Header Ads

Re-capítulo - #10 Livros para curtir uma viagem



Como ignorar aquelas conversas desagradáveis durante viagens longas? Ou aquele silêncio que perdura entre familiares ou desconhecidos? É inevitável não passar por uma dessas situações na vida. Todos os dias viajo mais de 120 km para a faculdade dentro de um ônibus com 20% de conhecidos, 80% totalmente desconhecidos e 10% que animo conversar. E para fugir do marasmo e não perder 4 horas por dia sempre recorro a um livro, seja físico (quando a iluminação do dia ultrapassa as seis horas da tarde) ou no kindle cuja iluminação muito me agrada. Os fones de ouvido também são acessórios essenciais para evitar as conversas paralelas desinteressantes.

Então vamos lá, fiz uma lista de dez livros que talvez você possa curtir durante uma viagem. Se for uma viagem longa talvez você termine um deles e se for curta vai querer viajar logo para continuar.

#10 – O céu é logo ali, Lilian Farias
Um livro que transborda sentimentos. Vai elevar o papo furado do parente que pouco tem a falar para momentos de constantes pensamentos internalizados.

#9 – Angu de Sangue, Marcelino Freire
Esse talvez transforme aqueles momentos em que você sai do estado natal e percorre por realidades diferentes, enxerga sorrisos e tristezas nos rostos daqueles que tomam conta dos espaços. Os contos de Freire podem ser bastantes reflexivos.

#8 – A Metamorfose, Franz Kafka
O breve romance de Kafka causa momentos de desconforto no leitor, porém leva a questionamentos sobre o ser humano na sociedade atual. Se estiver indo a caminho do litoral, vai parar defronte ao mar e as ondas causarão constantes pensamentos. (Pode ser perigoso nesse caso.)

#7 – A Revolução dos Bichos, George Orwell
O enredo apresenta os conceitos da distopia e entra na nossa lista por vezes viagens transportar-nos aquele sentimento de liberdade. A narrativa de Orwell é fantástica e se for passar umas 4 horas na estrada, chegará em seu destino com um livro terminado.

#6 – Cartas na rua, Charles Bukowski
O relato autobiográfico regado a sexo e álcool tem suas passagens engraçadas e as citações tão compartilhadas do autor. Um livro rápido e que seus capítulos não necessariamente te obriga a uma leitura corrida.    

#5 – Os Espiões, Luis Fernando Verissimo
Esse é para descontrair a todos na viagem. Se você for daqueles que adoram interromper a leitura para ler em voz alta uma passagem engraçada ou interessante, vai divertir a todos.

#4 – Bom Crioulo, Adolfo Caminha
A história da paixão de dois homens compõe um romance muito bom de ler. Um clássico que poderá preencher as músicas do seu Ipod.

#3 – Festa no Covil, Juan Pablo Villalobos
O enredo traz a realidade brutal e violenta do narcotráfico. Pode parecer pesado ao leitor leigo, porém o livro ganha nos ares ao sonho do jovem personagem em quer ter um raro hipopótamo.  

#2 – Crônica de uma morte anunciada, Gabriel García Márquez
O escritor Nobel de Literatura merece seu espaço nessa lista com o breve romance que traz as principais marcas de Márquez. Com pouco mais de 90 páginas, o livro vai introduzir você ao fantástico mundo da América Latina.

#1 – Max e os felinos, Moacyr Scliar
O livro plagiado que por ironia do destino ganhou leitores após o sucesso de “As aventuras de Pi”. Um enredo transpassa por momentos importantes do mundo e uma personagem que vive viagens perigosas em busca de seus objetivos.


Por R.S.Merces 


Advertência: Essa lista é relativa e condiz principalmente com minhas experiências de leitura. Se você tiver mais dicas para compor bem a mala, conte aí nos comentários. 

6 comentários:

  1. Conversas desagradáveis em viagens é o que não falta haha
    Ainda mais de pessoas querendo saber da sua vida.

    Caraca 4 horas viajando. Quando eu fazia facul, eram 3 horas
    entre ida e volta (nos melhores dias, sem trânsito).

    Eu quero um kindle o/ hehehe

    Dos livros que você mencionou eu não li nenhuma e só conheço
    de nome o "A Revolução dos Bichos" (fiquei envergonhada agora
    T_T).

    Tenho que dar um jeito nisso hehehe. Curti bastante o
    #6, #5, #3 e o #2 *_*

    Adorei a lista!

    Beijos
    Babih Hilla
    http://revolucionandogeral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não viajo sem um livro hehehe. Não li nenhuma das suas indicações, mas anotei aqui alguns que me interessei.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia nenhum dos títulos citados, menos o último claro. O único livro que eu li numa viagem foi Percy Jackson e 50 tons de cinza. Tem post novo lá no blog, passa lá.
    http://j-a-santos.blogspot.com.br/
    Abraços,
    J. A. Santos

    ResponderExcluir
  4. Olá Lilian,

    Gostei da maioria dos livros, quero muito ler A Revolução dos Buchos...abraços.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A Metamorfose e Festa no Covil são sensacionais!

    Beijos,
    Blog | Youtube

    ResponderExcluir
  6. Gostei das indicações :D Todo ano viajo pro Maranhão, pra casa de meus avós e sempre levo um livro como companhia, quem sabe um desses não será o próximo que viajará comigo haha

    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr