusando delas física e até sexualmente.
O livro ainda fala sobre o abandono que essas crianças recebem quando saem do sistema, da dificuldade que elas passam quando deixam de ter o amparo do governo para ter um teto e comida, e precisam se virar de qualquer jeito pra sobreviver.
É essa crítica que a Mia levanta. Não é uma algo muito aplicado ao contexto social do nosso país, mas ainda assim eu a achei muito válido, pois acredito que possa chamar atenção aos abusos sofridos por muitas crianças. O livro ainda aborda o porquê de muitas dessas crianças terem sidas levadas ao sistema, pois muito poucas são realmente órfãs e muitas sofreram abusos, ou foram colocadas em situação de risco pelos próprios pais. E a Mia ainda vai além, ela levanta na obra a discussão de um tipo de abuso que é apesar de acontecer bastante, pouco se fala nele, porém eu não poderei destrinchar mais essa questão aqui, pois seria dar spoiler.

Enfim, recomendo a leitura do livro. Nela vocês encontrarão uma trama intensa, interessante e bastante agradável, que vai lhes prender do início ao fim. Eu adorei a leitura e avaliei o livro com quatro estrelas, apenas porque infelizmente eu desvendei o mistério antes mesmo de começar a leitura, acredito que a sinopse poderia ser mais sucinta. No mais, o livro é maravilhoso, a escrita da autora é muito gostosa, a capa está incrível e a revisão e diagramação estão muito agradáveis. Ah, não posso esquecer de avisar que o livro tem muitas cenas eróticas e fortes.


19 comentários:

  1. Oii,

    sabia que está e a primeira resenha positiva que leio deste livro? Sério, adorei, vi que você observou mais do que as linhas transparecem, e adoro quando o blogueiro tem essa capacidade, está de parabéns.
    Eu ganhei recentemente A voz do arqueiro, sei que não são história que se ligam mas primeiro gostaria de ler este antes de pegar o "segundo" mas pela sua resenha e exclusivamente por ela me interessei pelo livro, amei ela. Parabéns.

    Beijos
    Books And Carpe Diem
    http://booksandcarpediem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Kris, tudo bem?
    Ainda não li nenhum dos livros dessa série, mas ambos me interessam muito!
    Adorei a premissa de O Coração de Leão, achei interessante e bem diferente e fiquei curiosa.
    Espero ler em breve!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, moça.
    Adorei a resenha! Não sou o publico alvo dessa história, mas confesso que o que mais me agradou em sua resenha foi ter falado que o livro aborda questões sociais sobre o sistema tutelar americano o que por si só já valida a leitura por nos apresentar uma nova cultura (não focando apenas no romance do casal). Gostei de ver que a Evie é uma personagem que apesar do passado infeliz, conseguiu se superar e se tornar batalhadora... enfim, gostei da resenha.

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oieee.
    nunc ali nada da autora. Já li algumas resenhas boas do livro, mas nenhuma explorou alguns detalhes interessantes, não sabia dessa pessoa misteriosa enviada por Leo.
    Agora sim senti que o livro parece ser bom.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Oiee, já ouvi falar do livro e da autora, mas nunca li nada da mesma. Embora livros do gênero não me interessem muito, esse foi um dos que eu tive uma certa curiosidade para ler.

    Abraços,
    Frases, Trechos & Pensamentos

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Vi várias resenhas sobre ele, todas positivas. Não o leria, porque a premissa não me atraiu, porém, essa parte do sistema dos EUA de acolher menores abandonados me chamou a atenção, não sabia que era diferente do nosso. Sob esse ponto de vista, acho a leitura válida.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Nunca li nada dessa autora, mas já vi algumas resenhas sobre esse livro. A maioria das que li foram negativas, mas mesmo assim tenho bastante interesse em ler essa série, mas só começarei mais para frente quando estiver mais no clima.

    Beijos e feliz ano novo,
    Andy!

    ResponderExcluir
  8. Olá, li o primeiro livro e nele pude ler o primeiro capítulo desse, por ter gostado da escrita da autora e achar a premissa desse livro bem interessante, estou bastante animada para lê-lo. Livros que falam de alguma forma sobre orfandade e adoção me interessam bastante.

    ResponderExcluir
  9. Oi Kris, eu morro de vontade de ler esse livro, mas para isso eu vou ter que ir atrás do primeiro antes. Parece ter uma trama muito boa mesmo, e com certeza já entrou para a minha lista!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Estou terminando de ler o primeiro livro dessa série e estou amando a escrita da autora. Estou bem curiosa para ler esse livro e espero que me traga tantas emoções quanto o primeiro está trazendo.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Gostei muito da sua resenha, mas eu acho que não leria esse livro no momento. Apesar de achar o título bem interessante, eu to na "vibe" de ler ficção-científica, mas quem se futuramente eu leio? ^^

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ooooi ^^

    Não conhecia o livro ainda, e mesmo este sendo o meu primeiro contato com a obra, já fiquei com bastante vontade de lê-lo.
    A história em si já me deixou curiosa. Ah, ainda bem que nem li a sinopse hahaha

    ResponderExcluir
  13. Oi Lilian, tudo bem?

    Estou louca para começar a ler essa série e sua resenha aumentou ainda mais minha curiosidade. Quero começar ela em Janeiro, tomara que eu consiga.
    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiii!

    Eu não li esse livro ainda, mas tenho muita vontade de ler. Estou apenas com o primeiro livro aqui. Eu não costumo ler sinopse justamente para me surpreender. Gostei de saber dessa crítica que há na obra!

    Ótima resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Desde o lançamento do primeiro livro eu estou louca para conferir essa série, adoro romances rs' e acredito que também começaria por esse livro, adorei a sua resenha e estou mega curiosa para saber como esses dois irão terminar. A capa está lindíssima, essa série será uma das minhas muitas leituras de 2016.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  16. Kris, eu só li o primeiro livro dessa série que saiu aqui no Brasil.
    Achei o primeiro muito bom e a escrita da autora maravilhosa.
    Estou mega curiosa para ler logo esse livro. ^^

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  17. Oiie
    Não sei se leria o livro por agora, mas parece uma boa dica para amadores do gênero, pois sua resenha ficou ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oiie,

    Tinha lido uma resenha desse livro, e adorei ele. Acho que os livros que tratam algo da realidade maravilho, como nesse caso a adoção, que tanto é um caso problemático. Espero lê-lo logo por parecer ser uma ótima leitura.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  19. Já me interessei pelo livro, amei sua resenha e me deixou muito curioso para saber desse misterio que envolve todo o enredo, mesmo que já o tivesse desvendado, não irei ler a sinopse!

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 

Fanpage

Seguidores

Compre aqui

Compre aqui
Livro Mulheres que não sabem chorar

Link Me

Curta também:

Parcerias

De olho

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Google+ Followers

Autora dos livros O Céu é Logo Ali, Mulheres Que Não Sabem Chorar e Desconectada. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, homossexualidade, violência sexual e alcoolismo. A escritora mantém um blog literário e está sempre bem informada sobre questões sociais que acontecem em nosso país. É defensora da tese de que todos são diferentes e merecem ser tratados com equidade. Ela adora escrever sobre temas que incomodam e diz não ter medo do preconceito. Trabalha no movimento social e acredita que a educação é capaz de trazer mudanças significativas ao país.

Siga-nos por e-mail

Copyright © 2015 • Poesia na alma