Header Ads

Resenha - Mitos Clássicos





Vamos aos fatos: Mitos Clássicos, de Jenny March,  é um monstro lindo de 560 páginas, publicado pela Civilização Brasileira (do Grupo Editorial Record).

Os mitos da Grécia e Roma antigas estão entre as mais dramáticas e apaixonantes histórias de amor, guerra, heroísmo e traição criadas pelo homem. Seus personagens inspiram as artes e ajudam o homem a compreender a si mesmo: Ícaro voa perto demais do sol, Prometeu rouba fogo dos deuses, Édipo vive sua tragédia incestuosa. Agora os apaixonados pela mitologia antiga têm em mãos um guia essencial. A famosa classicista Jenny March apresenta uma deliciosa compilação dessas histórias e conduz o leitor às origens, transformações e interpretações dos mitos que moldaram o mundo. Mitos clássicos é o guia mais completo para o estudo desses mitos e lendas inesquecíveis.

Ele não é um guia mitológico para entusiastas iniciantes, mas um denso compêndio sobre mitologia Grega e Romana e sua influência.
Explico:
Com incontáveis citações que vão de Sêneca e Homero (como separá-lo da Odisseia de Ulisses?) a Shakespeare e a Andrew Motion, o livro conta não só as histórias clássicas de duas das maiores civilizações da História, mas também, ao citar tantas obras, nos mostra a forma como elas influenciaram incontáveis artistas através dos anos, e continuam a fazê-lo.
Desta forma, o livro não é apenas um “dicionário de Mitologia”, mas também uma maneira de introduzir o leitor nas artes inspiradas por ela.
Os mitos são apresentados como relatos, citando fontes, origens e interpretações das histórias e contando-as com um contorno menos romanceada que em outras publicações do gênero, de forma que a obra pode causar certa estranheza a princípio, em razão da sua densidade.
Passado o estranhamento inicial, e compreendido o cerne da obra, a leitura fica mais e mais agradável, a medida que nos familiarizamos com a linha de pensamento da classicista Jenny March.
Com capa bonita e chamativa, páginas amareladas que facilitam sua leitura e mapas da Grécia, do Mediterrâneo, e até da carta astrológica, a publicação é uma relíquia a ser mantida e degustada eternamente.
O índice remissivo, ao final facilita a pesquisa rápida pelo tópico que lhe interessar, mas o livro é também desenvolvido em capítulos, com temas distintos como “ A Criação”, “Heróis e Monstros” e “Mitos de amor e Morte”.
Como aficionada pela mitologia grega desde pequena, (Sim, grega. Grega ponto. Eu tenho meus motivos para ser assim, talvez um dia os explique.)  estou imensamente feliz com este volume. É uma aquisição e tanto, que só perde para “O Grande Livro dos Mitos Gregos”, de Robert Graves na minha listinha do “Tenho que ter” (no quesito Mitologia, claro).
Acredito que outros entusiastas da Mitologia Helênica e Romana ficarão tão satisfeitos quanto eu ao colocarem as mãos nessa obra. Entretanto -  e eu não perco a minha chance de ser chata - um ponto me incomodou na obra:

Como um compêndio de mitologia a ser consultado e relido, o volume deveria, a meu ver, contar com capa dura, ou ao menos uma capa mais resistente do que a apresentada. A capa é extremamente mole, e não fosse o número alto de páginas, o livro poderia ser enrolado como um jornal, e chegou até mim danificado pela imutável delicadeza dos nossos Correios.  Fica a dica, Record, pro seu livro ficar irrepreensível. 


27 comentários:

  1. Olá
    não sabia muito a respeito desse livro, mas achei bem legal, não seria o livro que compraria no momento mas eu anoto as dicas para futuramente, bem bacana a proposta do livro e acabamento bem legal
    Bjks
    Passa Lá No meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii tudo bem?
    Eu gosto muito da mitologia tanto a grega quando a romana, só que eu acho que esse livro seria um livro que leria mais para frente por ter muita informação que talvez não entenda. Entendeu? Bom a resenha esta ótima, super bem escrita!!!

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Amanda. Sabe, eu não sou muito fã de mitologia, mas posso abrir uma exceção neste caso. Afinal, sempre achei a mitologia grega uma coisa muito bem arquitetada. Shakespeare? Você disse Shakespeare? Amooo.
    Um abraço!
    http://egodeescritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Amanda!

    Eu um pouco de trauma com mitologia grega e romana. Tudo por cousa de estudos obrigatórias, nas disciplinas de filosofia.
    Mas já gosto da mitologia nórdica e da indiana. Vai se entender, né?!
    Mas de qualquer forma, perece ser um belo livro. E é inegável e importam cia dessas duas mitologias para a civilização ocidental.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Eu até gosto de mitologia, mas não sou entusiasta e nem me apego aos detalhes, sempre me confundo ao diferenciá-las.
    Mas achei que esse compendio pode ser de grande utilidade pra tentar me aprofundar no assunto.
    É uma pena que a editora tenha vacilado com a edição que pelo visto traz uma riqueza de informações.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  6. Oi, Amanda. Adorei sua crítica. Eu vi esse livro na livraria e o adicionei ao meu Skoob, mas sua resenha me mostrou que não é a leitura que procurava. Mesmo assim, achei-a digna do interesse de quem procura por algo mais consistente no gênero.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie.
    Não conhecia esse livro. Eu amo mitologia! Principalmente a Grega (cresci vendo Cavaleiros do Zodiaco, ai já viu né rs)
    Que livro enorme esse. Muito show. Acredito que seja bem caro também rsrs
    Bela resenha.
    Beijos

    Academia Literária-DF

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não leio muito sobre o tema mas com certeza quem adora vai amar esse livro. Com mapas e uma certa riqueza de detalhes deve ser lindo mesmo. Que pena que a capa não é dura, quem sabe a editora não reveja isso.
    Bjs
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não conhecia esse livro e simplesmente adorei!
    Sou fascinada por mitologia grega e sinto que esse livo deveria estar na minha estante!!
    Uma pena a capa ser tão mole, seria até mais bonito se a edição tivesse capa dura.
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, não gosto muito de mitologia mas a grega é a que mais me atrai, a capa dele também não me chamou atenção mas ao ler a resenha até que fiquei interessada, acho quee estou precisando de um livro com 500 pgs mesmo ultimamente, termino de ler e fico sem nada, é muito chato isso, beijos
    http://www.vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oii lindona... eu não conhecia esse livro, é um livro que eu leria com certeza, mesmo não sabendo muito sobre a mitologia grega.
    Mas só pelo primeiro olhar e pelas coisas que disse eu já imaginei assim como vc que deveria ser no mínimo uma capa dura kk

    beijos
    Mayara
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Lilian, olá Amanda!
    Que livro fodástico!
    Muito bom saber um pouco mais sobre mitologia e pelo visto este livro é bem complexo. Simplesmente adorei. Mas confesso que no desenrolar da sua resenha, o imaginei maior que os livros tradicionais e com capa dura, bem ao estilo daquelas enciclopédias de antigamente. Que pena esse vacilo da editora. Enfim, acredito que isso não interfira muito na leitura, né?
    Vai para minha wishlist, obrigada por me apresentar a ele.
    Um beijo!
    Blog Monykisses
    Blog Os Literatos

    ResponderExcluir
  13. Oi Amanda, tudo bem?
    Não conhecia o livro e que riqueza ele é!
    Sou fascinada pela mitologia grega, mas tenho pouco conhecimento do assunto, pois realmente comecei a me interessar não fa muito tempo.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  14. Oi, Amanda!!
    Nossa, eu sou apaixonada por Mitologia, e sua resenha simplesmente me deixou louca por este livro! Acho que passei esta paixão pro meu filho, de 16 anos e também adora, ele se apoderou dos meus livros e ano passado apresentou na feira da cultura da escola dele um trabalho maravilhoso sobre mitologia, foi com tanta dedicação que arrancou elogios de todos: visitantes, professores...então com certeza, vamos compartilhar o livro, e isso vai render por aqui! Só fiquei decepcionada pela capa dura, é o tipo de 'livro-enciclopédia', pra ficar...
    Grande beijo, querida!

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?

    Não conhecia o livro... Achei a capa linda!! E gosto de ler sobre a temática também. Nossa, pelo tanto de páginas jurava que a obra possuía capa dura. E realmente... o tratamento dos correios anda deixando a desejar. Outro ponto positivo são os mapas... livros com mapas ganham meu coração facilmente.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  16. Adoro mitologia de qualquer tipo, e
    Então adorei saber sobre o livro! *---*
    Sua resenha me empolgou bastante para comprar o livro, pena saber que a edição é mais ou menos. :/
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  17. Eu não conhecia o livro, mas eu gosto bastante de mitologia. Sua resenha ficou bem legal, mas eu não compraria o livro mesmo sem saber que a edição não é tão boa assim. Apesar de gostar do tema abordado, minhas leituras não costumam ser friamente apenas com esse tema, sempre é a mitologia moderna. Esse tipo de leitura, deixo para minha faculdade, quando vou fazer trabalhos sabe? Por isso nem compro, alugo na facul. É um tema bom, mas não leio frequentemente.

    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oiiie
    Apesar de não curtir essas coisas de mitologia, parece ser um livro bem legal para quem gosta do gênero, é que realmente história é uma parte chata para mim. Ótimo post ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oie, Amanda.
    Gostei da sua resenha e acho que iria gostar muito do livro porque sou apaixonada por mitologia grega e esse livro parece ser bem interessante.
    Amei a dica.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  20. Oiee Amanda ^^
    Não conhecia esse livro, mas só por ter mitologia no meio já chamou minha atenção. Adorei a sua resenha, me deixou mega curiosa para ler "Mitos Clássicos". Os únicos livros sobre mitologia grega/romana que eu li foram os de Rick Riordan, mas também "prefiro" os gregos..haha' não sei porquê. Vendo a capa assim, até achei que era dura *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Sou louca por mitologia grega e romana e esse livro é sensacional!!!!
    Obrigada pela dica, porque quero ele pra ontem, mesmo não sendo uma expert no assunto tenho vontade de me aprofundar mais
    bjus

    ResponderExcluir
  22. Eu amo demais mitologia, mas acho que esse livro não seria uma leitura que eu gostaria de fazer. De qualquer forma, é mitologia e se eu tiver oportunidade vou sim dar uma chance ao livro.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem ?

    Confesso que não sou lá muito fã de história que apresenta mitologia grega e romana até gosto de algumas coisas mas raramente são livros que me despertam o interesse, por envolver parte de história acho que não conseguiria adiantar na leitura mas que bom que o livro te encantou mesmo com quase 600 páginas.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oii, tudo bem ?
    Adoro mitologia, me fascina sabe, conhecer um pouco sobre todos estes deuses, então claro que eu adorei a sua resenha, só desanimei pela capa né, capas moles são horríveis, a gente tem medo até de rasgar o livro.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  25. Oi! Eu leria este livro com certeza, gosto de mitologia mas não tenho um conhecimento tão apurado como o seu, uma ótima dica com certeza e que pena a edição não ser mais caprichada,

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  26. Oie, tudo bom?
    Eu até tenho curiosidade sobre mitologia, mas leio pouco sobre assunto. Gostei bastante desse guia, mas acredito que não compraria. É uma opção interessante para consulta e realmente merecia mais cuidado na diagramação.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá Amanda!
    Eu sempre quis saber sobre mitologia Grega e adorei esse livro.
    É uma dica muito interessante e que já anotei.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr