Header Ads

Being a Palauan / Hermana Ramarui #PoesiaRotaMundo

 


Hermana Ramarui at a library in Agana (Photo courtesy of FestPac 2016 Documentary Photographers)


Palauan, not a thing,

But a state of being,

Is capability

And is freedom.

It is a being

Equipped to act

And to react.

A center in itself

It hangs onto nothing.

It takes freely

As it sees fit.

It discards freely

When no longer needs.

It is freedom

It is ability

To use and discard

Act and face

New Realities.

 

 

(Hermana Ramarui – Palau - .Source: Analysis of Meaning,Content and Style: poetry from the Federated States of Micronesia and Palau by Kimberly Kay Au, Pacific Islands Studies Plan B Masters Projects, 1991)

 

 

Sobre a autora:

Hermana Ramarui nasceu em de Belau (Palau) na Micronésia e é autora de The Palauan Perspectives (1984). Trabalhou por mais de duas décadas no Ministério da Educação de Palau, onde esteve envolvida no desenvolvimento do currículo de estudos palauanos e ensinou inglês. Além disso, contribuiu com esforços monumentais para preservar a língua e a cultura palauanas e para criar o Currículo do Perfil Cultural Palauano e a Ortografia Palauana, que são usados ​​ nas escolas palauanas. Educadora aposentada, ela está atualmente trabalhando em uma série de leitura infantil palauana e uma série de livros para colorir.

******

 

Poesia selecionada para o projeto RotaMundo em parceria com o blog Na Literatura Selvagem que neste mês terá poetas dos países: Nauru; Palau; Kiribati.


Nenhum comentário

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr