Header Ads

Resenha - Paisagem Brasileira Dor e Amor Pelo Meu País



O livro Paisagem Brasileira Dor e Amor Pelo Meu País, de Lya Luft, Grupo Editorial Record, 110 páginas, foi, para mim, a pior leitura de 2015. Toda via, devo considerar que o ano ainda não terminou. Com um discurso de culmina entre Revista Veja* e Jornal Nacional, senti profunda tristeza em ter dedicado sessenta minutos de meu dia a essa obra.

Ao chegar na página trinta, percebi que a autora tentava dizer algo sobre educação e democracia, e não conseguiu. Com um discurso vazio, raso e oportunista, ela, a autora, elabora uma análise sobre a educação de uma realidade que pouco conhece. Poderia indicar a leitura de algum livro do István Mészáros; mas ela não prolifera suas asneiras por falta de informação, e sim, como manutenção de seus privilégios... então, isso vai além de alguém que acredita naquela história para boi dormir da bandeira nacional, que o amarelo representa o ouro, o verde as matas blá, blá, blá...
Quando o livro aborda o conceito de educação com democracia, aí, a coisa desanda mesmo. Mas, na página setenta quando entra em segurança e da força policial, desisti... Tenho coisa mais interessante para fazer! São conceitos tão bárbaros, tão absurdos, que eu não sei de onde ela tirou essa realidade...
Quando selecionei o livro, foi na tentativa de não acreditar no que leria, pois, com a breve apresentação da sinopse, fiquei com o pé atrás, afinal, a sinopse diz muito sobre uma obra. Agora, tenho em minha casa, folhas detestáveis que não tenho coragem de dar para meu pior inimigo.
Enfim, paguei para ver e me arrependi profundamente, espero que nesses últimos dias do ano, consiga ler algo para fazer uma limpeza destas setenta páginas que ainda consegui perder tempo. As palavras de Lya Luft são tão instigantes quanto as de Alexandre Frota...

*Acabei descobrindo que a autora é ou foi colunista da Revista Veja, explica o nível de asneira. 

12 comentários:

  1. É péssimo quando um livro não é bom :/
    Já li livros da Lya e gostei, me admira um livro dela ter sido assim tão ruim
    Mas desculpe, tu ter comparado uma mulher extremamente inteligente com Alexandre Frota foi feio..
    Um dica, quando você não gostar de um livro tente não escreve tanta coisa incômoda. Sua página tem mais de 36 mil curtidas e acredito que tu poderia ter sido mais feliz com sua critica. Não condiz muito com a sua popularidade isso.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e olhe que não escrevi nem metade do que tinha vontade... ela realmente é muito inteligente para manutenção de privilégios, bem como o Alexandre...

      Excluir
  2. Lilian, é tão frustante leituras assim... com certeza é mais um livro que descarto a leitura.
    Sou cada vez mais apaixonada pelo seu blog, por essa simplicidade, sinceridade.
    Beijos

    http://myself-here1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Sem comentários, Nunca li um livro tão ruin assim... Mas sempre tem uns por ai né...

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu vou passar longe desse livro. É muito ruim quando não conseguimos gostar de um livro, se torna uma leitora frustante e desagradável.
    Enfim, com certeza não vou ler.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Que pena o livro ter sido tão ruim e que chato você ter perdido tempo lendo um livro porcaria quando poderia estar lendo algo muito bom!
    Não conhecia o livro ou a autora, mas vou passar bem longe dele...rsrs.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Oii, que pena que não gostou do livro :( fico bem chateada quando não gosto do livro e fui perceber isso só no final haha, nunca li nada ainda da autora.
    Beijo ❤
    Segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Realmente, colunista da Veja já me desanima muito. Não conheço os textos dela para saber, mas desse livro, passarei longe.

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  8. Só de saber que veio da Veja ja fico com os dois pés atrás.. passando longe dessa bosta..

    ResponderExcluir
  9. Oie
    NOSSA, que pena que o livro não te agradou pois escuto tantos elogios a autora, minha vó mesmo adora haha não sei se leria depois da sua resenha, valeu por alertar ahha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de ter visto esse blog antes de ter comprado e lido este livro. Logo nas primeiras páginas vi que a coisa ia desandar, mas caramba, não esperava que seria tanto. Eu me considero (ou considerava) fã da Lya Luft (adoro O Tigre na Sombra por ex) e estou muito decepcionada. As orelhas do livro não indicam o que ele realmente é. Não é poético, não é nada. É raso e aborda temas difíceis que exigem sim que a Lya Luft tivesse estudado e se dedicado mais para escrever sobre eles. Fiquei chocada com a superficialidade com a a qual ela tratou da política de cotas! Não é nem questão dela pensar diferente de mim, a questão é comprar um livro para ser confrontada com opiniões sem fundamentação e que não chegam em lugar nenhum. Eu estou MUITO triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, num ato desesperado de não perder privilégios, a autora mostra seu mais íntimo fascista e fútil. Foi um desperdício de meu tempo esse livro.

      Excluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr