Header Ads

Parceria com a Global Editora




O blog fechou mais uma parceria especial, a Global Editora, com um catálogo que prima pela excelência, capaz de atender a todos os públicos, em 2017 estará conosco no que chamamos de degustação literária.

Sobre a editora:

Criada em 16 de outubro de 1973, a Global Editora se destaca no mercado editorial por seu propósito de divulgar temas e autores nacionais que valorizam a formação cultural do brasileiro.

Nos primeiros anos de sua existência, como contribuição à luta de resistência democrática contra o regime militar, a Global concentrou sua produção em obras referentes à conjuntura política e socioeconômica, destacando-se na publicação de pensadores como Marx e Engels e também de títulos polêmicos de autores ligados à esquerda brasileira: Lamarca, o capitão da guerrilha, de Emiliano José e Oldack Miranda, Os carbonários – memórias da guerrilha perdida, de Alfredo Sirkis e Dossiê Herzog, de Fernando Pacheco Jordão, entre outros.

Com mais de 4 décadas de atuação, diversificou sua atuação no mercado editorial e criou três respeitados selos, com publicações destinadas ao mais variado público leitor. Hoje, denominado Grupo Editorial Global, agrega a Global Editora, com obras dos mais renomados autores nacionais, a Gaudí Editorial, voltada às crianças em seus primeiros anos de vida, a Editora Gaia, que alimenta o leitor no sentido de viver em perfeita harmonia com ele mesmo e com o universo e a Nova Aguilar, que apresenta com um forte catálogo de obras completas dos mais célebres autores nacionais e internacionais.


Além dos projetos editoriais, o Grupo Editorial Global desenvolve outros materiais ligados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), à aceleração de alfabetização e à capacitação de profissionais para trabalhar e formar bibliotecas. Nessa empreitada, a editora tem como parceiros o Instituto Ayrton Senna, a Ação Educativa, o Instituto de Pesquisas, Estudos, Cultura e Educação (IPECE) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) através do Instituto Ciência Hoje. Os números resultantes desse trabalho são gratificantes: capacitação de mais de 40 mil profissionais de ensino continuado nas áreas de bibliotecas públicas e escolares, e colaboração na alfabetização de mais de 1,5 milhão de jovens e adultos em, aproximadamente, 3.300 municípios brasileiros.


Global Editora
O conhecimento da Literatura é um dos caminhos para a compreensão da identidade brasileira e sua formação sociocultural. Com o objetivo de incentivar a leitura das obras dos nossos mais renomados autores da literatura brasileira, a Global tornou-se uma casa de letras nacionais.

Com muito orgulho, reúne em seu catálogo nomes como os de Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Orígenes Lessa, Cora Coralina, Marina Colasanti, Ana Maria Machado, Rubem Braga, Bartolomeu Campos Queirós, Câmara Cascudo, Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Ignácio de Loyola Brandão, Marcos Rey, Mario Quintana, João Carlos Marinho, Mary e Eliardo França, Sérgio Vaz, entre outros, contemplando o público adulto, juvenil e infantil. Ciente da importância da literatura na formação do indivíduo, a Global procura tornar acessíveis as obras consagradas em nossa literatura a fim de construir conhecimento e desenvolver uma postura ética e estética nos leitores, permitindo-lhes crítica e análise da realidade que os circunda, além de prazer estético.

Vários prêmios, em todos esses anos, foram conquistados. Prêmios que, com certeza, foram divididos com os autores e os leitores do Grupo Editorial Global. Todos esses prêmios consagram o trabalho desse Grupo. No entanto, há uma vitória maior, a de que o Grupo Editorial Global faz história no mercado editorial brasileiro.

Editora Gaia

Apresenta temas que permeiam o desenvolvimento humano e sua relação com o universo, abrangendo as questões ambientais de ordem mundial com o objetivo de alcançar o equilíbrio entre o homem e a natureza, harmonizando corpo, mente e espírito. Divulgar e celebrar, portanto, a “visão de Gaia”, teoria da Terra como um ser vivo, fundamentada no trabalho pioneiro dos cientistas James Lovelock e Lynn Margulis, é a proposta desse selo frente ao mercado editorial.

Gaudí Editorial

 A Gaudí Editorial apresenta em seu catálogo obras que propiciam aos pequenos aprenderem brincando. Percebendo a importância da leitura na formação do indivíduo, em especial das crianças, o selo é voltado para a educação desse público. Confeccionados de plástico ou de pano, os livros são cartonados e dobráveis. Com quebra-cabeças, sons, aromas e uma profusão de cores, formatos e texturas diferentes, o conteúdo estimula o lúdico e a capacidade criativa da criança, além de apurar os sentidos da visão, tato, olfato e audição. Vale ressaltar que, ao aprender brincando, as crianças intensificam seu desenvolvendo linguístico, cognitivo, afetivo e psicomotor, imprescindíveis na primeira infância.

Nova Aguilar

Os novos tempos, as novas tecnologias chegam com o desafio de construir uma ponte cultural entre o mundo contemporâneo e a tradição do legado dos grandes escritores e pensadores da humanidade. As grandes obras da literatura brasileira e internacional ganharam uma nova casa em 2014.  A Global tomou para si a grande responsabilidade de recolocar para o exigente público atual as obras completas, aliando o cuidado com a fixação do texto ao requinte gráfico, em novo formato para privilegiar o conforto da leitura.

Destaques do mês


Na apresentação desta obra, Geneton Moraes Neto escreve: Caro leitor, trate este volume com cuidado. Porque os artigos desse livro foram escritos por um gênio autoproclamado quando ele ainda era um jovem em seus verdes anos. Tempo de aprendiz, agora em nova edição, traz os artigos que o jovem Gilberto Freyre publicou nas páginas do Diário de Pernambuco - o mais antigo jornal em circulação na América Latina - entre os 18 e os 26 anos de idade, período em que esteve nos Estados Unidos.
Os primeiros artigos, portanto, foram publicados há quase um século! Ali, já gestava o estilista que, poucos anos depois, no início da década de 1930, ofereceria ao Brasil, em Casa-Grande & Senzala, um tratado sociológico escrito em linguagem literária e se tornaria um dos mais importantes antropólogos do século XX.
Os artigos apresentados em Tempo de aprendiz, que revela as experiências de Gilberto Freyre e suas opiniões acerca do modo de vida norte-americano, foram aqui publicados sem correção, tal como estão nas colunas do Diário. 



Para selecionar as melhores crônicas de Marina Colasanti para este livro, o critério de Marisa Lajolo foi que fossem todas excelentes. E, de quebra, algumas completamente inéditas em livro. A obra também traz toques especiais de Marina: entre as crônicas aqui reunidas, são muitas as que levam seus leitores para o mundo feminino. Na realidade, para os mundos femininos. Na passagem singular para o plural, a multiplicidade de rostos da mulher contemporânea - a gestação, o parto, o cotidiano da trabalhadora, a tão longamente reprimida sexualidade feminina.
Uma obra de cabeceira, em que o leitor vai se familiarizar com uma artista muito sensível e inteligente, profundamente envolvida pelo mundo que a cerca, comprometida e solidária com as pessoas com que cruza neste nosso planeta. E também solidária com bichos e com plantas, com a água dos mares e com o brilho das estrelas.


Esta reunião de contos marca a estreia de Orígenes Lessa no seu caminho como escritor e foi calorosamente recebida pela crítica. Publicada em 1929, quando o autor tinha então 26 anos, O escritor proibido descortina as características de um estilo literário marcante: textos delicados pelo humor fino e pela agudeza na percepção dos sentimentos humanos.

Espero que tenham gostado, aliás, certos méritos só é possível com o apoio dos leitorxs.

25 comentários:

  1. Parabéns para o blog!! A Global editora é ótima, muito sucesso pra ti!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela parceria!! Uma ótima editora! Sucesso para o blog!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns para ti, espero que seja uma ótima experiência e um crescimento mútuo. Eu me inscrevi na seleção, mas não fui selecionado =[ , e vou aguardar por resenhas, que a editora aparenta possuir um ótimo catálogo.
    Trouxa do Livro

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Fico extremamente feliz que 2017 chegou já com grandes conquistas para você e seu blog!! Meus parabéns pela parceria e já estou curiosa para saber o que você trará para nós.
    Desconhecia a história da editora e achei bem interessante a área de atuação.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela parceria! Já começou 2017 com tudo heim. Sucesso no blog.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela parceria. Sucesso pra você. Vejo que essa editora tem um compromisso com literatura de qualidade, o que vai ser ótimo pra você!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela parceria!! Que ela traga muito sucesso para vocês!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela parceria, que seja de muito sucesso!!! Já ansiosa pelas novidades!!!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela parceria.
    Espero que ela seja cheia de bons frutos,
    Não conhecia a editora, mas se ela publica Marina Colasanti já me interessou.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela parceria. Vai ser interessante conhecer melhor as publicações da editora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela parceria! Te desejo muito sucesso, que você tenha uma boa experiência! Não conhecia a editora, mas pude ver que tem bons títulos. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não conhecia a editora mas é bom ver novidades, parabéns pela parceria e boas leituras.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Parabéns pela parceria!! Que traga boas leituras!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Parabéns pela parceria. A editora é ótima e o seu blog maravilhoso. Prevejo muito sucesso no futuro de ambos. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, parabéns pela parceria <3 Que colha bastante frutos e que tenha bastante sucesso.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Parabéns pela parceria!
    bjs
    www.blogparadaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Parabéns pela parceria!
    Não conheço muito a editora, mas creio que será uma boa parceria para os seu blog.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pela parceria. O perfil da editora tem bem a cara do seu blog mesmo. Vem muita coisa boa por aí!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Também super aopio os nossos autores nacionais! Parabéns pela parceria, arrasou muito! Sucesso!

    www.nerdbooksblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    O lado bom de acompanhar post de parcerias é que assim acabamos conhecendo não só novas obras, como também novas editoras. Parabéns pela parceria, muito sucesso ao blog!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pela parceria !!!
    Muito sucesso com o blog em 2017
    super bjooooo

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Parabéns pela parceria! Não conhecia ainda essa editora, mas pude ver que sua missão é bem parecida com a do seu blog, então tenho certeza que será ótima!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Eu ainda não conhecia a Global, então vai ser muito legal saber mais sobre o trabalho da editora pelo seu blog.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr