Header Ads

Resenha – Medicina Ayurvédica para a mulher





Medicina Ayurvédica para a mulher – Ginecologia Natural, de Atreya, Grupo Editorial Pensamento, é um excelente manual para quem procura alternativas diferentes da oferecida na medicina alopática ocidental moderna. De forma simples, trata a importância de tratar a raiz dos distúrbios do corpo femininos.

De acordo com a Ayurveda, qualquer perturbação, emocional ou física, durante o ciclo mensal indica um desequilíbrio metabólico; não resulta de uma doença. Essa interpretação não é reconhecida no mundo ocidental pela medicina alopática moderna ou pela sociedade.



Como a lógica é conhecer e tratar a raiz do problema e não o problema em si, o autor sugere várias mudanças na rotina da mulher, que vai da alimentação à utilização da fitoterapia. Dividido em duas partes, o livro traz a relação da Ayurveda com o corpo enquanto Ser individual; anatomia feminina na Ayurveda; sistema hormonal e desequilíbrio e como as substâncias atuam no corpo. Na segunda parte, o autor aborda os tratamentos Ayurvédicos, depressão; dificuldades do ciclo menstrual, menopausa e a nutrição como fonte de cura.



Apesar de completo, o livro traz informações introdutórias e é sempre bom ter o acompanhamento de um profissional da área, entretanto, isso não nos impede de ter conhecimento e autonomia sobre o nosso corpo e é neste sentido que a obra se torna essencial.

O sistema ayurvédico não consegue separar sua alimentação, seu sistema emocional, seus hábitos diários, seu meio ambiente e suas motivações mais profundas do remédio que prescreve. O Ayurveda considera o todo como incluindo as partes e não como a soma das partes. Para compreender as partes, precisamos compreender o todo. A parte reflete o todo e o todo é contido na parte.



Há algum tempo, olhar para o corpo, mente e espírito por uma ótica que não está na farmácia, me fascina, principalmente pelo fato que somente quando materializei isso em minha vida, consegui me apropriar de meu corpo, ter saúde e equilíbrio. Algo que sempre digo a quem que ainda não conhece esse modo de viver é, experimente, veja os resultados em seu corpo e como você reage ao mundo e como o mundo reage a você. Conhecer o corpo e se livrar de crenças limitantes, é um ato revolucionário de amor próprio e de amor a Gaya.

8 comentários:

  1. Oi Lilian.

    A busca de obter corpo e mente sã e importantíssimo. Sua opinião foi bem interessante porque apresentou um livro que tratar a raiz dos distúrbios do corpo femininos. Fiquei bem curiosa. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro no estilo manual ainda, mas parece ser bem interessante e cheio de aprendizados. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Esse processo de apropriamento do nosso corpo, entender a nós mesmas é algo que eu tenho procurado fazer. Sempre tive isso de resolver os problemas com remédio sabe, mas ultimamente tenho buscado outras alternativas sem deixar de ir ao médico, é incrivel o quanto a gente pode se descobrir né!
    Adorei essa dica e já tô pesquisando aqui pra comprar pra mim! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. Oiieee

    Minha mãe adora isso,com certeza já encontro presente ideal para ela. Realmente, faz uma diferença enorme no corpo e na mente da gente, um bem estar que se sente. importante ter o acompanhamento de um médico em tudo, mas achei esse livro a dica perfeita parquem ja deseja conhecer e se introduzir mais no assunto da medicina ayurvedica.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Interessante a forma de pensar sobre o corpo além da medicina tradicional. Nunca li um livro do estilo, apesar de ter o interesse despertado depois do que falou. Acho que me arriscaria com certeza a conhecer. Adorei saber um pouco mais sobre a obra, e dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, como vai? Esse ano eu estou lendo vários livros diferentes e saindo da minha zona de conforto, principalmente, livros sobre educação, saúde e desenvolvimento pessoal, por esse motivo, gostei muito da sua indicação, se tiver ele em e-book vou lê-lo ainda esse mês. Eu sinto muitas dores no ciclo mensal, desde enxaquecas até cólicas mas, não sou gosto de usar remédios de farmácia, sempre que posso faço uso de chás e ervas medicinais.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas confesso que é uma leitura que não me atrai muito. Sei que é importante, mas eu sou totalmente desligada de assuntos de saúde. Porém, tenho uma amiga que anda estudando bastante, procurando melhorar a alimentação, mudar os hábitos e entender melhor o próprio corpo. Então, acho que ela irá gostar dessa leitura e vou indicar para ela.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei essa indicação de leitura, estava procurando algo parecido com isso e não sabia que esse era o nome! Vou ver se consigo comprar o livro, parece ser excelente

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma