Header Ads

Saber do negro de Joel Rufino dos Santos



Prêmio Jabuti três vezes e autor de mais de 50 livros, o escritor e historiador Joel Rufino dos Santos, nome de referência em cultura afro-brasileira, lança mais um livro


Saber do negro resultou de uma pesquisa intitulada “Relações Brasil-África entre os séculos XVI e XIX”, realizada por Joel Rufino dos Santos. Entre os produtos da pesquisa, este livro, em particular, discute, com uma abordagem historiográfica, o papel desempenhado pelo negro na história do Brasil.O texto procura simultaneamente fazer um levantamento do que o negro sabe, do que se sabe sobre o negro e, na confluência dessas duas vias, do que o negro sabe de si, a visão sobre si mesmo que o negro vem construindo no Brasil. O tema é desenvolvido sob três aspectos, que costumam ser considerados como as etapas da história dos negros no Brasil: a rebeldia expressa nos levantes escravos e nos quilombos, a marginalização dos ex-escravos e seus descendentes, e a luta contra o racismo configurada no movimento negro moderno.Cada capítulo é composto por um texto que apresenta o assunto de forma organizada, seguido por uma seção de notas que reúnem uma grande quantidade de referências bibliográficas e citações de estudos essenciais sobre o tema, além de alguns detalhes adicionais. Assim, mais que um livro-texto fechado e acabado, Saber do negro é um roteiro estratégico para o estudo da história do negro brasileiro.

16 comentários:

  1. Adorei o tema do livro! Apesar de todos os preconceitos, nossa cultura é recheada de influência dos negros, e é bacana que realmente lancem um livro falando mais detalhadamente sobre isso. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Parece ser bem interessante o livro. Eu gosto de ler livros historicos e que contêm a historia do povo negro.
    Bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parece excelente! A cultura afrodescendente tem tanta influencia sobre nós e tão pouca representatividade que livros sempre têm um espaço no meu coração. Gosto do contexto histórico e já quero procurar mais informações sobre o livro ♥

    ResponderExcluir
  4. Amei! O lançamento será pertinho de casa. O horário não ajuda muito, mas se eu conseguir sair 30 minutos antes do trabalho, consigo chegar a tempo! Você vai? :)
    Esse livro me pareceu ser muito bom, aliás. A sinopse me convenceu.
    Um beijinho!
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da abordagem da obra. Muitas vezes me questionei sobre o tema… Como os negros veem a si mesmos? A pergunta é provocativa, pois noto que o preconceito racial parece se manter na interação de muitas variáveis que se consolidaram na história – e uma delas, obviamente, reside nessa autopercepção do negro.
    Pena que o evento não é em minha cidade. Desejo sucesso ao autor!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oláá
    Muito interessante o tema e a abordagem da obra, algo que deveria ser lido e debatido por todos nos dias de hoje. Ótimo post

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi, boa noite!

    A temática é super importante, a cultura, dentre outros fatores. Muito bacana!

    Beijo!
    Livros & Tal [livrosgroup.blogspot.com.br]

    ResponderExcluir
  9. Ola lindona a premissa do livro sobre cultura é sempre um tema que nos convida a leitura. Que o lançamento seja um sucesso ao autor e Editora. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Lilian, tudo bem?
    Não é o tipo de livro que costumo ler, mas a temática é bem interessante e irei indicar para uma amiga que sei que vai gostar.
    Espero que seja um sucesso o lançamento.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  11. Não é o meu tipo de livro, mas o tema é interessante ao meu ver. Uma pena eu não estar no Rio neste dia para poder comparecer ao evento. Acho que seria uma grande oportunidade pra explorar essa literatura.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Liliam, sua linda, tudo bem
    Eu adoro história, sempre foi a minha matéria preferida na escola. Então, esse livro chamou muita a minha atenção, principalmente por abordar um tema tão importante. Gostei do enfoque que o historiador deu, bem diferente. Sucesso ao autor.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. A temática é bem interessante. Não sou acostumada a ler livros desse estilo,mas daria uma chance haha. Pens não estar no Rio.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    AI MEU DEUS. Não conhecia esse livro e já quero. O Autor deve ter trabalhado bastante na construção do livro, eu espero lê-lo e já vou procurar mais informações aqui.

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o autor, mas ele parece ser bem influente. O livro não faz parte da mnha zona de conforto mas adoraria lê-lo para aprender mais sobre novas culturas.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    O tema do livro é bem interessante.
    Adoro ir nesses eventos. Pena que já passou.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr