Header Ads

Resenha – O Orfanato da Srta. Peregrine




Leitura é um ato cognitivo político. Mas, num conceito mais intimista e poético, a leitura é uma dança. Cada livro, nos exige um passo diferente e há aqueles que nos exige vários ritmos. E foi esse diálogo dançante que estabeleci com o livro O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, de Ransom Riggs, 333 páginas, Editora Leya.
                                                                                        
O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares - Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha
deserta por um bom motivo. E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares vai deliciar adultos, adolescentes e qualquer um que goste de aventuras sombrias.

Jacob e seu avô Abe vivem uma linda relação, o menino por anos se deixou levar pelas histórias ‘fantasiosas’ que o avô narrava, o período da guerra, seus amigos do orfanato para crianças peculiares. Para ele, aquele mundo existia. Mas, o tempo vai passando e o menino cresce e com isso a crença vai mudando de endereço, e as histórias do avô já não fazem tanto sentido. Mesmo assim, a relação dos dois é intensa.  




Tempos depois, Abe é assassinado, minutos antes do avô morrer, Jacob o encontra e ele sussurra suas últimas palavras, pede ao neto que se proteja e encontre o pássaro. Jacob, que estava com o melhor amigo, vê um homem com tentáculos saindo da boca, um monstro.
Jacob desmaia e quando a polícia chega ao local, conclui que seu avô fora morto por cães selvagens. O seu melhor amigo não confirma sua história e ele é encaminhado a um psiquiatra. Faz um tratamento com remédios e passa boa parte do tempo dopado.
Até que seu aniversário chega e ele ganha um livro da tia, que pertenceu ao avô. Dentro do livro havia uma carta e desencadeia uma nova sequência ao livro que explica muitas coisas. Jacob viaja com o pai em busca de respostas, no entanto, encontra mais perguntas...
E durante toda a obra, fui dançando conforme a narrativa. Errava o passo, me adiantava. Depois aceleramos e diminuímos o ritmo. A imagens que mesclam com o texto são fotos de épocas antigas, bem aproveitadas. E tive a ligeira impressão que o autor escreveu com base nas fotos e não o oposto, pois tudo se encaixou tão perfeitamente.


Mesmo que tivesse lembrando as fotos de minha avó, o que todo o conjunto da obra causou foi a pura sensação e mistério, entrei naquela atmosfera de tal forma que parecia real, ou um filme. É peculiar o modo como a narrativa de Ransom de conduz... É um enredo original, dinâmico e instigante. 

26 comentários:

  1. Eu tô doida pra ler, tanto pela narrativa como pelas imagens do livro. Quando via primeira vez fiquei tp babando *--*
    Acho que vou curtir muito a história :D
    Adoro um mistério com ares de sobrenatural e loucura hahaha

    ResponderExcluir
  2. Gostei do estilo do livro e a história parece realmente misteriosa, eu fico muito agoniada quando a pessoa "vê" alguma coisa e ninguém acredita. Ia ficar muito "p" de parar num psiquiatra por isso, haha!

    ResponderExcluir
  3. Boa arde,

    Já li duas resenhas desse livro e igualmente positivas, para muito bom e misterioso, as fotos aumento o tom de mistério....muito bom....abraço.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie!!!
    estou querendo ler esse livro desde que foi lançado, e sempre vou adiando a leitura por algum motivo, quero muito lê-lo logo ahah.

    http://notinhasderodape.blogspot,com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Lilian, o livro parece ser bem intrigante e com um bom mistério de saber o que vai acontecer com o protagonista e se as historias do seu avô são reais, vou anotar o nome e se tiver chance pretendo lê-lo.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  6. Oi Lilian, não tinha visto este livro ainda.Me parece uma leitura intensa. As fotos me lembram filmes de terror, não sei se lerei, mas vou deixar o título anotado.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Liliam como tu conseguiu fazer essa leitura???
    Deu dor de barriga, não???
    Eu fiquei cheia de interesse, pois esse é o tipo de leitura que atrai.
    Adorei a resenha, beijooo

    ResponderExcluir
  8. Oi Lilian!
    Ja vi algumas resenhas sobre a obra, mas não faz o tipo de livro que leria. Parece bem legal a edição e tudo, e visualmente ficou bonito, mas a sinopse e o estilo, a mim, deixam a desejar, então, não é algo que eu vá arriscar ler depois.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá! Eu li esse livro ano passado, mas boiei um pouco. Vou tentar de novo e ver se gosto mais!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  10. Oiee!!
    Hahaha, nunca tinha ouvido falar desse livro mas, parece ser um tanto quanto sombrio.
    Talvez eu goste da leitura. Vou procurar saber mais.
    ;**

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olaaa
    Nossa, a história parece ser muito legal, a capa é bem intrigante e adoro um mistério, então sou bem suspeita, sua resenha está ótima e vou procurar saber mais sobre o livro.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Já tinha visto a capa desse livro em algum lugar, mas sabe que não fazia a menor ideia do que se tratava? Gostei bastante da premissa, e por mais que não goste muito de livros mais "dark", acho que vou acabar lendo "O orfanato..."
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olha eu gostei bastante de tudo que você contou sobre o livro.
    Eu ainda não o conhecia, mas me lembrou muito um filme de mesmo nome acho...O ORFANATO. Não sei se você já viu. Mas eu achei bastante parecido em algumas coisas e se é que não foi adaptado né? Enfim...Mas eu achei que você abordou muito bem tudo e gostei bastante. Mas não sei se seria um livro que pegaria para ler no momento. =/

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-sr-segunda-feira.html

    ResponderExcluir
  14. Quando vi esse livro a primeira vez de cara já me interessei
    gosto muito desse tipo de livro
    e a capa e as imagens me chamaram bastante atenção

    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  15. Adoro livros de suspense! Vou procurar saber mais, e comprar, pq livros com imagens são péssimos de ler em pdf.
    Bjs, Isabella

    ResponderExcluir
  16. Esse livro já me arrepia só pela capa e pelas fotos, hahaha.

    Divide opiniões, certo? Já ví muita gente falando muito bem e também muita gente falando mal. sua resenha me fez querer ler esse livro de uma vez!

    Nunca li nada como você descreveu, com o autor escrevendo com base em fotos antigas, achei a ideia interessante.

    É bacana quando o autor consegue nos transportar de fato para o universo que criou!

    Beijos!
    http://www.lanaminhaestante.com

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho esse livro mas ainda não tive a oportunidade de ler. Mas com certeza será uma das próximas leituras. Super ansiosa... amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  18. Oi Lilian, tudo bem?
    Já tinha lido o nome desse livro em algum lugar mas não sabia nada sobre o enredo e nem a capa tinha visto.
    Achei bem legal essa proposta de mesclar a narrativa com fotos.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  19. Wow, que livro intenso! Gostei muito da sua descrição poética sobre ele... Senti que se adequou completamente ao que o autor se propôs a desenvolver. É muito especial quando um livro encontra seu leitor.
    Eu me interessei pelo enredo, mas confesso que as imagens me assustariam mais do que a escrita! Sou do tipo que não pode ver essas coisas, haha... Fico impressionada demais.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Sendo sincera, eu tenho pavor desse tipo de livro, sério. Mas esse, em particular, é o único que eu me interessei em ler. Conheci o livro em uma livraria com o meu amigo, e achei a história bem interessante, e absurdamente assustadora.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Adorei a forma como começou a resenha! E simplesmente amei esse enredo, nunca tinha ouvido falar. Esse tom de mistério me prende totalmente.
    Beijooos

    ResponderExcluir
  22. Oieee, tudo bem? Desde a primeira vez que eu vi este livro fiquei muito curioso para comprar o mesmo, já vi ele na livraria e o mesmo é muito lindo, a capa e todo o livro são maravilhosos, a história também é muito intrigante rs, ainda vou comprar o mesmo, ele está entre os meus desejados rs, Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Oii!

    Não conhecia esse livro, mas só pela capa já me deu a impressão de que é uma ótima história *-*
    Adorei a resenhas :) A capa é maravilhosa e a sinopse me deixou bem interessada no livro ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  24. Oi,
    Essa é primeira resenha que leio do livro, fiquei com aquela pulga atras da orelha, gosto quando o livro é misterioso a tal ponto, com aquela sensação de a cada nova página podemos descobri algo novo, ou encontramos mais um mistério pela frete.
    Gostei da resenha, e anotei a dica.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  25. Olá.
    Eu não leriao livro por não me interessar pelo tema.
    Adoro livros que contém fotos ou qualquer tipo de ilustração, adoro esse carinho neles rsrs.
    A capa é meia assustadora sei lá, sou meia medrosa pra esses livros rsrs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Caramba, esse livro parece muito legal!
    As fotos são meio darks, curti o estilo!

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr