Header Ads

Resenha - Pompéia, de Mary Beard



As ruínas da  cidade de Pompeia me remetem ao show realizado por Pink Floyd, tocando em meio ao silêncio de uma plateia ausente direto para os ouvintes do restante do planeta... Além da banda, milhares de visitantes viajam todos os anos para conhecer as ruínas de uma cidade devastada pelas chamas e lava do vulcão Vesúvio, que aproximadamente em 79 d.C sucumbiu em meio ao fogo e às cinzas levando à fuga e à morte quem se encontrava nela...

A Editora Record lançou ano passado o livro Pompeia - A Vida de Uma Cidade Romana, escrito pela autora classicista Mary Beard, britânica que após visitas e pesquisas sobre a cidade antiga, escreveu a obra esmiuçando várias facetas e particularidades da cidade romana desde sua estrutura social ao desastre que lhe consumiu...

O livro divide-se em capítulos que abordam dede a vida nas ruas, a casa e o lar dos cidadãos pompeianos, a arte romana, línguas, costumes e religiosidade, além das diversões e jogos que animavam a população daquela época. Traz também uma galeria de figuras que ajudam a 'contar' a história de Pompéia da melhor maneira cabível quando se trata de contar a história de uma cidade através de escavações realizadas em seu sítio. Apesar de ser um livro de caráter acadêmico, sua escrita não é difícil para os leigos e curiosos no assunto. Não se trata de um livro apenas para historiadores mas - obviamente - se você não tem interesse em conhecer a história de Pompeia através de um olhar histórico, talvez a leitura não seja adequada...

Rico em informações, Pompéia aprofunda-se em temas cotidianos e desmistifica alguns fatos defendidos até então sobre a sua população, trazendo ainda alguns questionamentos sobre a funcionalidade da sua arquitetura, economia e política... Ao ler Pompeia, é como se o leitor estivesse sendo guiado por um passeio pelas ruas de pedras e calçadas altas, enfeitiçado pela história escondida ali e que se revela através dos fragmentos sobreviventes aos séculos... É imaginar como seria a vida de um pompeiano, do que se alimentava, quais os seus prazeres, deveres, rotinas...

Pompeia - a vida de uma cidade romana é uma viagem ao século I d. C. Um mergulho na Antiguidade que permite reconstruir e resgatar um pedaço da História da Humanidade. E quem sabe sentir estranha empatia pelas pessoas que ali deixaram suas essências e cinzas, através dos séculos...

"Pompeia era o lugar de uma tragédia humana, uma cidade dos mortos. Os túmulos que viam no início da visita (ainda que fossem de gente que, provavelmente, morrera na segurança de suas camas) eram uma mensagem que suscitava meditações sobre a fugacidade da existência e a inevitabilidade da morte para todos, ricos ou pobres. Do pó ao pó e - apropriadamente no caso de Pompeia - da cinza às cinzas."


29 comentários:

  1. Oi, Maria Valéria!
    Apesar de gostar bastante de História, não sei se leria o livro... Pelo menos não por agora. De qualquer forma, parece ser um livro riquíssimo de informações, um prato cheio para os que se interessam pela vida da cidade e de seus habitantes antes que ela se tornasse apenas ruínas.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. oie!
    Já gostei da sua resenha logo no início... Pompeia e Pink Floyd hehhehe
    Eu não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou bem curiosa.
    Na escola eu já gosta de ouvir os professores falando sobre isso, e tendo um livro com pesquisa que parece tão bem feita e responsável, deixa ainda mais interessante.
    Vou colocar na minha lista.
    ótima dica.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Não costumo ler esse tipo de livro, mas, como gosto muito de história, acho que a leitura deve ser interessante.
    Especialmente, deve ser muito legal saber mais sobre como era o funcionamento daquela sociedade, seus costumes e tradições.
    Adorei a resenha e vou anotar a dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, com vai?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas gostei. Gosto dessa temática mais histórica sabe.
    Gostei de saber sobre esse livro, quero muito ler mais coisas assim. Tem uma coleção sobre o Egito que eu amo que quero reler também, já ouviu falar?
    Beijo
    https://qadulta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, esse também deve ser um bom livro para escritores que pretendem escrever sobre o local. Eu vou anotar esse nome porque tenho quase certeza que em algum momento da minha vida posso precisar dele ou então, apenas para matar minha curiosidade sobre Pompeia.
    Beijos e valeu pela sugestão.

    ResponderExcluir
  6. A história de Pompeia ecoará através dos séculos, como já vem ecoando. É muito triste imaginar seus habitantes simplesmente sucumbindo à morte sem sequer esperá-la, sem chance de tentar se proteger. Eu não sabia sobre esse livro, mas já quero viver essa experiência de mergulhar um pouco na cultura de um povo extinto.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, impossível não se angustiar imaginando o momento da erupção e tudo sendo consumido pela lava e fogo... pensei muito sobre isso durante a leitura...

      Excluir
  7. Muuuuito legal. Minha professora de arte deixou uma aula para falar sobre pompeia, principalmente da arte, claro. Mas ela nos contou várias histórias interessantes, eu curti. Então esse livro deve ser muito bom o/

    ResponderExcluir
  8. Nossa parece ser uma leitura muito impactante e um pouco mórbido. Fico imaginando os sentimentos das vítimas depois do acontecido, suas esperanças, decisões e escolhas. Não me imagino ter que reconstruir toda minha vida. Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  9. Adoro ler sobre fatos históricos. Quando pequena sonhava em ser Arqueóloga (uma profissão um tanato diferente para uma criança de 6 anos querer, hahaha) Infelizmente não consegui realizar esta utopia infantil, mas livros como este ainda despertam grande interesse em mim.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  10. A história de Pompéia sempre me atraiu, então já imagine o que senti quando li o nome do livro né? Dica anotadíssima, e agradeço por ela.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Ola, tudo bem?
    Gente como eu não sabia desse livro?
    Ameiiii a premissa.
    Sua resenha me deixou muito curiosa.
    Adoro livros ricos em informação e conteudo. Dica super anotada. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adorei a premissa do livro! Conheço a história de Pompeia e acho interessante livros que abordem essa temática!
    Beijos e obrigada pela dica <3

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Esse não é bem meu estilo literário, por mais empolgante que a história possa ser para alguns, para mim não me atraiu. Mas, acredito que para quem gosta de história gostará desse livro.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie tudo bem?
    Adorei a resenha, mas esse tipo de livro não é muito a minha "praia", gosto bem mais de chick-lits e distopias...
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto muito de livros com esse conteúdo e já fiquei interessada em realizar a leitura desse. Eu ainda não conhecia e agradeço pela dica.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Maria ^^
    Quando soube da existência dessa obra fiquei bastante curioso para ler tudo que a autora Mary conseguiu reunir dessa cidade que é envolta em tanto mistério que só de tentar imaginar como as pessoas se sentiram no dia da erupção do vulcão já dá um frio na espinha!
    A capa da obra é linda demais. Até eu que não tenho interesse em livros históricos não-ficcionais fiquei interessado.
    Parabéns pela resenha e obrigado por estar compartilhar a existência de Pompeia nessa blogsfera literária. ^^
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Tenho uma pequena obsessão por Pompeia desde que eu era criança... Lembro de ter visto uma foto das ruínas da cidade num livro de história de um dos meus irmãos e ter ficado completamente fascinada com aquilo. Quer dizer, a forma como as coisas aconteceram... Que coisa horrorosa! E, ainda assim, a história se preservou... Muito interessante. Não sabia desse lançamento, mas fiquei com uma baita vontade de ler esse livro. Vou procurá-lo!

    ;*

    ResponderExcluir
  18. Não é muito o que eu leria, mas não posso negar que o livro me parece bem interessante.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá minha amiga Maria Valéria, tudo bem?

    Tem tempos que quero ler Pompeia, deve ser um livro muito bom, eu amo história então estaria em casa lendo essa obra. Adorei a sua resenha, está de parabéns. Algum tempo atrás eu assisti um filme com o ator de John Snow, era sobre Pompéia, apesar dos efeitos razoáveis, o filme foi legal. Lembro também de assistir documentário sobre a cidade.
    Bjuss

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? Ah a história de Pompéia e seus mitos e verdades. Adoro desvendar e ler sobre esse lugar e tudo que pode ou não ter conhecido. Não conhecia essa edição e por isso fiquei mega interessada. Amei a dica <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro. Adoro História, mas não me interesso tanto por esse período. Conheço pouco a fundo sobre os mitos e verdades, só o básico mesmo. Poderia dizer que, por causa disso, fiquei com vontade de ler o livro, mas não fiquei. Acho que não é a vibe do meu momento.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Olá! Esse livro está na lista das minhas próximas leituras. Tenho certeza que vou gostar porque fala de história e conta sobre um lugar que deixou uma grande marca. Já vi filme e documentário. Uma vez viajei à Itália e cheguei bem próximo. Muito boa sua resenha, parabéns, bjooooo

    ResponderExcluir
  23. Olá
    esse não é o tipo de livro que tenho costume de ler e acho que ainda nem conhecia mas parece ser muito interessante a leitura, diferente e inteligente, então parabéns pelo post e pela indicação

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Sou apaixonada por história, então esse livro me chamou muito a atenção, principalmente por se tratar de diversos assuntos condizentes às ruínas dessa civilização, que sempre me encantou. Dica muito valiosa e espero ter a oportunidade de ler muito me breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Apesar de conhecer a história por alto, nunca me aprofundei em saber mais, e o livro parece muito bom pra isso, pra pessoa compreender melhor como ocorreu, gostei :3

    ResponderExcluir
  26. Apesar da temática interessante, não é exatamente o tipo de leitura a qual tenho apego. Mas eu, definitivamente, assistiria um documentário sobre, pois a cidade e as referências envolvidas me atiçaram a curiosidade.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  27. Maria, essa dica veio na hora certa!! tenho uma amiga que estuda história e ama livros assim! o aniversário dela tá chegando e eu não fazia ideia de que livro dar. Esse além de ter uma história legal tem uma capa linda! certeza que ela vai amar! aproveito e leio antes de dar de presente kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Gosto muito de livros históricos, História Antiga, povos e civilizações da Antiguidade, . Me enche de emoção e me leva a devanear como se pudesse viver àquela época. Roma antiga, Grécia antiga, Mesopotâmia, ‎Persas, ‎Egito Antigo, ‎Hebreus, Incas... É incrível o quão grandiosas são essas histórias.
    Gostaria de ler esse livro, sei que vou gostar.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr