Header Ads

Resenha - 172 horas na lua


Ao ver vários comentários negativos sobre o livro 172 horas na lua, do autor Johan Harstad, publicado recentemente pela Editora Novo Conceito, fiquei receosa de não gostar da leitura ou me decepcionar com ela, e já tinha me arrependido de ter solicitado para leitura, mas pensei que 288 páginas não me cansariam, caso a história realmente não fosse legal. E dou graças aos céus por muitas vezes dar ouvidos aos meus instintos e não a opiniões que vejo pela internet...

O livro realmente me pegou de jeito.

A trama é sobre três adolescentes que são vencedores de um sorteio mundial que a NASA organizou para levá-los numa expedição à Lua. Eles vão passar 172 horas na base lunar DARLAH 2, que era até então, conhecida apenas por funcionários de altas patentes do governo dos Estados Unidos. Os três adolescentes são uma norueguesa chamada Mia, uma japonesa de nome Midori e Antoine, um francês que vive em Paris com seus pais.

Apesar de parecer uma grande chance de mudar suas vidas, há algo obscuro nessa empreitada, e viajar para um lugar onde ninguém poderá te socorrer caso algo saia errado, não se revela uma boa ideia...

"seguiu-se outro pensamento que ela nem tinha ideia de onde viera, mas abriu caminho à força em meio à sua consciência e deixou-a apavorada: no espaço, ninguém pode te ouvir gritar."


De início, a narrativa se mostra um pouco lenta, mas acredito que o capítulos curtos contribuem para que a leitura não se torne cansativa, caso o leitor esteja esperando 'ação' nos primeiros momentos... Essa ausência de ápices nas primeiras 100 páginas são necessárias para ambientar o cenário e os personagens. Os capítulos se dividem ora em Midori, ora em Mia ou em Antoine. Mas alguns deles se voltam para uma casa de repouso, onde um misterioso velhinho, que acompanha os noticiários cheios da notícia sobre a expedição, se desespera ao saber que a NASA vai enviar mais pessoas à Lua. Ele tem conhecimento do que houve décadas atrás, pois estava envolvido nesse projeto, mas será que alguém vai dar ouvidos ao que ele teria a revelar?

Ao longo da história, os adolescentes percebem sinais de que algo pode dar errado, mas pode ser o nervosismo por um passo tão importante na vida. Assim que chegam na base de treinamento, eles passam por inúmeros testes e aulas aliadas à treinamento intensivo, para que dê tudo certo na missão. Contei pontos positivos pro autor em juntar os fatos e desenrolar a história de maneira coerente, sem simplesmente jogar três jovens na lua como se fosse algo fácil e super comum...

O único fator negativo que tenho a ressaltar no livro é que em um dos capítulos finais, o título deste aponta todo o mistério. Então, aconselho aos leitores que não leiam o índice, a fim de não estragar a surpresa, que - confesso - me deixou sem palavras... A diagramação do livro está incrível, e possui algumas imagens e um mapa da base lunar. 

Em suma, se você gosta de uma leitura repleta de conspirações governamentais, suspense e teorias sobre vida fora da Terra, essa leitura vai te fazer arregalar os olhos... E aos que pensam se tratar de apenas mais uma história de et's, sinto desapontá-los, mas leiam para descobrir.... Que segredos a base lunar DARLAH - 2 esconde? Os jovens e astronautas enviados pra lá correm perigo? Que segredos aquela terra cinza e poeirenta esconde? 

"A primeira coisa que ele percebeu foi o silêncio. Um silêncio morto, avassalador, como se o único som restante no espaço fosse o de sua própria respiração abafada. Isso lhe deu a sensação de ter saído do universo em si."

Leia e descubra. Você não vai se arrepender...


13 comentários:

  1. Olá Maria Valéria, como você diz, sou uma leitora que adora essas teorias de conspiração e amo um bom suspense.
    Achei sua resenha muito interessante e pretendo procurar o livro pra fazer a leitura, gosto dessa mescla de vários narradores e do fato de tudo ficar explicado, odeio livro que deixam fatos relevantes sem explicação.
    Adorei o blog e a resenha.
    Beijo
    www.livricios.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse livro e fiquei com vontade de ler.
    Adoro assistir filmes e séries com esses temas, livro nunca li nenhum com o assunto!
    Gostei de saber desse, vou colocar em minha listinha de leituras!

    Beijinhos :)
    Bru Santos ♥
    www.queseame.com

    ResponderExcluir
  3. Oieee, ADORO livros com teorias, conspiração governamental, fazem a gente refletir sobre os acontecimentos.
    Gostei de saber um pouco mais do livro.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Eu também não costumo ir muito por opiniões (negativas) alheias, não. Poderia ter perdido várias leituras incríveis se desse atenção às reclamações dos outros :p
    Sobre o livro, acho que não quero mais ler resenhas, de ninguém! Minha lista de livros desejados não para de crescer! Haha
    Brincadeiras a parte, achei a história bem interessante, tô realmente querendo ler.
    Beijos!
    http://coisinhasaleatorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Poxa, parece bem interessante, pq será que falam tão mal dele? Valeu pela dica do capítulo, odeio quando tomo spoiler do índice!

    http://thunderwave.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, flor.
    Realmente vi muitos comentários negativos sobre a obra. Gostei de saber que você teve uma opinião diferente. Apesar disso, não me encantei pela premissa… Passar 100 páginas um tanto monótonas para finalmente ver algum acontecimento, para mim, seria um tanto cansativo.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Apesar de não curtir muitos histórias com essa temática de viagem espacial, ou a lua, marte e coisas do tipo, esse livro me deixa muito curiosa pela questão de envolver suspense na história. Gosto muito de livros que envolvem mistérios e suspense, então fico feliz em ler sua opinião e ver que o livro te agradou!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Oiie
    Ouvi falar no livro mas não chamou minha atenção pois não curto esse gênero, mas essa capa está linda e sua resenha ficou ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu li esse livro e para mim não funcionou a tanto que eu esperava. A parte que é ambientada na terra não me despertou muito interesse. Ou melhor, os personagens adolescente não tinham nada de interessante. Já as conspirações, as reuniões do astronautas foram muito gratificantes.E concordo com você sobre o final. Muito, muito interessante. Acho que esse livro não poderia ser focado em adolescentes.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oie é realmente o inicio dele é muito chato, mas o livro me surpreendeu, assim como vc mesmo com alguns pontos negativos a história me prendeu. E confesso que lá pro finzinho eu me deu medinho haha
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu não consigo ter vontade de ler esse livro.
    A capa dele já meio que me espanta e a história não me chama atenção para me instigar a querer ler.
    Mas para quem gosta do gênero deve até ser uma boa.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. Oi Val! Bem eu sou bem chata pra esse tipo de leitura e não sigo muito a risca comentários do povo sobre, sempre pego pra ler afinal cada um tem seu estilo.
    Sempre fui curiosa em relação a obra e tu falando bem dá um crédito a mais, afinal temos praticamente os mesmos gostos.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr