Header Ads

Livro - Mulheres e Violências: Interseccionalidades




Sinopse: Esta coletânea reúne trinta e cinco textos dedicados ao estudo, pesquisa, avaliação, combate e prevenção da violência contra as mulheres no Brasil. Trata-se de conteúdos que foram apresentados por pesquisador@s e professor@s/doutor@s, e discutidos em sessões de conferências e mesas-redondas do III Colóquio de Estudos Feministas e de Gênero (Mulheres e Violências: Interseccionalidades), realizado na Universidade de Brasília (Finatec), no período de 09 a 11 de novembro de 2016.


Historicamente, o Colóquio de Estudos Feministas e de Gênero tem natureza interdisciplinar e interinstitucional desde sua origem. Sua meta é ampliar as articulações e diálogos entre estudios@s e pesquisador@s que compartilham objetivos e compromissos políticos comuns no campo dos estudos feministas e de gênero. No primeiro Colóquio, com o tema Diálogos Interdisciplinares, realizado nos dias 5 e 6 de junho de 2009 em parceria com o Iesb (Instituto de Ensino Superior de Brasília) e a UCB (Universidade Católica de Brasília), tivemos uma boa receptividade, que contou com aproximadamente 200 participantes de universidades locais e também do Centro-Oeste. O livro impresso1 que publicamos, um dos resultados do evento, teve sua edição esgotada muito rapidamente, o que nos estimulou a manter as publicações para os eventos seguintes. Em 2014, realizamos o II Colóquio, com o tema ArticulAÇÕES e Perspectivas, no Memorial Darcy Ribeiro, no campus da Universidade de Brasília, no período de 28 a 30 de maio. Esse evento recebeu um público de 321 pessoas provenientes de várias regiões do Brasil. O livro digital2 resultante desse segundo evento contou com o apoio da Capes e da Editora Mulheres (Florianópolis); circula gratuitamente não apenas no Brasil, mas na América Latina e em vários países de língua portuguesa e espanhola3. A nossa expectativa é de que o mesmo ocorra com esta coletânea.


Saiba mais aqui  - coloquiofeminista

12 comentários:

  1. Oii
    Achei o temo tratado bem útil nos dias de hoje, adorei a sua dica sobre essa coletânea de textos.
    Abraços;**
    http://FebredeLivro

    ResponderExcluir
  2. Olá. Adorei a postagem! É e sempre será muito importante estimular a leitura de obras que têm como o tema o feminismo, para entendermos como as coisas estão complicadas e o quanto ainda precisam mudar.

    ResponderExcluir
  3. Oioi!

    Que bacana você disponibilizar o livro para download!
    Eu já baixei aqui pra mim e vou ler. Esse é um assunto sobre o qual a gente sempre deve se informar.
    Obrigada mesmo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, nunca tinha ouvido falar desse livro... e me chamou muta atenção mas cada um tem seu gosto né? AAh e j eu ja participei de coletanias tbm!

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Um tema tão antigo e tão atual, tema este que deveria ser de conhecimento comum. Darei uma lida quando tiver oportunidade, pois gosto de obter conhecimento sobre o assunto.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogpsot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Tem interessante, livro interessante, mas prefiro comprar a baixar. Beijos!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se está disponível para venda, visto que foi a própria organização do evento que disponibilizou. Mas, eu adoraria ter o físico

      Excluir
  7. Olá! parabéns pelo post! Feliz em saber que mais artigos e livros publicados sobre esse tema estão chegando em nossas mãos! Obrigada por disponibilizar! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Lilian,

    Livro bem interessante e muito importante, é sempre bom divulgar livros que abordam esse assunto. Parabéns!!

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Lilian, adorei a dica! Esse tema é muito importante, e quanto mais nós nos informar melhor! Vou até falar para uma amiga que se interessa pelo assunto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Muito legal! Esse tema precisa ser o mais divulgado e debatido quanto for possível.
    Bacana você ter colocado o link para download :D já fiz o meu! Quando fazer a leitura volto pra te contar

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Desconhecia sobre a obra e achei a premissa bem interessante principalmente pelo fato de tratar sobre o tema. Obras assim precisam cada vez mais serem divulgadas e disseminadas pelo meio literário.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr