Resenha – Caixa de desejos




11 junho 2014

Olá, queridas e queridos!
Depois de um tempinho sem net, estou na ativa literária e com muitas novidades. Para começar, vamos conhecer o novo livro da Ana Cristina?
Recebi o livro Caixa de desejos, de Ana Cristina Melo, 95 páginas, Editora Alaúde, em minha casa e fiquei encantada com a capa. O porteio me entregou as correspondências do dia à noite, depois de um dia cansativo de trabalho, quase sem voz. Mesmo assim abri tudo, contas e os muitos livros que chegaram. E Caixa de desejos fez meus olhos brilhares simplesmente pela capa.
Em poucas horas degustei a excepcional história de Marília. E perguntei-me: como eu não conhecia a autora? Como uma professora de literatura pode não conhecer a obra de Ana Cristina? É magnífica para a sala de aula!
Marília é um jovem de 11 anos que tem dificuldade de se adaptar a escola e vê sua tranquilidade abalada por uma enxurrada de parentes que decidem morar em sua casa. Para piorar sua situação, sua avó, que morava em Minas Gerais, morre. Quando ela já avia se acostumado com a presença dos avós por parte de mãe, uma tia e um tio, seu pai informa que sua meia-irmã, que ela nunca teve contato, iria morar com eles.
Era muita informação, mas sua avó paterna deixou de herança uma canastra chamada Caixa dos desejos, que de tão bela, mostra alguns caminhos para Marília pode meio da magia literária. Marília se descobre escritora e começa a colocar na caixa seus mais íntimos desejos com o anseio que eles sejam realizados.

Quando eu era menina, tive vontade desejo de ter uma estrela. Parecia um sonho absurdo aos olhos de qualquer um, menos aos olhos de minha mãe, que possuía um pensamento muito moderno para a época dela. Ela me disse, certa noite, enquanto apreciávamos o céu salpicado de brilho: ‘Não sei como você vai conseguir, filha, mas confie em você, confie no poder do seu sonho. Ninguém vai realizar os desejos em seu lugar. A batalha é sua.’”

Quando sua irmã chega, logo elas ficam amigas. E a irmã por ser mais velha, ensina Marília como resolver as problemáticas da escola; com as dicas de Francine, sua vida mudou e ela conseguiu conquistar seu primeiro amor e ganhar um concurso de poesias da revista Recreio.
O destino de cada personagem é hilário e por vezes triste, mas não posso me prolongar aqui sobre isso, pois contaria o final do livro. Falarei apenas de Francine, pois ela que inicialmente vai morar com a família do pai, visto que a mãe foi à França, construiu um elo com a irmã de amor. Contudo, no final do livro, ela vai para França morar com a mãe...
A autora foi feliz até nas citações literárias, que deixaram o livro leve, sem aquele drama doentio que muitos autores dosam por ai... tem amor, tem drama de adolescente, família, escola, mas tudo na medida perfeita para uma obra que prima pela excelência.

A narrativa é em primeira pessoa e para minha alegria o livro tem continuação ‘De volta à caixa de desejos” que conta a história de Marília na luta para entrar na faculdade. 

0 comentários:

Postar um comentário

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 
Autora dos livros O Céu é Logo Ali, Mulheres Que Não Sabem Chorar e Desconectada. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, gênero, violência sexual, alcoolismo, etc. A escritora mantém um blog literário e trabalha com educação.

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Copyright © 2015 • Poesia na alma