Header Ads

Resenha – Meu Pai é o Bicho




Algumas pessoas, tiveram alguém que foi seu herói na infância. Alguns de nós, sonhávamos em ter a força e sabedoria deste herói, quando crescêssemos, seriamos iguais a eles, sempre nos orgulhávamos. Não importava se em algum momento, parecia que não tinha como resolver o assunto. O herói ia lá e resolvia. Finalizava a questão.

Sinopse: Meu Pai é o Bicho diferencia-se pela linguagem e pelo tema. Um pai que se transforma em vários animais: pinguim, gato, urso, zebra, canguru, leão, tigre... de acordo com a criatividade do filho.
 No imaginário das crianças, os pais são a referência de força e segurança e, dessa forma, não são raras as comparações com super-heróis. O texto de Silvio Costta e as ilustrações de Ostan abordam a relação pai e filho de uma perceptiva natural e, porque não, selvagem!
 As onomatopeias dão vida aos bichos e trazem musicalidade à história. Um livro para ser lido em família, no sofá de casa, na cama antes de dormir... Vai ser muito divertido ver quantos bichos um pai pode virar!”

Quando li Meu Pai é o Bicho, de Silvio Costta, Editora Hyria, lembrei da infância, na inocência e da fé, no meu herói. Lembrei que em muitas coisas sou parecida, diria até que em muitas coisas sou idêntica.

“O meu pai é forte, me pega pelos braços e me joga lá pra cima, no céu.”

O que mais me chamou a atenção é que o livro parece muito mais um ensinamento para o adulto que o lê, do que para a criança. Ensina que a melhor forma de ensinar é com o exemplo. A cada comportamento diário o herói/pai, executa o comportamento para ensinar e mostrar como se faz.

“Depois do jantar é hora de escovar os tentes. Eu tenho me controlar pra não dar risada porque essa hora é muito engraçada.”


Quando ensinamos ou mandamos as crianças fazerem algumas coisas, como escovar os dentes, tomar banho, pentear os cabelos, etc., peso desta tarefa tem relação com a forma que fazemos juntos ou como nos comportamos na frente das crianças. E mais, é preciso ensinar a aprender e isso se torna mais fácil com o exemplo. 

P.S.: Quer comprar com desconto? Já experimentou o "cupom de desconto"? É muito simples, no  Cupom Válido, basta escolher a loja que deseja e clicar para pegar seu cupom de desconto

43 comentários:

  1. Livros infantis, mas de adultos kkkk amo esses livros! Achei a coisa mais fofa esse livro, não conhecia, mas despertou um interesse e talvez dê uma chance para ele <3

    ResponderExcluir
  2. Oiii tudo bem?
    Eu estou louca para ler esse livrinho da Hyria, estava acompanhando desde que houve o lançamento, gostei do assunto e creio que todos nós temos alguém nos espelhar, achei essa capa fofa demais.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Presente ideal para o dia dos pais.
    Ótima resenha, parabéns...

    ResponderExcluir
  4. hey, nao conhecia o livro, e dps da sua resenha ainda nao tenho interesse nele.. contudo, fico feliz que para vc a leitura tenha sido gratificante...
    perolasdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. É engraçado como estes livros tem mesmo mais ensinamentos aos adultos do que s crianças em si. Talvez porquê normalmente quando crescemos esquecemos preceitos tão básicos e simples.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Que livro gracinha! Gosto de livros infantis que não tratam as crianças como seres de outros planetas, e sim ser humanos mirim que estão se desenvolvendo, e parece ser bem o que esse livro propõe. Adorei a resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ah parece um livro bem gostosinho de ler, e já lembrei dos meus aluninhos do fund I e do quanto eles adorariam ouvir essa história!

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro mas gostei muito da história. Tenho a certeza que os meus filhos iriam gostar que eu lesse para eles. :)
    Obrigada pela dica!
    https://livrosepapel.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  9. Oi Lilian, que livro lindo, adoro esse tipo de livro que serve mais pro adulto que lê do que para a criança; Muito boa a sua dica. Aliás, to adorando suas resenhas de livros infantis, é muito legal ter essas dicas tambem, afinal, tem muitas leitoras que tb sao mamaes ne? bjs
    Jordana S Carneiro

    ResponderExcluir
  10. Que lindo!!! Eu não conhecia o livro mas já me encantei com a premissa. Achei uma super dica de leitura para os pequenos lerem com os papais.

    ResponderExcluir
  11. O livro apesar de ensinamentos de crianças, ele mostra como os adultos podem melhorar com as crianças, o modo como falamos com elas, como nos comportamos é muito influente.
    Livro inteligente ♥

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  12. Oi Lilian.

    O livro que você resenhou é bacana e parece muito bom para ler. Ler livros infantis sempre é bom principalmente quando temos crianças em casa, pois nós adultos temos que dá exemplos para os pequeninos. Eu não tenho mais criança pequena em casa, mas deu vontade de lê-lo. Dica anotada e parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu adoro livros infantis porque geralmente são carregados de lições para nós, adultos.
    Me encantei pela obra. A premissa é bastante interessante e me fez lembrar do meu herói e da minha infância.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oiiie!

    Que bacanaa!! Adoro quando os livros infantis são repleto de mensagens aos adultos. Nos mostra que mesmo depois que crescemos, não existe essa de faixa etaria!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o livro, mas parece-me uma ótima leitura. Acho que vou adquiri-lo para ler com minha filha. s2

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho lido muitos livros infantis ultimamente, tenho que falar o quanto tenho me divertido e tido lições valiosas. Vou anotar a dica do livro, pois adorei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Achei esse livro um encanto! Fiquei com vontade de adquirir para colocar na minha biblioteca para quando eu tiver um filho, eu ler para ele ♥ hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá!! :)

    Confesso que nao conhecia este livro, mas mesmo sendo para crianças parece ter uma boa mensagem, sim! :) Concordo com essa reflexao final!

    E muio importante que os adutlos sejam mais do que "quem da as ordens", sendo tambem exemplos para os mais novos! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  19. Puxa, acho que quando eu ler esse livro irei me emocionar, apesar de ser infantil. Pelo que você mesma disse, parece ter sido escrito para um adulto, pois nos identificamos, refletimos e conscientizamos. Sinto falta do meu pai que já está junto de Deus, e lembrar o quanto ele foi herói em toda minha existência, e no que me transformei por conta de seus ensinamentos me faz sentir falta em dobro.
    Gostei da dica
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  20. oi tudo bem
    parece ser um livro muito bonitinho e muito legal quando livros tras esta finalidade de ler com os pais mais sabemos que no mundo de hoje os pais nao tem muito tempo para isso neh rsrs

    ResponderExcluir
  21. Eu não conhecia a editoria Hyria até agora, mas estou gostando muito de ver os títulos que ela está trazendo. Eu não sou uma grande leitora de infantis, mas é um gênero que eu gosto bastante.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oiee, que legal a ideia do livro, ainda não conhecia mas fiquei bem curiosa para ler, apesar de não ter uma relação muito boa com meu pai, indicaria a leitura para minhas sobrinhas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá!!1
    Me parece um livro simples mas com grande ensinamentos, o que é ótimo, pois nos agrega cada vez mais!!!
    Adorei a resenha.
    Bjs

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Adoro esses livros com cara de infantis, mas que servem de reflexão para os adultos. Mesmo este sendo meu primeiro contato com o livro, já sinto que conheci o suficiente para querer muito lê-lo.

    ResponderExcluir
  25. Oiii
    Amo literatura infantil devido as belíssimas ilustrações, é claro, mas principalmente pelas lições e cutucões que elas nos dão ;)
    Ás vezes precisamos de uns puxões de orelha pra lembrar qual é a nossa essência e o que realmente importa na nossa vida.
    Adorei a dica flor...bjinhos

    http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá, poxa, fiquei aqui lembrando do meu querido pai e do ensinamentos e lições que ele deixou. Com certeza esse livro atende ao pai, ao futuro pai e ao filho também. Adorei essa dica. Bjs

    ResponderExcluir
  27. Olá,

    Esse livro, mesmo sem tê-lo lido, me trouxe uma sensação de nostalgia. Realmente, as crianças se espelham muito nos pais, é algo maravilhoso, mas que ao mesmo tempo tem que se ter um certo cuidado. Fiquei interessada na premissa e gostaria de fazer a leitura.

