Resenha – Uma História Incomum Sobre Livros e Magia




28 abril 2016



Alberto Magno, no livro Iniciação à Alquimia diz, “A Alquimia, como compreendo, não é somente uma pré-química, e sim uma ciência de transformação psicológica profunda do ser humano, para transmutar a pedra bruta em outro. ”. Esse trecho, pode perfeitamente resumir Uma História Incomum Sobre Livros e Magia, de Lisa Papademotriou, 190 páginas, Editora Arqueiro.

Sinopse: Duas meninas encontram um livro mágico e cada uma se vê envolvida numa história que parece ser contada sozinha.
Kai chega ao Texas para visitar sua tia-avó Lavinia – uma senhora extravagante, durona e fã de hip-hop. Do outro lado do mundo, no Paquistão, Leila deseja ser tratada como uma princesa pela família de seu pai e viver fortes emoções.
Elas só não fazem ideia de que seus mundos completamente diferentes estão prestes a se chocar graças a um enigmático livro em branco.
Quando Kai escreve no livro, suas palavras magicamente aparecem no exemplar de Leila. As meninas então percebem que O cadáver excêntrico reage a cada frase acrescentada – não importa se foi inspirada pelo ataque de um chihuahua ou por um mal-entendido com uma cabra – com um trecho da história de amor vivida por Ralph Flabbergast e Edwina Pickle mais de cinquenta anos antes.
Uma história incomum sobre livros e magia entrelaça essas três perspectivas – de Kai, Leila e Ralph – de uma forma divertida e emocionante. É uma narrativa mágica sobre o destino e os laços invisíveis que nos ligam uns aos outros.”

Quando leio a palavra Magia, geralmente, sinto de imediato uma atração pelo livro. E foi exatamente o que me fez escolher a obra para apreciação. A escrita de Lisa Papademetriou, até então inédita para mim, me cativou nas primeiras páginas, por trazer elementos que acredito ser fundamentais.

Kai vai para o Texas, passar um tempo na casa de sua tia-avó Lavínia. Enquanto isso, Leila, curiosa, viaja para o Afeganistão. Kai e Leila darão vida a uma história de teias, ação e reação, experiências e amor.



Tanto Kai quanto Leila, apesar de não se conhecerem, encontrarão o livro mágico O Cadáver Excêntrico. A distância marcada por quilômetros é reduzida não por e-mail, telefone ou qualquer outra tecnologia que conhecemos, mas pela escrita.

O livro tem vida própria e conforme uma escreve a outra, do outro lado do mundo, pode acompanhar a narrativa. E assim nasce uma relação dialógica e envolvente. A vida passa a ter ares de magia e as páginas passam que nem sentimos.

“Estava na hora de tomar uma atitude. Leila não podia deixar que aquele livro decidisse tudo. ”


Uma História Incomum Sobre Livros e Magia é um livro juvenil com um enredo distinto e cativante. A autora foi feliz em sua abordagem e no entrelaçar do enredo. Espero ter oportunidade de ler outras coisas dela. 

6 comentários:

  1. Oi,Lilian!

    Eu gosto de livros sobre magia, mas quando li a sinopse que a Arqueiro enviou, não me senti tão atraída pelo livro.
    Agora, lendo sua resenha, vi que ele não foi escrito pra mim mesmo. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Aforo fantasia! Li uma outra resenha desse livro falando como ele sutil e encantador e fiquei interessada pela obra. Achei a capa belíssima e caso eu tenha oportunidade com certeza o lerei.
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu imaginava que esse livro era uma coisa totalmente diferente do que realmente é (sim, nem me dei ao trabalho de ler a sinopse antes de hoje)! E agora to chocada como eu perdi tempo! Parece ser uma história diferentaça do que estamos acostumados sobre magia por aí! Me lembrou o diário de Tom Riddle! XD

    ResponderExcluir
  4. Me lembrou A História Sem Fim no começo, mas depois não lembrou mais. Estou de olho nesse livro faz um tempo e adorei poder ler uma resenha dele antes de comprar. Acho que é muito a leitura que eu estava procurando.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu também fico encantada em livros que falam de magia de alguma maneira.
    Me apaixonei demais pela capa e esse título.
    Agora que li sua resenha fiquei ainda mais interessada, pois a escrita parece ser ótima com uma história bem construída.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  6. Oie
    esse enredo parece ser muito bom, amei a capa e o título do livro, além do amis só estou vendo elogios e espero poder ler em breve pois fiquei mega curiosa desde que lançou

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 

Fanpage

Seguidores

Compre aqui

Compre aqui
Livro Mulheres que não sabem chorar

Curta também:

De olho

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Google+ Followers

Autora dos livros O Céu é Logo Ali, Mulheres Que Não Sabem Chorar e Desconectada. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, homossexualidade, violência sexual, alcoolismo, etc. A escritora mantém um blog literário e trabalha com educação.

Siga-nos por e-mail

Copyright © 2015 • Poesia na alma