Header Ads

Sorteio - Leia Mulheres



2016, para o Poesia na alma, é um ano que pede mudanças. Almejamos divulgar e incentivar mais a produção literária de mulheres, além de trazer resenhas e textos falando sobre autoras, também faremos sorteios e tentaremos parcerias. A ideia é divulgar a propagar e para isso, contamos com a ajuda de vocês. 


Para participar, basta clicar aqui.

Saiba mais sobre os livros:


Em 2014, a ilustradora Carol Rossetti começou a desenhar mulheres diversas para testar seus lápis de cor. Nunca poderia imaginar que suas criações despretensiosas ganhariam o mundo e iriam viralizar na internet a ponto de se tornarem matéria na CNN. Com um traço característico e frases inspiradoras, Carol quebrou tabus e espalhou uma mensagem que ecoou em mulheres do mundo todo: somos fortes, merecedoras de respeito e especiais do jeito que somos, independentemente de opiniões e julgamentos alheios. Agora, essa mensagem ganha o formato de livro e inclui textos sobre os temas centrais abordados em suas ilustrações, como corpo, estilo, identidade, relacionamentos e superação. “Existem mulheres negras, brancas, morenas, latinas, asiáticas, indianas, indígenas. Existem engenheiras, donas de casa, prostitutas, senadoras, artistas, executivas, atrizes. Há mulheres cegas, surdas, mudas. Mulheres bipolares, deprimidas, ansiosas. Existem heterossexuais, lésbicas, bissexuais, arromânticas, pansexuais, assexuais. Mulheres cristãs, ateias, budistas, islâmicas. Há mulheres que não são ativistas, que nunca ouviram falar em feminismo, que nunca discutiram racismo. Mulheres que lutam de formas diferentes, a partir de ideias que não conhecemos. Existem mulheres que têm vergonha de compartilhar suas escolhas por medo de serem julgadas. E mulheres que discordam de tudo isso que eu disse até aqui. Cada uma tem sua própria história, e acredito que todas elas merecem ser ouvidas e representadas. Minha abordagem será abrangente, convidando todos os que dividem comigo essa ideia de liberdade a celebrar a diversidade do ser humano.


"O céu é logo ali representa a liberdade que são as borboletas e nos pássaros. Dolores e Clarice são mulheres que buscam tal liberdade. Dolores é uma mulher de muitas experiências; de vida simples e sem amigos. O único amigo que possui é esquizofrênico e a trata com muito carinho. Clarice é cheia de mimos e sempre teve de tudo, mas o que as liga são suas tribulações de sentimentos e busca por liberdade. Dolores fica encantada com o mais simples dos gestos, um pingo de chuva sobre a pele faz dela a pessoa mais feliz e livre do mundo. Já Clarice tem a vida dos sonhos, porém o destino pode destruí-lo com rapidez. O livro da Lilian é profundo e tocante. Ele nos mostra que devemos aproveitar o momento porque tudo pode acabar em um piscar de olhos." (Fernanda Bezerra)  "Ao adentrarmos nos mundos distintos dessas duas jovens, mergulhamos numa profusa miscigenação de anseios, lutas, estratégias de sobrevivência. A história de duas mulheres que, unidas pelo destino, resolvem aflorar todo fluxo de sobrevivência do "ser", do corpo, da alma, da mente, que advém quando se é permitido ser livre. Liberdade, essa, assemelhada a quem saboreia o voo das borboletas." (Valéria Sabrina)


São Paulo, 1880Cristina nasceu de um relacionamento proibido entre dois jovens da alta sociedade, por isso é rejeitada e entregue, ainda bebê, a uma mulher humilde. Ignorante de sua origem, cresce como serviçal na fazenda Redenção. Apesar da diferença social, ela e André, filho do dono da propriedade, tornam-se companheiros de folguedos e, na adolescência, namorados. Mas esse amor custa caro a Cristina, e ela cai em desgraça. Quem a salva do desamparo é Olívia, reconhecida alcoviteira, que a transforma numa mulher cobiçada e elegante, uma acompanhante de alto luxo.Na solidão dessa vida a um só tempo glamourosa e degradante, Cristina reencontra André, o amor de infância. Obcecada por reconquistá-lo e retornar triunfante à fazenda Redenção, a moça precisará da ajuda do detestável – e atraente – Eduardo.
Paixões, intrigas e sensualidade num envolvente romance de época.


Em Olhos d’água Conceição Evaristo ajusta o foco de seu interesse na população afro-brasileira abordando, sem meias palavras, a pobreza e a violência urbana que a acometem. Sem sentimentalismos, mas sempre incorporando a tessitura poética à ficção, seus contos apresentam uma significativa galeria de mulheres: Ana Davenga, a mendiga Duzu-Querença, Natalina, Luamanda, Cida, a menina Zaíta. Ou serão todas a mesma mulher, captada e recriada no caleidoscópio da literatura em variados instantâneos da vida?Elas diferem em idade e em conjunturas de experiências, mas compartilham da mesma vida de ferro, equilibrando-se na “frágil vara” que, lemos no conto “O Cooper de Cida”, é a “corda bamba do tempo”. Em Olhos d’água estão presentes mães, muitas mães. E também filhas, avós, amantes, homens e mulheres – todos evocados em seus vínculos e dilemas sociais, sexuais, existenciais, numa pluralidade e vulnerabilidade que constituem a humana condição. Sem quaisquer idealizações, são aqui recriadas com firmeza e talento as duras condições enfrentadas pela comunidade afro-brasileira. Conceição Evaristo é mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Suas obras, em especial o romance Ponciá Vicêncio, de 2003, abordam temas como a discriminação racial de gênero e de classe. A obra foi traduzida para o inglês e publicada nos Estados Unidos em 2007.


O bicho é um movimento brusco, e esse movimento pode tender para águas tranquilas ou para o fogo, que se apagou, mas deixou as brasas, que ferem do mesmo jeito. O bicho é violento, é irracional. Conflita-se com o amor, que é sereno. Esse movimento, eu busco.O amor não é luto, não é luta, é vencedor. Somos nós, homens e mulheres, os bichomemulheres que precisamos lutar para acreditar que ele existe e que podemos vivê-lo em sua plenitude.

25 comentários:

  1. Só conhecia o Livro "Mulheres" da Carol, achei super interessante a ideia do sorteio e já estou garantindo minha participação.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Vou participar do sorteio com certeza! Quero muito o livro Mulheres pois achei as ilustrações dele lindas e tô louca por ele faz tempo já.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  3. Ah! Eu estava querendo "Mulheres", mas não costumo dar sorte nesses sorteios, haha. :(

    ResponderExcluir
  4. Só conhecia o "Mulheres" da Carol, seria fantástico se eu conseguisse ser sorteada, mas infelizmente não tenho sorte com essas coisas, de qualquer forma vou participar :) Parabéns pela iniciativa. Beijos

    www.quetransborde.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiiii... eu conheci esse livro "Mulheres" da Carolna bienal e ainda não tive o prazer de ter ele. Mas gostei muito do estilo do livro, dos gráficos e das idéias que a autora passou nele. Achei bem interessante essas outras opções, no mesmo estilo de literatura. Já estou participando do sorteio!
    Bjão

    ResponderExcluir
  6. Oiii, adorei o sorteio, vai que né hahahaha
    Beijão
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Super apoio esse projeto de divulgar mais a literatura feminina. Me interessei por vários livros, mas principalmente pelo "O Céu é Logo Ali". Vou participar do sorteio, com certeza.

    Beijo,
    http://complexodevaneio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie,

    Ahh que pena que o sorteio é pelo facebook eu não tenho muita sorte participando por ele. Quando eu tiver no meu computador eu vou tentar a sorte. Acho linda as ilustrações do livro "Mulheres". Vai que eu tenho sorte.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  9. Oie! Já garanti minha participação no sorteio dias atrás e estou louca para ganhar. Já li Bichomemulher e me encantei com a escrita da autora. Agora minha meta é conseguir ler Mulheres e O Céu é Logo Ali. Me interessei bastante pelo enredo de O Jardim de Espelhos. E adorei a iniciativa do blog de divulgar a literatura feminina. Desejo todo o sucesso ao blog e aos parceiros que farão parte desta jornada ♥

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  10. Não conheço as obras,mas adorei a iniciativa.
    Parabéns!
    Sucesso às autoras e ao Blog.
    Beijo.

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi. Adorei o sorteio! Tenho curiosidade em ler Jardim de Espelhos e Mulheres. Vou participar, quem sabe.
    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  12. Muito boa essa iniciativa!! Quero ler O céu é logo ali!! E também me interessei pelos outros!! Adoro você, beijos.

    ResponderExcluir
  13. A Magali é uma fofa e estamos divulgando o trabalho dela no blog. Amanhã já tem resenha no blog. Quero muito ler Mulheres e O céu é logo ali.
    Já o Jardim de espelhos já tem resenha no blog.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Sorteio lindo!!
    Todos os livros estão nos meus desejados, de verdade... Vou participar e espero ganhar.

    Coração leitor

    ResponderExcluir
  15. Olha que iniciativa legal. Com certeza vou participar do sorteio dos livros. Tomara que eu tenha sorte.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  16. Olá, adoreis os livros escolhidos para o sorteio, vou dar uma olhadinha nas regras e quem sabe participe *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  17. Participando do sorteio com certeza, muitos os livros eu quero
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá! Adorei a proposta! Muito bacana incentivar a produção literária feminina! Desses livros que você escolheu, eu conhecia apenas "Mulheres" e quero muito ler "O céu é logo ali".

    Beijos
    http://albumdeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Vi lá no facebook e já estou participando! Não consegui comprar Mulheres na FIQ. Quem sabe é minha chance. hehehe :(

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?
    Gostei muito de vocês este ano dedicarem mais a autoras, não sei se vocês ouviram falar do Clube do Livro da Emma Watson, mas achei a proposta bem interessante. Pode deixar que vou participar!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  21. Oi Liliam adorei a dica, de todos li somente Mulheres e tive o prazer de conhecer a Carol Rossetti que contou as dificuldades que ela teve quando iniciou as postagens no face, mas que nada abalou a vontade de descrever os absurdos que vemos nesse mundo, o livro dela está lindo. Bjkas

    ResponderExcluir
  22. Oii,

    Gostei do sorteio e das dicas dos livros.
    Estou bem interessada no livro da Carolina Rosseti, por ser bem falado e com ótimos comentários.

    beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Ótimo sorteio!
    Boa sorte aos participantes.

    ResponderExcluir
  24. Já estou participando!
    Esses livros são incríveis, quero muito ganhar. Bjs!

    ResponderExcluir
  25. Olá

    Já conhecia Jardim de Espelhos e adorei a ideia do sorteio.

    Bjss

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr