Header Ads

Resenha - Entrevista com o Vampiro - A história de Cláudia



Anne Rice é uma das autoras mais famosas da literatura norte-americana devido ao sucesso da série As crônicas vampirescas, lançada a partir da década de 1970 e que eleva Entrevista com o vampiro ao topo da cultura pop, status ainda mais elevado quando o livro ganhou uma adaptação para o cinema estrelada por grandes nomes como Tom Cruise, Brad Pitt, Antonio Banderas e Christian Slater. Kirsten Dunst estreou como atriz e ganhou grande visibilidade ao dar 'vida' a personagem Claudia, garotinha transformada em vampira por Lestat e Louis, e condenada a passar a eternidade num corpo de criança...

A história é contada pelo ponto de vista do vampiro Louis de Pointe du Lac. Mas existe uma versão contada sob a perspectiva de Claudia, intitulada Entrevista com o vampiro - A história de Claudia. E o mais interessante dessa versão é que ela é em quadrinhos, ilustrada e adaptada por Ashley Marie Witter e publicada aqui no Brasil pela Editora Rocco.

Claro que alguns pontos da trama original não foram inseridos no contexto da HQ pelo fato da personagem Claudia não ter surgido desde o princípio da história. Mas a narrativa em nada é prejudicada devido a esse fator... A existência de Claudia soa a abominação, mesmo entre as criaturas da noite. É uma menina de cinco ou seis anos, que vive ao longo de décadas presa a este corpo infantil, enquanto sua mente se desenvolve à idade adulta, indo além pela sua nova condição [imortal]...


As ilustrações são um banquete a parte, tornando a obra ainda mais requintada. Possui um enredo fluído e até quem não leu o original ou viu o filme vai compreender a história. Em suma, é um título digno de se ter na estante, principalmente para aqueles apaixonados por histórias de vampiros, contadas com a classe que Anne Rice soube dar a seus personagens...



28 comentários:

  1. Olá!
    Uauu adoro esse tema sobrenatural, vampiros. Lembro que tive contato com a obra original há bastante tempo.
    Agora com esse HQ os fãs certamente irão a loucura principalmente pelo fato dele não ser uma cópia fiel, eu certamente vou procurar pra conferir como ficou.
    Excelente dica!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  2. eu adoro vampiros e ouvi falar sobre a entrevista c o vampiro, ms nao sabia que tinha essa versao com a menina.. e parece ser bem interessante. contudo, acho que se eu pegasse p ler eu iria ler o orignal primeiro kk

    ResponderExcluir
  3. Olá Val, tudo bem?

    Adoro temas sobrenaturais, mas você acredita que nunca li os livros da Anne Rice? É uma vergonha da minha parte. Eu tenho o filme em Dvd, comprei uns 12..14 anos atrás e é espetacular. Gostei da sua resenha, curta e objetiva. Essa HQ já entra na minha lista de desejos, dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiii Maria tudo bem?
    Eu gosto bastante desse tipo de livro de livro, eu nunca tive oportunidade de ler nenhum livro da Anne Rice e quem sabe seja uma boa eu começa a ler e assim me aprofundar nesse gênero que tanto gosto, achei essa capa fascinante.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Achei a obra muito interessante, mas como não tinha lido nada da autora, achei que ia ficar perdida, mas que bom que da para ler e entender!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre quis ler Anne Rice e me sinto muito mal por nunca ter colocado um livro dela na estante. Todo mundo fala bem da autora e dos seus personagens e ainda assim, eu não consigo encontrar aquela vontade de ler.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Adoro essa história! Não tive a chance de ler essa edição, mas li a edição comum e adoro essa história. Na verdade eu gosto muito da escrita de Anne Rice e os outros livros das crônicas vampirescas também são muito bons. O filme também é um dos meus preferidos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Nossa daí um livro que eu sempre quis ler, mas que vou adiando, mas confesso que não sabia da existência do HQ, e fiquei muito interessada, não tenho muita experiencia com esse tipo de leitura, li o primeiro esse ano e adorei, acho que uma boa pedida será esse.
    Obrigada pela sugestão eu fiquei encantada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiii
    Nunca li nada da Anne Rice, mas com certeza quando e tiver a oportunidade quero começar pelas cronicas vampirescas. Não sabia que existia HQ com a temática! Adorei!
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Nunca li Anne Rice e por um tempo fiquei meio saturada de vampiros, mas agora pode ser que dê uma olhada nesses livros.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler esse livro, admiro muito as obras da Anne Rice (mesmo tendo começado pela trilogia da bela... caso não tenha lido, por favor, evite kkk). Não sabia que havia um HQ (só conhecia o livro mesmo), apesar de não curtir muito, acho que eu leria essa versão.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Acredita que eu nunca li nada da Anne Rice e nem assisti "Entrevista com um vampiro", apesar de saber da importância dos livros dela para a literatura e do filme também? Confesso que um dos motivos para isso é o fato de que sou um pouco medrosa, então, me falta coragem para ler os livros/assistir o filme.
    Não sabia da existência da HQ e achei bem interessante, principalmente para os fãs do livro/filme.
    Ainda não sei se leria, porque não é muito meu estilo mesmo, mas adorei a resenha e poder conferir sua opinião sobre a obra.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Foi lendo as crônicas vampirescas que comecei a gostar de leitura com vampiros.
    Fiquei muito interessada em ler o livro Entrevista com o vampiro - A história de Claudia.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Bacana isso dos quadrinhos.
    É uma vergonha eu ser leitora ha tanto tempo e amar histórias sobre vampiros nunca ter lido nada de Anne Rice Mas vou confessar uma coisa eu também nunca me senti atraída por ela , não parei para pensar ainda porque rs
    Eu assisti Entrevista com Vampiro. E eu gostei.
    Vou conferir essa versão.
    Obrigada pela dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Amo a temática de vampiros e seres sobrenaturais mas, vergonhosamente, não li ainda nada da Anne Rice e nem tenho uma desculpa boa pra isso haha. Gostei muito dessa versão em quadrinhos, principalmente por ser um novo ponto de vista e me animei muito em finalmente ler algo da autora por conta do formato da obra que me é extremamente atrativo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Sou mega fã da Anne Rice. Estou fazendo o Anne Rice Project no meu blog e, é claro, que a História de Claudia entrará no projeto. Já estou ansiosa por essa leitura.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  17. Oi Maria, não conhecia esta versão sobre o ponto de vista da Claudia, ainda mais em quadrinhos. Já estou anotando a dica.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  18. Oi Maria Valéria.

    Eu ainda não tenho esse edição de Entrevista com Vampiro por que eu tenho a versão original, aquela que está nas Crônicas Vampirescas. Mas tenho muita vontade de conhecer a versão de Cláudia, pois já falaram que as ilustrações são maravilhosas. A sua resenha aumentou o interesse de ter a edição, mas não sei quando terei ela. A dica está anotada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Eu ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro. Não é meu tipo preferido, então vou passar a dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite,
    Sua resenha é bem interessante, fiquei curiosa pela leitura.

    ResponderExcluir
  21. Oie amore,

    Quando era adolescente li um livro de Anne Rice e gostei até na época... mas sendo sincera depois de Crepúsculo criei um certo bloqueio por livros de vampiros...
    Massss... ao ler sua resenha confesso que fiquei bem interessada nessa belezuram vou anotar a dica por aqui!

    Beijoka!

    ResponderExcluir
  22. Oi Mari,
    Entrevista com o Vampiro é realmente uma referência da cultura pop. Amo muito o livro e o filme. Tom Cruise e Brad Pitt estão surpreendentes. Quero muito ler a versão em quadrinhos da história sob o ponto da Claudia.
    Beijos,
    André || Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  23. Olá! Eu nunca li nada da Anne Rice, mas já acompanhei diversos comentários positivos sobre a escrita dela e, depois da sua resenha, fiquei super curiosa para conhecer o enredo desses livros. Seria algo bem diferente do que estou acostumada a ler, principalmente porque não tenho costume de ler histórias sobre vampiros, mas quero descobrir como vai ser a vida da personagem vivendo em corpo de criança eternamente. Deve ser uma agonia. D: Depois de pesquisar mais sobre Entrevista com o Vampiro, também quero bastante conhecer o filme, hih.

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart

    ResponderExcluir
  24. Apesar de ser apaixonada por esse tema sobrenatural vampiresco ainda não parei para ler esse livro, mas com certeza é um desejado na minha listinha, espero poder ler em breve!

    Bjs

    http://www.leituraentreamigas.com.br/2017/05/novidades-literarias-de-maio-galera.html#.WTAi5usrLIU

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Gente que livro mais bacana. Amo o mundo dos vampiros e fiquei curiosa para saber como deve ser passar a eternidade no corpo de uma criança, mas com a mente e um adulto, deve ser terrível.
    Amei a sua resenha e já anotei a sua dica.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  26. Eu sempre quis ver a história prlo ponto de vista da Claudia! Sempre me pareceu que ela fazia a história valer a pena hahaha vou conferir sim.

    ResponderExcluir
  27. Oi, Maria!
    Sempre tive curiosidade para ler esse livro, mas com todo essa explosão de livros sobre vampiros acabei deixando a leitura de lado por já ter lido muito sobre o assunto. Fiquei bem interessada nessa HQ, fiquei com vontade de conhecer a história nesse estilo. Talvez eu leia mais para frente.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr