Header Ads

Resenha – Predestinadas



Predestinadas é último livro da trilogia As crônicas das irmãs bruxas, por Jessica Spotswood, Editora Arqueiro. A continuidade da obra havia me deixado curiosa, considerando a forma brutal como termina o livro II, no entanto, não consegui sentir a mesma animação durante a leitura que senti nos primeiros.

De forma geral, o trio de irmãs precisam esconder do mundo que são bruxas, órfãs de mãe, pouco podem contar com o apoio do pai ausente, que também desconhece a magia que as filhas carregam. O mundo é dominado pelos Irmãos. Homens cruéis, fundamentalistas, machistas e que acreditam que todas as bruxas devem ser punidas. Impossível não recordar a perseguição da igreja cristã contra as bruxas (ou mulheres sábias) da idade média; ou, simplesmente fazer uma relação com o fundamentalismo religioso que assola a sociedade. Ou a história da loucura, muito bem explanada por Michel Foucault.
Uma profecia ronda a história dessas três irmãs, cada uma tem um poder especial, mas somente uma delas possui o dom da magia mental, que será a bruxa mais poderosa de todos os tempos. Cate, Maura e Tess têm poderes que são disputados por muitos, para alguns, é a representação do declínio do poder, mas, para outros, a salvação.


Os Irmãos da Fraternidade e a Irmandade – ordem de bruxas disfarçadas – iniciam uma guerra fria. Ódio, medo, rancor, traições, amores, descobertas, mentiras, violência são elementos marcantes numa guerra que não poderia faltar ao livro.  Cate, Maura e Tess começam a se desentenderem e a cada hora o rumo dessa história fica mais incerto. Maura trai Cate, apagando da memória de Finn, seu romance com Cate, para provar o quanto é poderosa e que está do lado de Inês, a nova líder da Irmandade. O grande desejo de Maura é ser a bruxa da profecia, o grande temor de   Cate é ser a bruxa da profecia. Mas, cabe a Tess carregar esse ônus. O que deixa Maura cega pelo ódio e exige de Cate mais maturidade para poder ajudar a todos que vivenciam os tempos ruins.

O final dessa história é previsível, mas necessário. Infelizmente, Predestinadas não foi uma leitura tão agradável, achei que não havia necessidade do terceiro livro, tinha muita coisa desnecessária, na página 40, já estava entediada, cansada e querendo que acabasse logo. O que começou a causar um enorme incômodo a ponto de refletir sobre séries e o quanto muitas são desnecessárias, pensar em quantas árvores são derrubadas e no impacto ambiental, no entanto, são divagações. Mesmo assim, de forma geral, eu gostei da série e vou usar em sala de aula, indicar aos alunos e alunas. A autora foi feliz na abordagem, é uma obra importante para o público juvenil, mas que alguns adultos podem apreciar e gostar.  

14 comentários:

  1. Lilian, não conheço a trilogia e ainda não me senti interessada, mas gostei bastante da sua resenha. Muito bem escrita.

    ResponderExcluir
  2. Lilian, tenho lido várias séries que é completamente desnecessário os vários livros. O que acaba prejudicando o todo da narrativa.
    Eu li a sinopse desta série e não me chamou muita atenção. E olha que gosto muito de todas as discussões sobre bruxas, desde as que vão para o lado mais sobrenatural, de seres fantásticos. Até a que tem cunho político, trazendo para o contexto social.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. ai, que horror ter que ler assim... detesto quando estendem algo que poderia ser bom, a fim de vender mais - e acaba dando numa bela bosta ;~
    Eu até tive vontade de ler o primeiro da série, mas depois desanimei...

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler essa trilogia, pois adoro histórias sobre bruxas!
    Uma pena esse terceiro livro, ser meio desnecessário, infelizmente os autores e editores as vezes gostam de enrolar, para vender mais...

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  5. oie lilie eu te entendo bem, tem trilogias/series/sagas que realmente fico receosa de ler por causa disso, desse excesso desnecessário de livros e mais livro pra uma história que pode ser finalizada em um ou dois.

    ResponderExcluir
  6. Oie!!!
    A sua sinopse é a primeira que eu vejo que não amou a série toda.
    Como eu amo tudo o que envolve bruxas, acho que vou gostar muito dessa série.
    Pelo menos esta na minha lista de desejados.
    Super beijos!!!
    ;**

    ResponderExcluir
  7. Curto muito séries! Mas não muito cumpridas, pois se não dá uma sensação que a leitura nunca vai acabar e sobre Predestinadas até que me deu vontade de ler. Quando eu tiver a oportunidade, verei se consigo adquirir.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  8. Oi Lilian, eu sempre tive vontade de ler essa série mais por falar sobre bruxas, eu gosto de tudo que envolva bruxas e bruxarias, acho essas histórias incríveis. Apesar desse terceiro livro não ser tudo o que você esperava, ainda quero ler a série e ver o que eu acho.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi! Tudo bem?

    A Editora me enviou esse livro sem eu pedir. Resolvi realizar a leitura, por pura preguiça de ter todo o trabalho de devolvê-lo. Não li os dois livros anteriores, mas li resenhas com spoilers para me situar melhor na trama. Não sei se isso influenciou minha opinião, mas Predestinadas também não me foi uma leitura super agradável. E sim, o final é extremamente previsível.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  10. Oláá
    Parece uma leitura ótima para quem curte esse gênero, não é o meu caso então nunca tive curiosidade nos livros da autora, mas sua resenha está ótima, boa dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Lilian, quando o primeiro dessa trilogia lançou eu fiquei super empolgada para lê-lo, mas agora que todos os livros já foram lançados e eu vi algumas resenhas como a sua perdi a vontade de lê-lo. Parece até ter uma boa historia, mas estou cansada de série/trilogias que poderiam muito bem serem um livro único...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  12. Oie! Desde quando fiquei sabendo do lançamento dessa trilogia sou louca para ler. Afinal, sou muito suspeita quando se trata de falar dos livros da Arqueiro. Quero muito conhecer essa série e a história das três irmãs. Parece ser realmente incrível. Espero poder ter a oportunidade de ler em breve!

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  13. Oii. Tudo bem?
    Parece ser muito bom esse livro e apesar de não ser o tipo de livro que eu goste, mas acredito que leria pois a premissa me agradou.
    Adorei o post.
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu me senti do jeito que você sse sentiu no segundo livro, eu tive uma pequena ressaca literária e não conseguia ter prazer em ler este livro. Me decepcionei porque eu gostei bastante do primeiro! Eu achei algumas coisas muito desnecessárias :3

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr