Header Ads

Resenha – Machado de Assis: do folhetim ao livro



Para se deleitar na verdadeira riqueza literária de Machado de Assis, é necessário que o leitor seja curioso, esteja disposto a não ser um mero decodificador e vista a roupagem do pesquisador. Desenvolvendo o talento de Sherlock Holmes da literatura. E foi exatamente isso que Ana Cláudia Suriani da Silva fez em Machado de Assis: do folhetim ao livro, 288 páginas, nVersos Editora.  


“(...) porque este trabalho busca compreender o Machado artista, ou mais especificamente, o romancista, diante da tarefa de dar corpo, unidade e, finalmente, concluir uma obra que se encontrava em andamento. ”

O livro é uma pesquisa de cinco anos, ou talvez até mais, que mostra as nuances de Machado e que discorrem do folhetim até o livro. Seu caráter inédito tem vida quando a pesquisa consegue mapear para análise alguns capítulos do folhetim de Quincas Borba, até então inéditos por ter sido considerados como perdidos.
A importância do estudo viabiliza o conceito que os escritos de Machado passam por mudanças significativas quanto a publicação que implicam em sua compreensão, considerando, portanto, o contexto em que foi publicado. A exemplo do folhetim, existe a relação dos capítulos publicados, o tempo de publicação, como esse texto vai dialogar com outras colunas do folhetim e a diferença linguística enquanto romance. Além do meio de publicação é interessante considerar público alvo, formato do periódico, espaço destinado ao autor, composição tipográfica, etc.

“Para representar uma sociedade em transformação, Machado opta por um narrador em terceira pessoa, o que permite que as diferentes personagens apresentam a sua própria visão dos fatos, compondo o que chamo de um caleidoscópio narrativo. ”

A autora foi cuidadosa para não deixar passar todos os elementos que materializam a importância do autor, inclusive as próprias dificuldades de publicação dos livros, quanto ele ganhou, quais editoras assinou contrato e as discussões acerca da diagramação, como isso pode afetar o público alvo e o discurso da obra.
Em uma interpretação particular, acredito que Machado visualizava a escrita como arte, e isso não passava apenas no processo textual, para ele era todo um conjunto que merecia ser respeitado. Caso contrário, o autor fazia objeções que com o tempo o foi deixando estafado e ele não mais publicou em periódicos.

“O valor artístico das narrativas escolhidas poderia ser medido pela ‘má’ apresentação do volume, ou por uma apresentação que o aproxima de livros baratos. ”

Mesmo quando ele passa a publicar seus romances, suas objeções não cessam quanto a possível má apresentação de uma obra. A linguagem do livro é acessível, a leitura flui tranquilamente, o público alvo não é necessariamente direcionado estudantes de Letras, a obra é recomendável para curiosos, amantes da escrita de Machado, estudes, professores, universitários, jornalistas, mediadores de leitura etc.

É uma fonte de informação rica, ampla e que fazer jus a genialidade de Joaquim Maria Machado de Assis. Quanto ao trabalho da editora, só tenho elogios, está perfeito. 

27 comentários:

  1. Olá :) Fiquei super interessada em algum dia ler esse livro, sem dúvida, é uma ótima maneira de conhecer mais sobre as obras do autor, o assunto deve ser bastante informativo. Nunca li nehum livro dele, mas, sinto curiosidade. :D beijos!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  2. Por ter uma natureza mais romantica, nunca gostei tanto de Assis.
    Sempre preferi José de Alencar...kkkkk
    Mas é inegável que o cara sabia trabalhar com as palavras!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. taí uma obra que eu gostaria de conhecer. Adoro Machado, é um dos melhores autores nacionais...
    Poderia até trabalhar algo em sala de aula, tentando puxar um contexto histórico disso...
    como sempre, resenha perfeita, Lili. <3
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oláá
    Adorei sua resenha e que bom que gostou dessa obra que parece ser muito interessante, eu queria ler mais clássicos e pretendo em breve ler do Machad e gostar bastante.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parece um livro muito interessante! Já li O alienista do autor e adorei!
    Com certeza lerei essa obra para conhecer o autor melhor!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, flor. Eu nunca li nada do autor e sei que devo me envergonhar por isso. Para meu crédito, sempre quis conhecer seus livros. Quem sabe depois de prestigiar o talento dele, não me interesse em ler essa obra tão bem produzida? Adoro quando um livro é fruto de muita pesquisa.

    Abraço!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oii!

    Parece ser um livro muito interessante, mas não sei se leria.
    Parabéns pela resenha ^^

    Beijos, Amanda ^^
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Confesso que não sou muito fã de Machado de Assis e que todas as obras dele que li, foi porque fui obrigada na época do colégio hahaha
    Talvez se fosse hoje em dia, eu visse com outros olhos...
    De qualquer forma, esse é um livro muito rico e um verdadeiro achado para os fãs do autor.
    Gostei da resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Acredita que eu nunca li nada do Machado de Assis? Muita gente já me indicou as obras dele, mas sinceramente, morro de preguiça de ler...haha' Porém, tenho curiosidade.
    Achei esse livro bem interessante, sei da importância do Machado para a literatura brasileira, e sei que, assim que começar a ler as obras dele, vou querer mais e mais, e com certeza vou ter "...do folhetim ao livro" aqui.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi! Eu não li nada do autor, mesmo com os vários elogios não tive aquela vontade de ler nenhum dos livros, mas fico feliz que tenha sido uma leitura agradável para você e acredito que os fãs de Machado irão adorar.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Oi Lilian, tudo bem?
    Que riqueza de livro!
    A nVersos sem dúvidas arrasou, e machado de Assis foi um dos autores que me tornaram leitora, então espero ter a oportunidade de ler este livro em breve.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  12. Fiquei encantada pela obra e morrendo de vontade de tê-la.
    AMO Machado de Assis, é algo que veio bem antes da faculdade de Letras.
    Acho a escrita dele maravilhosa e não resisti a paixão.
    Vou procurar o livro com certeza.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  13. Oie!!
    Eu sempre acho bacana quando pessoas vão atrás e reacendem grandes autores e grandes obras para que elas não caiam no esquecimento e para que várias gerações sejam capazes de ler e conhecer um pouco da genialidade de grandes autores.
    Adorei o livro e a matéria.
    ;**

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ai, agora tô com uma ponta de vontade de ter essa obra! Quero conhecer mais do trabalho dele
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Nada no mundo vai me fazer ter simpatia por Machado. Sofri muito com ele na faculdade e nunca mais quero chegar perto de qualquer coisa que se relacione a ele haha traumatizada.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Lilian, sua linda, tudo bem?
    Li alguns livros do autor na época da escola e do vestibular, como leitura obrigatória e adorei. Realmente a leitura dele nos provoca, difícil encontrar essa característica hoje em dia. Mas apesar de gostar e reconhecer o talento do autor, confesso que esse livro não chamou minha atenção, não sou o público alvo dele.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. tenho ele aqui, mas não parei para ler, porque tenho tantas leituras atrasadas......
    que em breve espero ler,
    bjus

    ResponderExcluir
  18. Oi
    Quando comecei a ler a resenha pensei isso: que poderia ser mais interessante para estudantes de letras, mas como você disse que seria bom para um outro público eu leria sim. Confesso que ainda não conhecia o livro, fiquei interessada. Ótima resenha!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Li alguns livros na epoca de escola. Vou ser sincera não é o tipo de leitura que eu leria, mas acho que mais livros assim devem ser feito. Acho digno reconhecer, pesquisar, ir atras do trabalho de autores assim como o Machado.
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
  20. Menina, acredita que ainda ontem eu e uma amiga comentávamos sobre o Machado ter escrito folhetins? Que coincidência!
    Não conhecia o livro, mas vou anotar esta dica super interessante e avisarei minha amiga que é fá do autor e vai gostar de conhecer este livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Eu não conhecia o livro. Mas esse autor tem uma importância majestosa para a nossa Literatura. Não sou muito de ler clássicos, mas assim que puder quero ler.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Adorei a resenha, o livro parece ser bastante interessante, mas não leria agora, mas quem sabe mais para a frente! Parabéns pela resenha!!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oii, tudo bem com você?
    Ainda não conhecia o livro, não costumo ler coisas do Machado, mas quero mudar isso logo. O livro é ótimo para os grandes fãs dele.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  24. Resenha mais do que linda! Concordo plenamente que a leitura é indicada àqueles que se interessam. E Machado de Assis tem coisas lindas para serem descobertas, basta se permitir né? Não conhecia ainda esta obra, me me interessei muito.

    Sucesso pra ti flor!
    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oh, eu adoro Machado, minha meta de vida é ler todas as obras dele, infelizmente li apenas 3 tsc tsc
    A ideia da autora é muito boa, eu certamente leria este livro, principalmente para conhecer mais esse autor e saber mais de sua vida rs

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Deve ser uma excelente leitura para os fãs do autor e para quem tem curiosidade sobre a vida e os trabalhos dele.
    Mas não é muito o meu estilo.

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo

    ResponderExcluir
  27. Opa que livro interessante , Machado sempre me chamou muito a atenção e acredito que com uma pesquisa tão rica a autora tenha trazido para os leitores que ainda não conhecem muitas das obras do autor , algumas curiosidades e principalmente um gosto pela leitura do mesmo. Achei mega interessante o livro e já quero.
    Beijos

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr