Header Ads

Resenha – Os mistérios da vida em Edmac Trigueiro

Foto Poesia na alma



História da vida, de Edmac Trigueiro, Editora Novo Século, pode ser facilmente confundido com um livro didático, mas, para além desse propósito, o autor numa linguagem simples e direta traz referencias científicas sobre a origem do universo e da vida como a conhecemos se pautando na Biologia Evolucionária. Apesar do tema, o autor media a obra mais para um diálogo entre curiosos. A exemplo disso é que em alguns momentos, recordei da famosa série ‘The Big Bang Theory’.

Portanto, aí está o mistério da vida. Aquilo que nos intriga e nos encanta não é tanto o fato de ter surgido do acaso de uma reação química na natureza, mas o fato de ter-se tornado tão complexa, a ponto de construir o ser humano.

A teoria evolucionária de Darwin é o ponto norteador da obra bem como em parte seus dilemas familiares e a decisão de não continuar no curso de Medicina, prática e legado familiar. Além da leitura cronológica de trabalhos e principais divulgações e breve descrição de algumas de suas viagens. Relatando alguns dos diversos desafios de uma pessoa em buscar do que acredita.

A partir de 1837, contudo, enquanto pesquisava, conversava, fazia experiências, anotava, lia e escrevia sobre a transmutação das espécies, não se esquecia de seus outros livros.

São nessas leituras que Darwin descobre que outras pessoas estão em sua mesma linha de pensamento e então decide adiantar a publicação de sua principal pesquisa preocupado com os créditos sobre a prioridade da descoberta. Isso não lhe dá o rótulo de oportunista era a oportunidade de não perder todos os anos de trabalho. Nesse meandro, o autor vai detalhando outras descobertas semelhantes ou que se complementavam e complementam o estudo original de Darwin. Em seguida, faz uma linha sucinta do tempo sobre a origem da vida na perspectiva biológica nos últimos 4 bilhões de anos, como a evolução é um processo natural que pode durar milhares de anos e nada aleatório e o encontro com pesquisas mais avançadas com o estudo do DNA no reino animal ao qual, nós, homo sapiens, pertencemos.



Dito isto, obviamente, temos a certeza da importância da pesquisa de Darwin. O mais curioso é que intercalando capítulos o autor não perde o tom informal de dialogar com o leitor e trazer a ideia do complexo para o simples.

Morando em uma cidade litorânea banhada pelo sol, costumo caminhar pela avenida beira-mar. Nesse percurso, às vezes paro para comer tapioca com café, milho quentinho ou beber água de coco. Mal sabia, mas hoje sei, que, em algum dia no passado, nós cinco -  a mandioca, o café, o milho, o coco e eu -  éramos a mesma ‘pessoa’. A teoria que veio a confirmar (e provar) essa hipótese foi aquela descoberta por Darwin (e Wallace).

O livro é curto, contém as informações principais tornando a leitura mais fluida e rápida e que o facilita para um ambiente escolar de ensino fundamental e médio ou mesmo estudantes universitários. A propósito, se pensarmos em aulas do ponto de vista interdisciplinar, é possível criar várias possibilidades de uso da obra em aulas conjuntas de disciplinas diferentes.

Dois fatos curiosos e que merecem ser mencionados é que a primeira edição de A Origem das espécies, de Charles Darwin, esgotou num único dia, nos fazendo pensar como a ideia da origem sempre foi e ainda é um fenômeno que suscita a curiosidade do homem perpassando as diversas crenças e abordagens. O outro, é que no livro o autor divide os capítulos intitulado como LUCA, dando vida, inclusive como personagem relacionando-o com o Luca da Turma da Mônica e construindo-o respeitando as etapas que rememoram uma herança familiar de várias gerações. No entanto, LUCA significa, Last Universal Common Ancestor, em português, O Último Ancestral Comum Universal, responsável por toda a vida na Terra e que se assemelha hoje a bactéria.


Você pode comprar História da vida clicando aqui  >> Amazon - Buscapé - Saraiva - Autor

25 comentários:

  1. Oi Lilian, estava com saudades das suas resenhas e dos livros maravilhosos que você lê.
    História da Vida, é um livro incrível, já li ele e concordo que ele pareci sim o livro didático, porém a forma como o autor descreve os fatos e conversa com o leitor é muito fluída.
    E acho válido também para aqueles que gostaria de saber mais sobre Darwin, é uma boa obra.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lilian, que livro fascinante, eu realmente não conhecia, acho que vou apreciar a leitura, pois se eu tivesse feito uma faculdade, seria biologia, sou apaixonada por estes mistérios da nossa criação e evolução.
    Parabéns por tua resenha, ficou muito bem escrita e me despertou o interesse pela leitura. Anotado!
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá. :)

    Eu achei muito interessante e fiquei com vontade de procurar. Gosto de livros com esse teor didático que ensinam para a gente sobre coisas do mundo enquanto, ao mesmo tempo, contam uma história. Eu amo biologia, inclusive, ia fazer carreira quando desisti e mudei para Letras. Realmente, fiquei muito interessada. :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Lilian! Achei deslumbrante! Não conhecia nem o livro nem o autor. Fiquei inclinado a me arriscar em suas linhas. No mínimo parece ser inusitado... Acho que o diálogo com o leitor é a coisa mais importante nos últimos tempos em literatura. Gratidão pela resenha! Também foi bacana a leitura!

    ResponderExcluir
  5. Que proposta incrível. Realmente não conhecia, mas fiquei interessa pela leitura. Alguns dias atrás eu estava conversando com meu psicólogo sobre criação e evolução. É impossível entrar nessa discussão sem mencionsar Darwin né? rs.. Anotei essa dica e achei a sua resenha maravilhosa, obrigada pela sugestão.

    Sai da Minha Lente

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. Oi Lilian.

    Sua resenha deixou uma vontade enorme de ter este livro nas mãos para começar a leitura dele. Eu não conhecia ele e sabendo que o livro é curto e contém uma leitura rápida e fluida, estou adicionando na minha lista de desejados. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que gostoso! Fiquei com vontade de ler, tenho um baita interesse nessa coisa de evolução, Darwin, etc... Já leu A Origem, de Dan Brown? Tem um pouco disso, mas é uma aventura como as outras do Dan Brown, é interessante também.

    ResponderExcluir
  8. Eu me lembro de ter visto uma divulgação sobre esse livro (acho até que foi aqui no seu blog mesmo) e havia ficado curiosa para conhecer mais sobre ele, gostei da sua resenha e de ver a sua opinião sobre a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Um livro com um tema bem didático, mas escrito de forma simples e acessível para pessoas igualmente simples nesse assunto. Parece bem interessante. Não costumo ler esse tipo de livro, por não me chamar atenção, mas se esse fosse o caso, esse parece ser o tipo que eu daria uma chance. Muito legal!
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lilian!
    Eu não conhecia a obra nem o autor, mas achei muito interessante a proposta do livro. Acho bem bacana quando o autor, mesmo tendo uma linguagem mais didática, sabe como falar com o leitor de modo que o assunto do livro não se torne maçante.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Tratando-se de um assunto tão complexo como universo e seus afins é muito bom saber que a linguagem usada pelo autor é simples e direta. Realmente a premissa desse livro é um assunto que fisga a todos por suas perguntas sem respostas. Não conhecia a obra, mas sem dúvida é uma boa recomendação.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Vi alguns comentários sobre este livro e estava curiosa sobre ele. Lendo sua resenha, não fiquei mais curiosa e sim ansiosa para ler. Adorei sua resenha e já coloquei na minha lista de leituras. Obrigada pela dica e espero poder ler em breve!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiii Lilian

    Nunca tinha visto resenha desse livro, a proposta é interessante, ah eu adoro The Big Bang Theory. Com certeza é barbaro encontrar livros ou textos onde mesmo um assunto que teria tudo pra ser denso consegue prender o leitor justamente por conta do autor, que sabe como se expressar e usar das palavras certas pra nos fisgar. Legal a dica.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Esse livro me lembrou as aulas de Biologia e Teoria da Vida. Acho incrível esse universo e só de saber que a leitura é fluida e remete a The Big Bang Theory deixa a certeza de ser uma leitura extremamente cativante e bem desenvolvida.
    Me agradaria realizar essa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bom?
    Eu não curti a idéia do livro pois realmente é algo que remete um pouco ao didático, e tema não é nem um pouco minha praia, rs. Adorei sua resenha, mas não daria uma chance no momento!

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não conhecia a obra e nem o autor, apesar de não apreciar muito o gênero, gostei da proposta a origem do universo e da vida é um tema interessante. Por alguma razão me fez lembrar o livro de Dan Brown, Origem que tem essa temática inserida em uma ficção.
    Abr
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Que livro interessantíssimo! Como boa aluna de biológicas, assunto sobre a ciência sempre foi algo do meu interesse, e saber mais sobre a teoria da evolução de Darwin é sempre fascinante. Não conhecia o livro, mas dica mais que anotada! Ele ser curto é melhor ainda <3 Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Nossa que livro interessante!
    Parece uma leitura muito estimulante, fico super feliz que tenha curtido a leitura. Não é muito minha praia, mas é uma excelente indicação.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  19. Olá que temática diferente a leitura aborda, adorei a resenha e dica, gostei bastante de conhecer o livro, beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oie! Vi tu divulgando o livro na fanpage se não me engano, e desde a forma que mostrou lá me interessou bastante, agora lendo a resenha fiquei mais curiosa ainda, espero ter a chance de ler ainda esse livro.
    http://www.kammykrysthin.com/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  21. Eu não conhecia a obra, mas a leitura me interessa bastante. O melhor de tudo é que a linguagem ainda é simples, tornando a leitura prazerosa.
    Esse livro é um prato cheio pra quem gosta dessa temática. Vou querer conhecê-lo em breve.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Oi Lilian.
    Achei muito pertinente esse livro, principalmente porque ele vai explanar um assunto não tão fácil com uma linguagem acessível e mais didática.
    Acho que pode ser um bom material para quem está no ensino médio agora.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Menina,
    nunca nem vi este livro. Interessei? Claro que interessei! Confesso que a proposta meio didática não me cativou muito, mas a temática sim!
    Tomara que ele funcione para quem está além do ensino médio ;/

    ResponderExcluir
  24. Oiii, tudo bem? Bom, não conhecia a obra e confesso que que não me chamou tanto a atenção, mas quem sabe né? Nunca diga nunca HAHAHAHA

    Irei anotar para um breve futuro

    ResponderExcluir
  25. Oie
    que interessante sua resenha, ainda não conhecia o livro mas gostei das informações sobre pois parece ser uma leitura bem fluida mesmo, vou anotar a dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr