Header Ads

Quoterias com Paulo Freire




19 de setembro deste ano, Paulo Reglus Neves Freire estaria completando 96 anos. Também conhecido como Paulo Freire (1921-1997), autor de vários livros sobre educação, criticou a educação bancária em detrimento de uma educação democrática, libertária. Foi perseguido pelo Golpe Militar, preso por pouco mais de dois meses e, já exilado no Chile, escreveu Pedagogia do Oprimido (1968), um arauto de conscientização política. Sua produção não deve ser marginalizada, principalmente em tempos tão sombrios como os que vivenciamos. Deixo aqui dez citações desse grande educador para reflexão.

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é tornar-se opressor.”

“Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão”

“Do ponto de vista critico, é tão impossível negar a natureza política do processo educativo quanto negar o caráter educativo do ato político. Isto não significa, porém, que a natureza política do processo educativo e o caráter educativo do ato político esgotem a compreensão daquele processo e deste ato. Isto significa ser impossível, de um lado, como já salientei, uma educação neutra, que se diga a serviço da humanidade, dos seres humanos em geral; de outro, uma prática política esvaziada de significação educativa.”


“Ninguém vive bem sua sexualidade numa sociedade tão restritiva, tão hipócrita e falseadora de valores; uma sociedade que viveu a experiência trágica da interdição do corpo com repercussões políticas e ideológicas indiscutíveis; uma sociedade que nasceu negando o corpo. Viver plenamente a sexualidade sem que esses fantasmas, mesmo os mais leves, os mais meigos, interfiram na intimidade do casal que ama e que faz amor, é muito difícil. É preciso viver relativamente bem a sexualidade.”

“O estudo da sexualidade não pode ser reduzido à pura descrição fisiológica do corpo. É, sobretudo, um grito em torno do direito de gozar. Eu nunca tinha dito isso. Foi bom dizer.”

“Não há saber maior ou saber menor. Existem saberes diferentes.”


“A democracia é, como o saber, uma conquista de todos. Toda a separação entre os que sabem e os que não sabem, do mesmo modo que a separação entre as elites e o povo, é apenas fruto de circunstâncias históricas que podem e devem ser transformados.”

"O mundo não é, o mundo está sendo"

"Por isso a alfabetização não pode ser feita de cima para baixo, como uma dádiva ou uma imposição, mas de dentro para fora, pelo próprio analfabeto e apenas com a colaboração do educador".


" É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática."

22 comentários:

  1. Adorei saber mais um pouquinho sobre o autor, ainda não o conhecia tão bem e fiquei fascinada. Os pensamentos dele são muito bons.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Não conhecia o autor mas gostei de saber um pouco mais sobre ele. Adorei também seus quotes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Já ouvi falar deste autor, mas nunca li nada dele. Adorei os quotes que você trouxe!

    Beijos,
    Duas Livreiras / SORTEIO de vários kits de livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Lilian, uma bela lembrança esta sua,, diria até, homenagem. Algumas das citações eu já conhecia, outras não.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Eu estou estudando a educação na época da ditadura e achei bem interessante você trazer essas citações dele justo agora. Acredito que em mais uma ou duas aulas eu deva ver sobre ele e gostei muito de poder encontrar esse teu post.

    ResponderExcluir
  6. Seu post me remeteu à época dos meus estudos relacionados à Educação! Esse homem foi sem dúvida, um grande educador!! Conheço algumas dessas citações e foi bom relembrá-las!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Não conhecia o escritor achei interessante e gostei muito da frase do saberes diferentes.
    Beijos
    Raquel machado
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2017/09/dica-de-serie-os-13-porques.html

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Que belas citações escolhidos. Conhecia o Paulo Freire por nome, e agora sabendo mais um pouco da sua vida, com algumas frases bem marcantes, me interessei em pesquisar e saber mais sobre o mesmo. Ótimo post <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Paulo Freire segue atual, mesmo tendo escrito suas obras em um momento tão diferente do nosso, genial!

    ResponderExcluir
  10. Quem nunca ouviu falar de Paulo Freire, né? Gostei muito das citações que você escolheu para compor o post.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  11. Oie
    poxa, eu não vejo a hora de estudar mais sobre o Freire na escola pois reconheço o quanto o cara foi foda e adorei o post

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiii!

    Adoro a forma como quotes são atemporais... Gostei bastante das suas escolhas :D

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem?
    Confesso que não tive quase nenhum contato com a obra do Paulo Freire, mas adorei a oportunidade de conhecer um pouquinho mais através das citações que você destacou.
    Todas são incríveis e nos levam a refletir, mas gostei especialmente desta aqui: "Não há saber maior ou saber menor. Existem saberes diferentes.”. Acho que ela traz uma ótima reflexão, ainda mais em um mundo em que as pessoas estão cada vez mais intolerantes e querendo transformar sua opinião em verdade absoluta.
    Adorei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Tenho muito interesse nos escritos desse autor, as quotes que você selecionou são lindas, só mostram a genialidade do escritor. Espero ler logo algo dele.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oie,
    Eu conhecia o Paulo Freire apenas de nome. Minha mãe é educadora e admira muito o trabalho dele. O meu Quote favorito foi: É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática." Dá vontade de escrever um um papel e colar na parede e ficar relendo.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu ainda não tive chance de ler nenhum livro do autor, mas já conhecia alguns dos quotes citados *-*

    ResponderExcluir
  17. OII
    Paulo Freire é referência quaando o assunto é educação. Estudei muito sobre ele e sobre suas ideias na faculdade de letras. Gosto de muitas bandeiras levantadas por ele.
    Bjus

    ResponderExcluir
  18. Confesso que não conhecia esse autor, não faz parte dos tipos de leitura que faço então... Mas foi bom poder conhecer mais, sempre é bom conhecermos cada vez mais sobre autores né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Sempre vejo falar em PF, mas pouco sei sobre sua vida e suas conquistas, a escola em que estudei por anos tem o nome dele, é bom conhecer um pouco mais sobre sua forma de pensar.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Gostei muito dos quotes que selecionou para nos apresentar.
    Ainda não li nada do Paulo Freire, mas com alguns quotes fiquei mega intrigada para conhecer um pouco mais sobre seus pensamentos.

    ResponderExcluir
  21. Um ótimo post num ótimo timing: bem pertinho do Enem hahaha Paulo Freire é muito quoteavel mesmo. Não concordo totalmente com a pedagogia do oprimido, mas não se pode negar que o cara sabia do que falava.

    ResponderExcluir
  22. Ótimo conhecer mais sobre o autor. Um ótimo trabalho desenvolvido.
    Temos que ler e compartilhar. super bjo

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr