Header Ads

O dia em que o hip hop desarmou as Pedras no caminho





Felipe Rima é rapper, músico, poeta, escritor e produtor cultural, suas letras têm inspirado muitas pessoas pelo país por trazer sua experiência pessoal de superação.

“ ... Lembro-me das brincadeiras
E das formas que vivia,
Lembro-me da baladeira
O quanto trouxe alegria...”

Munido de sua criança interior feliz, Felipe Rima, no livro Sonhos E as Pedras no caminho, Editora CeNE, convida leitores a conhecer sua história real poetizada “ As pedras que tavam no caminho, eu peotizei no som”. 



O autor relata como referências positivas foram importantes em sua história de superação, nascido na Favela da Zareia, em Fortaleza-CE, onde as perspectivas de vida e de referências eram escassas, ele, junto com o amigo Mariano, conheceu o hip hop.

Foi ele quem me deu a notícia que mudou meu percurso. Tínhamos a mesma idade, ele foi na minha casa e disse: “Felipe, tem uma parada aí que dá certim pra nós”.  Quando ele falou, pensei logo em quantas armas iríamos precisar para essa parada, mas antes que eu perguntasse ele foi dizendo: “Mah, tem um projeto aí de hip hop que é massa, eu vi que lá vai ter aulas de grafite e como tu mete os nomes, é pichador, seria massa a gente ir. O que tu acha?”

O acesso à cultura mudou uma vida, levou para essa comunidade uma outra referência diferente do mundo das armas e drogas. Mostrou Felipe outras possibilidades resiliência e resistência. É justamente por isso, que governos autoritários, fascistas, nazistas, ditaduras, etc., sempre reprimem a cultura. Porque cultura é resistência, emancipação de um povo.

Tocou meu coração e me encheu de esperança, ao seu lado o que sinto é paz, amor e segurança.

Felipe ainda traz a importância de sua família, mesmo sua família tento envolvimento direto com o mundo das drogas. O que aprendeu com a mãe e o pai. Em seu relato poético, da mãe herdou a capacidade de transforma a vida em poesia e melodia; e o pai, a afetividade, coragem e caráter.



Histórias de resiliência, perdão e transformação devem ser espalhadas pelo mundo assim como os pássaros espalham sementes pela natureza; assim como as abelhas espalham o pólen. A criança de Felipe aprendeu cedo que para conseguir algo, precisava de armas, ‘pensei logo em quantas armas iríamos precisar para essa parada’, e pela arte de criação, do movimento e da poesia, aprendeu a explorar outros universos e explorar suas habilidades num mundo hostil. O hip hop desarmou uma realidade e transformou a possibilidade de sonhos pela afetividade e agora Felipe mostra ao mundo que é possível...

6 comentários:

  1. Ah, que post incrível!
    Nao sei como ainda não conhecia esse autor e o livro dele. Pois ambos parecem incríveis!
    "As pedras que tavam no caminho, eu peotizei no som”. Achei essa frase maravilhosa, estou encantada.
    Já vou anotar sua dica e espero conhecer mais da história dele em breve. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Poxa que obra interessante, adorei conhece ra história de superação e luta, acredito que ser uma dica incrível para qualquer tipo de leitor, só quem já passou por problemas parecido ou passa sabe o quanto é bem vindo uma história para inspirar e motivar como está!

    ResponderExcluir
  3. Poxa que história motivadora! A história desse cara é muito boa, eu ainda não conhecia ele.
    Fiquei com vontade de conhecer a obra dele, é uma leitura válida pra todos, tanto pra quem não passou por isso, como meio de conscientização e pra quem passou, poder dividir um pouco do peso né?! Adorei!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Li esse livro há pouco tempo, e sem dúvidas é uma história muito bonita e que nos faz acreditar em nossos sonhos. Adorei a postagem!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Que indicação incrível! Parece ser uma obra interessante, gosto de ler conteúdos assim. Dica mais que anotada

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. Nossa, estou encantada com sua resenha que despertou em mim não só uma enorme vontade de ler este livro como também trabalhar ele com os jovens com os quais divido o meu dia de trabalho. Histórias de superação me fascinam e sempre me fazem refletir e me dão elementos para a vida seja do trabalho ou pessoal.

    Bjos
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr