7 livros infantis com Heroínas Negras




26 julho 2015
Fonte - Inalivros

Nossas heroínas são mulheres do passado e do presente. São nossas ancestrais e nossas filhas.  São reais e imaginárias. Nessa lista, destacamos 7 livros voltados ao público infantojuvenil com heroínas negras para inspirar  e encantar crianças e adultos.


1- Zacimba Gaba  – a princesa guerreira



Ficha Técnica
Autora: Noélia Miranda
Ilustrador: Gió
Nessa história, Zacimba Gaba, uma princesa africana que veio escravizada pro Brasil, ajuda seus amigos a fugirem do cativeiro e alcançar a liberdade.



 2- As Gueledés – a festa das máscaras





Ficha Técnica
Autor: Raul Lody
Ilustrador:Raul Lody
Editora: PallasUm livro sobre o poder de luta da mulher africana narrado através das histórias de grandes mães africanas. Heroínas negras representadas nas máscaras africanas e que podemos notar suas influências em nosso dia-a-dia.



3- Martin e Rosa – Martin Luther King e Rosa Parks unidos pela igualdade








Ficha Técnica
Autor: Raphaële Frier
Tradutor: André Telles
Ilustrador: Zaü
Editora: Zahar
Esse livro conta a história de Martin Luther King e Rosa Parks na luta pelos direitos civis e pela igualdade entre as pessoas no contexto norte-americano. Ele narra a  história de Rosa Parks, uma heroína real que ousou desafiar a segregação que os negros sofreram no sul dos Estados Unidos em meados dos anos 50.



4- Cleópatra – a rainha dos reis





Ficha Técnica
Autora: Fiona MacDonald
Ilustrador: Chris Molan
Tradutor: Augusto Pacheco Calil
Editora: Companhia das Letras
Quase toda criança passa por uma fase de encantamento com o Egito Antigo. Cleópatra  é uma heroína negra que sempre exerce esse fascínio. Nesse livro, é possível ter uma breve visão sobre o Egito de Cleópatra e sua história como grande estadista.



 5- Mãe Dinha






Ficha Técnica
Autora: Maria do Carmo Galdino
Ilustrador: Rubem Filho
Editora: Mazza Edições
Esse livrinho conta a história de uma mulher que, com muito amor, cria seus filhos e netos. Uma poética homenagem aos saberes dos nossos mais velhos.



6- Betina




Ficha Técnica
Autora: Nilma Lino Gomes
Ilustradora: Denise Nascimento
Editora: Mazza EdiçõesBetina é uma linda história sobre o amor entre uma neta e sua avó, tendo como foco o nosso cabelo e os saberes tradicionais. Nos trazendo uma história de heroínas negras do cotidiano, essa livro é  um abraço de pura autoestima para meninas e mulheres negras.


7- A Pérola mais negra






Ficha Técnica
Autor: Oscar Henrique Cardoso
Editora: Cidadela

Este livro narra a bela história de uma mulher quilombola que venceu todos os preconceitos e conseguiu se tornar prefeita de sua cidade e melhorar as condições de vida do seu povo. Uma história que ressalta a garra  e a coragem dessa heroína negra na busca pelos seus ideias.


5 comentários:

  1. acho super importante essa inclusão na literatura infantil, pois a maioria das heroínas que sao apresentadas as crianças são brancas... bom trabalhar algumas dessas tematicas em sala, como no caso de Betina, por exemplo...
    ótima seleção :)

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia os livros e mano achei o post muito foda!!!
    Otima inclusão na literatura infantil e ainda mais por usar personagens negras, otima forma para formação das crianças
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Lilian,

    Gostei demais desse post, não conhecia quase nenhum e adorei as dicas, gosto muito de literatura infantil.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Lilian, tudo bem?
    Esses livros deveriam ser mais divulgados, pois essas leituras fariam muito bem para as crianças para eliminar preconceitos (ou não deixá-los nascer) desde cedo.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nenhum livro citado, mas eu adoro um livro que a heroína é uma mulher negra, o livro passa uma mensagem muito linda, além de emocionante! Adorei o post!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 

SKOOB

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Copyright © 2015 • Poesia na alma