Atenção passageiros: Não perca o trem, embarque na terceira viagem da Estação da Leitura!




24 outubro 2016
Foto grupo Trem de Histórias




De 27 a 29 de outubro acontece mais uma edição do projeto Estação da Leitura. Em sua terceira edição esse “trem” vem carregado de conhecimento e diversão. Os passageiros desta viagem participarão de rodas de leitura, bate-papo com autores e apresentação de contadores de histórias. A iniciativa, da Associação de Amigos da Biblioteca Djalma Andrade, de Congonhas, foi viabilizada através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocinada pela Gerdau. A associação conta, também, com a parceria da Cozinha de Projetos Arte A La Carte e com os apoios da LGA Mineração e Siderurgia, Hiper Teia Comunicação e da Panificadora Santo Afonso.

As atividades do projeto serão realizadas na antiga Estação Ferroviária do distrito de Lobo Leite e pretende incentivar e reforçar o hábito da leitura entre crianças e adultos. Nesta terceira viagem, a Estação da Leitura apresentará as obras de dois autores mineiros, um com a temática infantil e outro com conteúdo voltado para o público adulto. O escritor Leo Cunha, traz o livro infantil “Castelos, princesas e babás” e Marcílio França Castro, o livro “Histórias Naturais”, para os adultos.


A roda de leitura do livro infantil será oferecida exclusivamente às crianças do distrito de Lobo Leite, no dia 29, com ações programadas e com a presença do autor, das 9h30 às 12h. As três rodas de leitura do livro Histórias Naturais, de Marcílio França Castro, para os leitores adultos, acontecerão nos seguintes dias 27 e 28, das 19h30 às 21h e no dia 29, das 14h30 às 18h, com a presença do autor.

Os passageiros também vão se divertir com uma releitura bem-humorada das histórias lidas contadas e cantadas pelo grupo Trem de Histórias, que há mais de uma década promove o encontro de novos leitores com novos autores, que escrevem para os públicos infanto-juvenil e adulto nos mais variados gêneros literários.



Desembarque no Dia Nacional do Livro
O final da viagem da terceira edição do projeto Estação da Leitura acontece no dia 29 de outubro, data especial em que todos os anos se comemora o Dia Nacional do Livro. A data celebra a transferência do primeiro acervo da Biblioteca Real Portuguesa em 1810, dando início à atual Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Autores e livros
Nessa terceira viagem o projeto Estação da Leitura oferece as obras de dois renomados autores mineiros:


Leo Cunha
O autor de “Castelos, princesas e babás”, Leo Cunha é nascido em Bocaiúva em 1966, escritor, jornalista formado pela Puc Minas, doutor em cinema pela UFMG e leciona Jornalismo Cultural e Fundamentos de Cinema na UniBH desde 1997. Autor de 5 livros de crônicas e mais 50 livros de literatura infanto-juvenil, gênero que atua também como tradutor. Foi vencedor de diversos prêmios literários como o FNLIJ, Nestlé, Jabuti, João de Barro e Biblioteca Nacional.


Castelos, princesas e babás
História bem-humorada e delicada sobre uma princesa solitária e mimada e as peripécias de uma babá, que roda todo o castelo em busca de um objeto perdido. A estrutura narrativa é inspirada no formato dos "contos cumulativos".


Marcílio França Castro
Marcílio França Castro, autor de “Histórias Naturais”, nasceu em Belo Horizonte em 1967. Mestre em teoria literária pela UFMG publicou “A casa dos outros” e “Breve cartografia de lugares sem nenhum interesse” pelo qual recebeu o Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional.


Histórias Naturais

“Como o título que esconde potências sob um rótulo aparentemente neutro, também os personagens, variadamente modestos, sem aparentes pretensões, revelam aos poucos camadas de experiência gloriosa ou trágica, tudo sob o controle de uma prosa, ela mesma, controlada e modesta.” - Trecho de resenha publicada no blog da editora Companhia das Letras.

25 comentários:

  1. Que maravilhoso isso! É um "evento" divertido e maga cultural.
    Pena que estou longe dele.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Uou. Que projeto incrível! Adorei!
    Pena que fica muito longe de mim :3 Caso contrário, certamente gostaria de ir apreciar <3
    Os livros parecem ótimos e é uma forma maravilhosa de incentivar a leitura.
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que legal esse projeto. É lindo de ver a difusão da leitura ser feita assim, com tanto entusiasmo por diversas pessoas. Gostei até do ambiente onde será feito o evento kkkkk Sei la, mas tipo, é algo nostalgico demais. Poxa, queria ir :(

    Www.blogdopedrogabriel.com

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o projeto e achei incrível! Aliás, incrível também foi sua apresentação, me senti meio a viajem...
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. ai, que projeto lindo *-*
    se eu fosse dai, certamente gostaria de participar...
    lembrei das edições da minha Roda de Leitura que aconteciam na Estação aqui de Paudalho, antes da gente ganhar o espaço na escola... ^^

    ResponderExcluir
  6. Oiii tudo bem?
    Que projeto mais incrível é esse? Fiquei completamente apaixonada, pena que é longe, mas quero saber de tudo depois hein! Estarei torcendo para que seja um sucesso <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Fiquei muito feliz de ver esse incentivo a leitura. Pena não morar na cidade onde o projeto é realizado. Teríamos que ter mais incentivo a Leitura no Brasil, mas esse não é o foco dos nossos governantes. Desejo muito sucesso para o projeto e que muitas pessoas sejam incentivadas a leitura.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que evento sensacional! Queria eu ter condições de participar assim, ainda mais que moro bem longe da cidade onde vai ser realizado. Acredito que seria incrível se mais eventos como esse acontecessem mais vezes e em outros lugares.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa que projeto legal, uma forma divertida e dinamica de levar a leitura. É otimo, porque é uma forma de fazer com que pessoas que não gostam ou não costumam ler possam se interessar. Muito sucesso ao projeto, já estou torcendo muito por vocês. Parabéns pelo post. Amei.
    http://www.facesemlivros.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá! tudo bem?
    Que evento sensacional! Adorei! Uma pena que more longe e não possa prestigiar. Acho super bacana esse tipo de evento, que envolve a comunidade e também crianças! Adorei o post e obrigada por compartilhar! Bj

    ResponderExcluir
  11. Olá! Lili!
    Menina que evento lindo, adoro ler sobre esses eventos, eventos lindos que pode transformar a vida de muitas crianças. Vi que contam com bastante apoio, e isso é muito bom de ver, pois precisamos levar mais leituras para nossas crianças. Parabéns a todos os envolvidos! Adorei!!

    BEijos!
    https://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que projeto bacana! Rodas de leitura sempre me interessam e eu, obviamente, eu apoio tudo e qualquer evento que ensine literatura. Esta pra mim é algo necessário pra viver.

    ResponderExcluir
  13. Que bacana esse projeto, adorei a proposta dele e agora eu tô triste por não ter algo parecido aqui por perto. Fiquei doida para conhecer o projeto de pertinho.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom! Todo projeto que venha a ser feito para ensinar as pessoas à valorizar a leitura é bem vindo. Vi uns parecidos e já participei também, é ótimo. Pena que onde moro agora não tem.

    http://www.literaturanews.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Que projeto incrível !!! Seria ótimo poder participar também !!!
    Desejo muita sorte e sucesso para vocês !!!
    super bjooo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Gente do céu!
    Que projeto mais lindo.
    Totalmente apaixonada.
    Acho digno ele se expandir.
    Adoraria tê-lo aqui em Fortaleza.
    Amei as sinopses dos livros.

    ResponderExcluir
  17. É também preciso dizer que o projeto é o máximo! Parabéns para os idealizadores. Espero que continue atuando e contando com o patrocínio, pois a gente sabe o quanto é difícil ter incentivo para projetos assim.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olá, adorei conhecer o projeto :)

    Muito sucesso a todos os envolvidos!

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Que iniciativa incrível, parece ser um evento maravilhoso.
    E que oportunidade para a incentivar as crianças e adultos a lerem.
    Adorei.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Adorei esse projeto!
    Só uma pena que não tenha na minha cidade!
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Queria muito morar lá para participar desse projeto, parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  22. Que máximo! Adorei o projetos. Nunca participei que algo assim, mas vontade não falta. Pena que fica longe de mim. Mas tomara que você continua com o projeto e em uma dessa viagem eu possa pega o trem com vocês. Beijos'

    ResponderExcluir
  23. Que projeto maravilhoso! Pena que não há nada igual na minha cidade. Creio que precisamos de mais iniciativas como essa. Projetos de incentivo à leitura são muito importantes para que se formem novos leitores. Adorei!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  24. Que maravilha de projeto!
    Fiquei encantada e adoraria participar!
    Gostaria de ajudar na divulgação tbe.
    Parabéns, adorei o post!
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?

    Adoro esses projetos <333
    Aqui na minha cidade tem uns assim também, em lugares alternativos.
    Achei muito legal de o local ser uma antiga ferrovia, acho que deixa o evento mais especial. Adoraria participar :)
    Me interessei pelo livro Histórias Naturais. A capa me chamou atenção e acho que ele resguarda algo que vou gostar!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 

Fanpage

Seguidores

Compre aqui

Compre aqui
Livro Mulheres que não sabem chorar

Link Me

Curta também:

Parcerias

De olho

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Google+ Followers

Autora dos livros O Céu é Logo Ali, Mulheres Que Não Sabem Chorar e Desconectada. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, homossexualidade, violência sexual e alcoolismo. A escritora mantém um blog literário e está sempre bem informada sobre questões sociais que acontecem em nosso país. É defensora da tese de que todos são diferentes e merecem ser tratados com equidade. Ela adora escrever sobre temas que incomodam e diz não ter medo do preconceito. Trabalha no movimento social e acredita que a educação é capaz de trazer mudanças significativas ao país.

Siga-nos por e-mail

Copyright © 2015 • Poesia na alma