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem?
    Acho os livros infantis tão encantadores e doces, mas para mim é uma leitura que não me prende mais. Gosto de folear, mas não costumo pegar os livrinhos para ler. Mesmo assim peguei a dica para indicar aos sobrinhos e primos, o que é bom para incentivar a leitura desde cedo.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  29. Não conhecia o livro e achei bastante interessante o fato de ser mais refletivo para os adultos, pois com o tempo acabamos de perder aquela essência e inocência que tínhamos quando eramos menores.

    Adorei a dica e os quotes que citou na sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?
    Sempre acreditei que a melhor forma de ensinar é pelo exemplo, e levo isso para vários aspectos da vida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Oie
    amo ler livros infantis pois sempre passam mensagens não só para as crianças como para adultos que tem que apender muito com as crianças. Adorei a dica, mais que anotada

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. OOi!
    Se não me engano, é a segunda resenha que leio desse livro. Parece uma obra sensacional, independente da idade do leitor, principalmente por conta desses ensinamentos que ele passa. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  33. Ahh, deve ser uma leitura muito gostosa! Se diverte o adulto, deve deixar as crianças em êxtase. Já anotei pra dar de presente pra garotada.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  34. Gente, esse livro parece ser muito perfeitinho!
    Fiquei louca de curiosidade para ler. Realmente, tudo o que o pai faz serve de exemplo para a criança, seja algo bom ou ruim, porque ele, junto com a mãe, é um espelho. Achei legal a forma como ele funciona como um guia para os leitores. Adorei a indicação.

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart

    ResponderExcluir
  35. Olá Lilian.
    O que me chamou atenção nesse livro foi ele dar destaque para a questão da imitação e do exemplo. É assim que ensinamos as crianças e elas aprendem com maior facilidade. Acho que é um livro que vou gostar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  36. Olá, tudo bem? Gostaria de conhecer a história da história do livro? Bom, nascido de minhas mãos em frente a uma escola, imaginando o pai que muitas crianças deveriam ter, criei Meu pai é o bicho. Este livro tinha o destino da Editora Paulinas e ficou por lá algum tempo até ser dispensado. Teimoso como sempre fui, surgiu a Hyria em minha vida e não pensei duas vezes pra chamar meu amigo Ostan para as ilustrações. Fizemos tudo com muita liberdade e carinho; o resultado é este. Foi escolhido para compor bibliotecas da Prefeitura de SP, mas por falta de verba foi retirado. Ainda acredito nos caminhos dele. Obrigado a todos pelos comentários; se puderem espalhem por ai. Um beijo meninas!

    ResponderExcluir
  37. Oie amore,
    Estou com uma nova coluna em meu blog que falo de livros infantis.. e esse com certeza quero que esteja por lá em breve...
    Adorei a resenha e parece se tratar de um livro muito do bom.
    Ahhh e adoro a Cupom Válido!!!

    Beijoka!

    ResponderExcluir
  38. Olá! Que premissa e resenha lindas! Verdade, não é só mostrar, é dar exemplos. É lindo quando somos os heróis de nossos filhos. Esse livro passa uma mensagem linda! Fiquei encantada! Beijos!

    ResponderExcluir
  39. Oie,
    Achei muito fofo esse livro!
    Deu vontade de comprar pra minha prima ler junto com o filho dela.
    É totalmente verdade que os pais educam pelo exemplo, inclusive o da leitura.
    Beijos,
    André || Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  40. Adorei, livros assim são leves, mas sempre nos trazem uma sensação gostosa de nostalgia. É uma forma de olharmos as coisas com outros olhos, agora adultos.

    ResponderExcluir
  41. Olá! tudo bom?
    Nossa eu adorei, acho que ficaria muito feliz com a leitura desse livro, pois sua resenha me agradou de mais, gosto de narrativas que embora tenham um tom leve nos ensina algo, um infantil que não é infantil e sim adulto, um exemplo de livro assim que curti muito é O pequeno príncipe.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  42. Olá!
    A história parece ter ensinamentos muito bacanas, nós somos exemplos para as crianças. Não adianta ensinarmos uma coisa para eles se não fazemos o mesmo. Eu tenho experiência com isso pois meu filho já me questionou várias vezes porque ele tinha que fazer uma coisa se eu não fazia. Se tiver oportunidade vou ler o livro.
    Gostei da sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  43. Oie
    muito legal a leitura parece ser, esse tipo de livro é sempre bem vindo para todos os gêneros pois sempre acabamos tirando lindas mensagens

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr