Header Ads

“Pensar feminismos negros é pensar projetos democráticos” com Djamila Ribeiro





A linguagem acessível de Quem Tem Medo do Feminismo Negro?, de Djamila Ribeiro, Companhia das Letras, e o conteúdo tornam a obra urgente e necessária para todxs. Os tempos não são dos mais fáceis e certamente, se olharmos cuidadosamente nossa história e fizermos uma análise de conjuntura, nunca foi fácil. Entretanto, o hoje é marcado pelo racismo institucional, o Brasil como segundo país mais alienado e ignorante do mundo (Fonte: Observatório terceiro setor)  e um degradante retrocesso nos direitos sociais brasileiro.

Diante disso, é muito mais difícil olhar o passado e interpretá-lo para compreensão do presente, é difícil entender que perdemos direitos sociais básicos se não sabemos que eles existem ou a real função deles, é difícil falar de racismo num país que não aceita o fim da escravidão. É tudo mais difícil porque somo o segundo país mais alienado e ignorante do mundo. É nesse contexto que a escrita de Djamila Ribeiro entra, quase como um remédio, um quebrar de correntes, uma luz no fim do túnel de uma Brasil insano e racista.

Quem Tem Medo do Feminismo Negro? vai direto ao ponto, é direto, objetivo e com linguagem acessível, a autora traz um pouco de sua história como criança e mulher negra num Brasil racista e machista e depois contextualiza o leitor nas diversas marcas que ainda carregamos de machismo e racismo. Cada capítulo, Djamila trata de alguma questão atual sem medo de colocar o dedo na ferida trazendo ao centro da discussão teóricas ou estudiosas feministas.

Em obras sobra feminismo no Brasil é comum não encontrarmos nada falando sobre o feminismo negro. Isso é sintomático. Para quem é esse feminismo então? É necessário entender de uma vez por todas que existem várias mulheres contidas nesse ser mulher e romper com a tentação da universidade, que só exclui. Há grandes estudiosas e pensadoras brasileiras ou estrangeiras já publicadas por aqui, como Sueli Carneiro, Jurema Werneck, Núbia Moreira, Lélia Gonzales, Beatriz Nascimento, Luiza Bairros Cristiano Rodrigues, Audre Lorde, Patricia Hill Collins e bell hooks, que produziram a produzem grandes obras e reflexões. Nunca é tarde para começar a lê-las.

Djamila desnuda os fatos, tem medo do feminismo negro um grupo privilegiado de homens brancos que têm como objetivo em comum manter seus próprios privilégios e de suas proles.  Quem Tem Medo do Feminismo Negro? não é um livro qualquer, é o primeiro passo de ruptura com esse sistema que aliena, escraviza e mata.

Sobre a autora: Pesquisadora na área de Filosofia Política e feminista. Graduou-se em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo, em 2012, e mestre em Filosofia Política na mesma instituição, em 2015. Suas reflexões abordam os seguintes temas: relações raciais e de gênero e feminismo. Atualmente é colunista online da Carta Capital, Blogueiras Negras e Revista AzMina e também possui forte presença no ambiente digital. Em maio de 2016, foi nomeada secretária-adjunta de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo durante a gestão do prefeito Fernando Haddad. Escreveu o prefácio do livro "Mulheres, raça e classe" da filósofa negra e feminista Angela Davis , obra inédita no Brasil e que foi traduzida e lançada em 2016 pela Editora Boitempo.  Organizadora da coleção Feminismos Plurais, da Editora Letramento. Coleção que visa abordar aspectos e perspectivas dos feminismos, tendo como pilar as mulheres negras e indígenas e homens negros como sujeitos políticos. “O que é lugar de fala?” é a primeira obra da coleção, escrita pela própria Djamila Ribeiro.


9 comentários:

  1. Realmente, vale a pena dar uma conferida no texto da Djamila. O problema do racismo, não só no Brasil, é um problema que nem de longe foi superado.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou doida por esse livro, imagino que seja uma ótima obra para refletir sobre nossos atos.
    Vou pesquisar um pouco mais sobre a autora, gostei do que você falou sobre ela.
    Gostei muito da sua resenha e espero ler esse livro logo. Beinos!

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu ja ouvi falar desse livro antes, pelo que ja conhecia o tema, mas gostei de conferir a tua opiniao! :)

    AInda bem que gostaste, achaste o vocabulario acessivel e conseguiste refletir tanto sobre o assunto!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Eu estou louca para ler esse livro! Infelizmente não consegui encaixar ele nesse ano, mas espero muito poder lê-lo em 2019. Já li varias resenhas ótimas, acho a Djamila incrível ♥️

    ResponderExcluir
  5. Olá, esse era um livro que já chamava a atenção por trazer o feminismo como tema, sabendo que a autora usa uma linguagem acessível na obra, fico ainda mais animada para ler.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Quero muito ler este livro. Tive o prazer de ver a autora em um evento e fiquei sabendo da obra, que alias é muito necessária ainda mais nos dias de hoje que precisamos lutar não só pelos direitos que não temos mas para manter os que temos também.

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro a maneira como a editora tem dado mais visibilidade para temas tão necessários. O feminismo negro abarca questões que definitivamente o feminismo branco nao é capaz, e saber que há uma leitura tão fluida sobre o tema é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  8. Ola!!

    Uau, acredito que livro mais atual que este não há! O feminismo negro é um assunto muito difundido, discutido e criticado na nossa sociedade hoje e acredito que tal obra não podia ser mais oportuna para abrir os olhos para a realidade!

    Amei a sua resenha

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Adorei a sua resenha! Não é a primeira que leio sobre esse livro, mas a achei mega impactante e de uma conscientização ímpar para quem a ler. Parabéns!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr