Header Ads

Resenha - Por aí (Prazeres Poéticos)



No livro Por Aí, de Renan Alvarenga, Editora Chiado, o leitor é contemplado com uma escrita despretensiosa e leve. O livro reúne várias poesias de temáticas livres que não se prende a conceitos inacabados.


"Cada passo custa uma lágrima
A alegria é lenço precioso
As renúncias são pegadas da nobreza de quem se desafiou a seguir em frente
Quero seguir,
Já que não há opção,
Já que estagnação é prisão"

Octavio Paz diz, ‘A poesia é a memória feita imagem e está convertida em voz. A outra voz não é a voz do além túmulo: é a do homem que está dormindo no fundo de cada homem. Tem mil anos e tem nossa idade e ainda não nasceu. É nosso avô, nosso irmão e nosso bisneto.’

“Preciso sair do abrigo seguro que impede de viver o
Desconhecido,
Assimbroso por não ser descoberto
E ser o que é [...]”

Renan Alvarenga volta-se para questões rotineiras e faz delas poesia, a sorte, o Cuidado, o Falso, o Oculto, as Núpcias são algumas das temáticas que o autor descortinará pelos olhos do ‘nunca-visto’. 


O livro é curto e para quem aprecia o gênero é uma boa pedida. Os textos têm aspectos joviais, logo, é um excelente ponto de partida para novos leitores do gênero e atende perfeitamente ao público juvenil. 

Por Lilian Farias

4 comentários:

  1. Ahhh que legal, adoro descobrir livros assim ♥♥♥ Amo poemas, poesias, cronicas, e etc. Não leio muito (e nem sei o porquê disso), mas me agrada bastante ♥♥ Flores no Outono

    ResponderExcluir
  2. Oiii Lilian, tudo bem?
    Tenho uma paixãozinha por livros assim, é pequeno mas pelo fato encanta de uma maneira maravilhosa <3 achei essa capa bem misteriosa.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Olá Lillian!

    Gosto de poemas, poesias e isso é desde novo, mas ultimamente estou meio afastado dessa leitura, sabe informar se o autor é brasileiro ou português? Achei legal também o fato de atender ao público juvenil! www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá! tudo bem?!

    achei muito legal a premissa do livro! adoro poesias e fiquei interessado nele!

    Até mais :)
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr